“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

sábado, 31 de julho de 2010

Voltando à Missão!

Hoje fomos enviados na celebração eucarística que celebrou o encerramento desses 10 intensos dias de trabalho. Não há dúvida nenhuma que a Providência Divina enviou para cá a minha pessoa e o Pe. José Carlos para esta fantástica reatualização MISSIOLÓGICA à luz do Documento de Aparecida. Agora temos muito o que "ruminar" e também certamente reabalizar a mística missionária na nossa Fraternidade. Nesses dias se formou aqui no Centro Cultural Missionário uma verdadeira comunidade de vida e oração. Todos saem muito amigos e com bons propósitos de se reencontrarem na caminhada da missão.  Deo Gratias!

Clicando sobre a foto você verá melhor o grupo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrevista com Pe. Estevão Raschietti,sx

A seguir, disponibilizo uma pequena entrevista que fiz com o PE. ESTEVÃO RASCHIETTI,SX, missionário italiano há mais de duas décadas atuando na Igreja do Brasil em diversas frentes. Atualmente ele é o Diretor do Centro Cultural Missionário, Organismo da CNBB aqui em Brasília onde acontece o Curso de atualização Missiológica para Presbíteros do Brasil. Vale a pena atenta leitura e reflexão sobre questões de fundo que Pe. Estevão apresenta:


QUAL O OBJETIVO PASTORAL DO CURSO DE MISSIOLOGIA ATUAL PARA OS PRESBÍTEROS?
Esse curso tem como finalidade redescobrir o ministério sacerdotal à luz de uma reflexão sobre a Missão. A Missão diz respeito a mais profunda identidade do presbítero, da mesma forma que diz respeito à essência da própria Igreja. Com efeito, o Concílio Vaticano II afirma que “a Igreja peregrina é por sua natureza missionária” (Ad Gentes 2). Não é por acaso que a própria prática missionária representa uma dimensão privilegiada de exercício do ministério do presbítero.

A Missão diz respeito a mais profunda identidade do presbítero,
da mesma forma que diz respeito à essência da própria Igreja

Portanto, acreditamos que é de fundamental importância refletir e pensar na missão, aprimorar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão, mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecer a consciência missionária dos presbíteros e orientá-los a uma prática evangelizadora sempre mais próxima, inculturada, com horizonte universal.

Tratar de missão hoje em dia, não é só tratar de uma prática pastoral, mas a partir de uma prática evangelizadora nas frentes mais desafiadoras para os cristãos, renovar profundamente toda mentalidade eclesial. João Paulo II na encíclica missionária Redemptóris Missio fala exatamente que é preciso uma “conversão radical de mentalidade” (RMi 49): isso exige tempo, exige formação discipular, exige estudo, fundamentação e reflexão, exige ousadia.

COMO O SR. VÊ NA IGREJA DO BRASIL ATUALMENTE O PROCESSO DE REFLEXÃO E DE ANIMAÇÃO DA MISSÃO APÓS APARECIDA?
Tem se caminhado muito. Aparecida foi um incentivo excepcional. A Igreja no Brasil passou a promover continuamente muitas ações de caráter missionário. Mas ainda não temos uma sensibilidade missionária satisfatória. As comunidades são ainda muito fechadas em si mesmas. 

Temos igrejas pouco solidárias entre si, em termos de partilhas de bens e de recursos humanos. É só comparar o Sul com o Norte do próprio Brasil.

Para que algo aconteça é preciso continuar a promover eventos de animação e de formação missionária nas dioceses, tanto dos padres como de todo o Povo de Deus, sobretudo para que a ação missionária de nossas igrejas não se limite apenas ao próprio território, mas se estenda ao mundo inteiro. Essa dimensão universal é fundamental para toda missão, mas paradoxalmente, é o que mais falta nos discursos e nas práticas missionárias aqui no Brasil. Como conseqüência imediata, temos igrejas pouco solidárias entre si, em termos de partilhas de bens e de recursos humanos. É só comparar o Sul com o Norte do próprio Brasil.

COMO O SR. PERCEBE NOS ATUAIS PARTICIPANTES (PADRES) O QUE PARA ELES SÃO DESAFIOS E ESPERANÇAS NO QUE TANGE A MISSÃO HOJE?
Os participantes deste curso demonstraram muita abertura, disposição e interesse pelo assunto. Isso revela uma sede e uma atitude muito positiva, como também é sintoma de uma carência. A missão é pouco trabalhada na formação inicial e permanente, porque ainda não se constitui como critério para a pastoral. Com muita dificuldades encontramos pistas de atuação concreta que dependem exclusivamente de mentes e corações convertidos a uma pastoral missionária e de sua criatividade. Na pastoral missionária não há receitas: ao contrário, nasce de visões e de espiritualidades profundas que conjugam continuamente a Palavra de Deus com a realidade do mundo, uma maneira específica de entender a Igreja com as necessidades reais das pessoas, uma inquietação evangélica com os gritos da  humanidades e uma ação ousada que seja sinal de um mundo novo. Ainda vivemos com a impressão de estarmos num regime de cristandade.

Na pastoral missionária não há receitas: ao contrário, nasce de visões e de espiritualidades profundas que conjugam continuamente a Palavra de Deus com a realidade do mundo

Quando descobrimos que a Igreja não tem o mesmo impacto na vida das pessoas como tinha antigamente, então recorremos à missão, ou melhor, a alguns eventos missionários, para restaurar a sensação da hegemonia perdida, e trazer de volta o povo para a igreja. No entanto, o problema está na própria mentalidade eclesial, excessivamente fechada em si mesma, pouco disponível a dialogar com um mundo plural.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Missiologia para Padres em Brasília

Aqui em Brasília o Curso para Presbíteros está indo para o final. No sábado ao meio dia encerra-se e no final da tarde, com a Graça de Deus, eu e o co-fráter Pe. José Carlos Stoffel,fpm estaremos em São Paulo. Hoje está no site da CNBB uma matéria sobre este curso onde inclusive aparecem fotos e algo que eu também respondi ao jornalista, apesar de colocada a palavra "região" onde deveria ser "Fraternidade".  Sugiro que leiam direto no site clicando a seguir em:


AINDA:
Hoje ao meio dia viajou de São Paulo para Bogotá - Colômbia - nosso formando ALEX GUILLERMO BOBADILLA. Até meados de agosto ele estará no seu país para organizar a documentação. Em setembro ele iniciará seu processo de Deserto Fértil - Noviciado - na Fraternidade. Rezamos para que o Alex faça boa viagem e leve nossa fraterna saudação aos seus país, seu pároco e aos jovens que por lá estão se atennando para o nosso Carisma. Amém!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

MISSÃO HOJE!


DESAFIOS DA MISSÃO 
AD GENTES


No latim ad gentes quer dizer “ir aos povos”. Na missiologia esta é uma conceituação muita usada e a Igreja sempre é novamente desafiada a renovar a mística da missão no seu interior. A Quinta Conferência Episcopal Latino-americana, realizada em Aparecida-SP, no ano de 2007, colocou a missão como tema central na vida da Igreja. A partir dali se fala muito da missão continental que a Igreja deve realizar. Aqui em Brasília, desde o dia 22 está acontecendo um Curso de Formação Missiológica para padres, no Centro Cultural Missionário, organismo da CNBB, a partir do texto do capítulo 4 de Lucas e que vai encerrar no dia 31 próximo.  Somos padres de vários estados: RS, SC, MS, SP, MG, GO, BA e PE.

Fica sempre mais claro que a Igreja ou é de fato missionária ou ela fica confusa e pobre na sua forma de ser e deixará de produzir muitos e bons frutos para o reino de Deus neste mundo. Ainda estamos presos a idéias e estruturas de uma igreja de cristandade e que tal modelo não responde mais ao mundo e a cultura moderna atual.  


O Documento de Aparecida tem muitas e ótimas pistas sobre a nova metodologia que a Igreja deverá adotar na sua prática institucional (Ad Intra) e pastoral (Ad Extra), especialmente na aquisição de uma nova metodologia, buscando ser de fato uma Igreja de presença, solidária, próxima das pessoas e de suas esperanças.

O Pe. Sávio Corinaldesi.sx, é o atual diretor da Pontifícia União Missionária, que cuida da formação missionária do clero, deixou alguns dados que fazem pensar seriamente:

- 70% da humanidade hoje não conhece a Cristo e nem ouviu ser pronunciado o seus santo nome;

- A humanidade atual tem enorme sede de Deus, mas falta mais gente devidamente preparada para anunciar e testemunhar o evangelho;

- Hoje somos apenas 30% os cristãos no mundo e desses somente 3% praticam de fato a fé cristã, sendo 27% cristãos apenas culturais e por isso não praticantes da fé em Jesus Cristo;

- O Brasil é o maior país católico do mundo. Mas está com alta dívida com a missão ad gentes. Ele não chega a enviar 2% do seu clero para as regiões do globo onde não tem quem anuncie a Cristo. Envia menos de 4% das religiosas, sendo essas o maior grupo religioso no país.

- A Igreja precisa ser mais anunciadora da vida e advogada das causas e dos direitos dos pobres, das minorias, das vítimas, correndo o risco em não fazer isso, de perder a autoridade dentro da sociedade moderna;

- Os próprios evangelizadores precisam de conversão para que façam com que o anúncio do evangelho e o testemunho da fé cristã seja atrativo, entusiasmador e  gerador de comunidades vivas e comprometidas com a vida.

- Pe. Sávio aconselhou que nós padres devêssemos jogar a chave do carro fora e nos colocar mais a pé pelas ruas, praças, periferias, tendo maior proximidade com as pessoas, também junto aos cenários de vida e trabalho do próprio povo. Deveríamos passar de uma prática que espera o povo na igreja para um ir ao encontro do povo em suas múltiplas realidades. Oremos!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Desafios missionário para o NOSSO HOJE!

Aqui no Curso de Presbítero em Brasília, que está com uma pauta bem puxada, mas muito rica e abençoada, estamos fazendo certas descobertas que estão "abalando" o chão da sala de conferência. 

Até agora, a assessoria, que é formada por pessoas bem capacitadas e com grande amor ao povo e à Igreja (Padres, Irmãs e Leigos) tem nos ajudado a construir um NOVO OLHAR para logo fazermos UM NOVO ESCUTAR e naturalmente UM AGIR MAIS REINOCÊNTRICO. Amém!
Jesus não convidou pastores para a MISSÃO, 
mas sim PESCADORES. 
E agora?
Oremos!

MISSÃO REQUER PRONTA DECISÃO!


segunda-feira, 26 de julho de 2010

MISSÃO; Ação fraterna e sororal!

Ser missionári@ é ser capaz de caminhar junto, partilhar a vida, colocar-se com o outro (outra) com a consciência de que sozinho/a nada se faz e se faz não é lá de grande resultado para o Reino de Deus. A Missão tem clara exigência: SER CAPAZ DE AMAR BEM OS DE PERTO, COM QUEM CONVIVO, MINHA COMUNIDADE,  PARA AMAR MELHOR OS MAIS AFASTADOS, CASO UMA VEZ LÁ PODEREI CHEGAR PARA SER MISSIONÁRI@. Amém!

domingo, 25 de julho de 2010

Um mundo inteiro precisando de MISSÃO!

Jesus, no seu santo evangelho,  apresenta, propõe e convida-nos para inserirmos num MUNDO INTEIRO 
necessitado de MISSÃO!

sábado, 24 de julho de 2010

A PALAVRA DE DEUS NA LITURGIA

O fato de estar participando do Curso de Presbíteros aqui em Brasília, impede que eu publique hoje a reflexão sobre as leituras bíblicas de amanhã. Deixo uma reflexão que é bem oportuna que foi tirada do Portal Claret.

Domingo, 25 de julho de 2010
17º Domingo do Tempo Comum / São Tiago Maior, Apóstolo (Festa).

Primeira leitura: Gênesis18,20-32 Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar. 
Salmo responsorial: 137, 1-3.6-8Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor! 
Segunda leitura: Colossenses 2,12-14 Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou o pecado.
Evangelho: Lucas 11, 1-13 Pedi e recebereis.

A oração de Jesus, por sua brevidade e conteúdo, não é uma estilizada forma ritual, mas uma maneira de iniciar a comunicação com Deus-Pai, partindo das coisas cotidianas. Nessa entram a preocupação pelo sustento e a confiança de que Deus o outorgará conforme nosso esforço. É uma oração que se pode fazer em qualquer momento e lugar; não é necessário ir à igreja nem esperar as grandes festividades. É dirigida a um pai misericordioso que nunca se esquece de seus filhos e os ama. Um pai atento a cada uma das pessoas e, por sua vez, pendente de toda a comunidade que o invoca. É uma oração que clama para que o reino de justiça e igualdade se torne efetivo aqui e agora.

Diante desse Pai não há já uma humanidade massiva, mas um povo composto de filhos, cada um com suas particularidades, com seus valores e seus tempos, pessoas débeis e confiantes, seres com sua própria identidade que buscam a Deus. A oração do Pai Nosso coloca Deus em primeiro lugar.

O Reino de Deus produz uma grande mudança, e esta tem sua garantia em Deus, que “se santifica” e mostra seu poder, que como “abbá”,
  Deus para nós. 
Nas aspirações da comunidade cristã são reconhecidas, por um lado, essa santidade inerente ao “santo nome de Deus” e, por outro, o modo concreto de sua ação na história humana.

É inconcebível que um pai não responda com coisas boas aos pedidos de seus filhos. Tanto mais ao se tratar das coisas de Deus. Os homens são maus; Deus é bom. Se um pai da terra é bom com seu filho que lhe pede, quanto mais o será Deus!

Finalmente, o pai não engana o filho necessitado, não se diverte às suas custas, não comete contra ele um gesto criminoso. Dar uma pedra em lugar de pão é querer enganar; dar uma serpente em lugar de um peixe é brincadeira de mau gosto; dar um escorpião em lugar de um ovo é um crime.

Um pai não abusa da fraqueza de seu filho pequeno, que não sabe distinguir ainda entre uma pedra e um pão, entre um peixe parecido com uma cobra – por exemplo, uma enguia – e uma serpente; entre um escorpião todo enrolado e um ovo. Precisamente porque a criança é pequena e indefesa, o pai lhe prodigaliza todo o cuidado e carinho.

O dom doado pelo Pai a quem lhe pede, é o Espírito Santo. Esse dom, enviado pelo Pai, vem do céu. O Espírito Santo é o presente celestial. Por meio dele, Jesus age.

Converte os discípulos no que devem ser. Cuida de seus pensamentos e ações sob sua própria direção. Por meio dele cumprem eles a vontade de Deus.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Por QUEM somos consagrados e enviados

Todo o dia de hoje foi de uma riqueza imensa, com a assessoria do PE. JOACHIM ANDRADE,SVD, Padre que veio da Índia e que por isso mesmo pode ajudar o grupo de Padres a analisar com melhores "óculos"  os vários aspectos da Missão nos dias de hoje. O assessor é antropólogo e nos deu uma CHAVE MISSIOLÓGICA  a partir da antropologia. Na parte da tarde fomos ajudados a dançar duas danças,  ambas relacionadas com temas do corpo e da natureza e no final do dia a eucaristia foi celebrada com enfoque Indiano, aprovado pela Santa Sé.


Parte do Grupo de Padres vindos de: RS, SC, SP, MS, MG, BA e PE.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Curso de Missiologia em Brasília


Estou aqui em Brasília, desde o início da tarde de hoje,  juntamente com o Pe. José Carlos Stoffel, para fazermos o Curso de Missiologia destinado aos Padres do Brasil.
São aproximadamente 20 Padres vindos do RS, SC, SP, MG, MS e BA. Amanhã chegarão mais alguns. O fato de serem poucos, segundo análise do Secretário do CCM, Pe. Estevão Raschietti, é que hoje a maior parte do claro não tem a Missão como um caminho necessário e urgente a ser percorrido pela Igreja. Cada dia colocarei aqui alguma reflexão interessante e necessária hoje sobre a Missão. Peço as vossas orações para que em mim e nos demais participantes este curso gere muitos frutos para o Reino de Deus e a missão da Igreja no Brasil. Amém!

CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO (CCM)
PONTIFÍCIA UNIÃO MISSIONÁRIA

Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios e a Vida Consagrada
Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP)
Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB)

CONSAGRADOS E ENVIADOS 
A TODOS OS POVOS 
(LC 4,18)

CURSO DE TEOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E PASTORAL MISSIONÁRIA PARA PRESBÍTEROS

Brasília, de 22 a 31 de julho de 2010
Por ocasião do Ano Sacerdotal, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) promove, de 22 a 31 de julho de 2010, um Curso de Teologia e Espiritualidade Missionária para presbíteros com o tema: “Consagrados e enviados a todos os povos”.
Esse curso tem como finalidade redescobrir o ministério sacerdotal à luz da perspectiva missionária, aprimorar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecer a consciência missionária dos participantes e orientá-los a uma prática evangelizadora sempre mais próxima, inculturada, com horizonte universal.
A iniciativa do CCM se situa como estímulo para que aconteça efetivamente uma formação missiologica e missionária mais aprofundada entre os presbíteros do Brasil. Os participantes a esse curso são convidados a se tornarem agentes multiplicadores de eventos semelhantes de animação missionária presbiteral em suas próprias realidades.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Adeus ao Sr. Goeritz!

Hoje às 16h nas exéquias do Sr. Aloisio Goeritz foi muita emoção mas também um sentimento de gratidão a até de alegria. Alegria por entregarmos ao Bom Deus um homem que deixou muitos exemplos a serem seguidos pelos seus descendentes e os inúmeros amigos poderão também aplicá-los em suas próprias vidas. As filhas deram testemunho do amado pai que foi o Sr. Aloisio. Eu, em nome da Fraternidade, agradeci à família pelos 13 anos de missão ininterrupta que o Sr. Aloisio viveu junto a nós como um excelente tradutor. Vai ser difícil substitui-lo nessa função. Deixei claro que ele não fazia tradução meramente técnica, mas com todo o coração, vivenciando as coisas lindas e também as difíceis, as vezes tomando zelosamente para si como se fosse o primeiro responsável pelo que era dito ou não dito. Uma linda celebração com muita chuva, mas com muitos amigos, foi o último ato de ADEUS AO NOSSO FIEL E ÉTICO COLABORADOR E AMIGO ALOISIO GOERITZ. Que a lua eterna o ilumine! Amém!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Com tristeza...!

Tomado de súbita surpresa, comunico que faleceu hoje aqui em Santa Cruz do Sul, nosso fiel e esforçado colaborador, ALOISIO GOERITZ, que há 13 anos, serviu com muita disposição e fidelidade à missão da Fraternidade 
como competente tradutor para a língua alemã. 


MAIS INFORMAÇÕES AMANHÃ NESTE ESPAÇO!


*29.02.1944 + 20.07.2010
Descanse em paz!
Ruhe in Frieden!

---------------------------------------------------------
Assalto:
HOJE PELA MADRUGADA O SECRETARIADO DA FRATERNIDADE EM SANTA CRUZ DO SUL (VALE DE NAZARÉ) SOFREU UM VIOLENTO ASSALTO. LEVARAM O COMPUTADOR, ARROMBARAM UM COFRE QUE ERA USADO PARA GUARDA DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E ALGO EM DINHEIRO.  HAVIA NO MESMO EM TORNO DE R$ 1.500,00 E ALGUNS CHEQUES DO BAZAR DE ROUPAS DA ALEMANHA PRÉ DATADOS. TODA A DOCUMENTAÇÃO INSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVA FICOU REVIRADA E COISAS ESTRAGADAS. A POLICIA FOTOGRAFOU O AMBIENTE QUE FICOU UM CAOS E INICIA AGORA A DEVIDA INVESTIGAÇÃO. EU SEMPRE RENOVO EM MIM ESTE PEQUENO "CREDO":

MAIS TEM DEUS PARA DAR 
QUE O DIABO PARA CARREGAR

Amém!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Correria sem freios...!


Para melhor ler este texto faça: CTRL + no seu teclado


domingo, 18 de julho de 2010

NOTÍCIAS SORTIDAS DE DOMINGO

PE. MARCOS BACH,SJ
Na última quarta-feira, ao viajar para São Paulo, passei brevemente em São Leopoldo para fazer uma fraterna visita ao querido Pe. Marcos José Bach, que há três meses está internado na Residência São José, dos padres jesuítas idosos. Encontrei-o já preso a uma cama e muito silencioso. Um silêncio feito de serenidade e de quem em plena consciência prepara-se para encerrar  “o bom combate”. Conversei algumas coisas com ele e sua comunicação está também muito limitada. Estava comigo o Sr. Valdecir Espíndola. Pedi ao Pe. Marcos que rezasse no seu silêncio pela Fraternidade, o que ele concordou prontamente. Dei-lhe um demorado beijo em sua fronte e despedi sabendo que talvez não mais o encontre nesta terra de peregrinos. 

DESERTO FÉRTIL ATUAL
A Fraternidade tem na sua pauta de formação a condução de um Deserto Fértil, desde 19.03 último, com um único candidato, NEWTON COSTA.  Hoje Newton viajou para São Paulo, e passa a integrar a Comunidade Fraterna Teresa de Ávila, juntamente com a Irmã Aline Girelli e o Fraterno Fábio Sousa, dando continuidade ao seu DF até final deste ano com a Etapa Aberta. Nesta etapa ele pode retomar seus estudos teológicos no Instituto de Teologia Paulo VI em Mogi das Cruzes.
Newton: Preparação para a Vida Consagrada!

POSSE DE DOM CANISIO KLAUS
Por questões de excesso de pautas não foi possível que eu marcasse presença na posse do novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Representaram nossa Fraternidade o Pe. José Carlos Stoffel,fpm e a Irmã Maria José dos Reis,fpm.  Agradeço a eles pela disposição fraterna e rezamos para que ao novo bispo nunca lhe falte às luzes do Espírito Santo diante dos novos desafios na nova missão.
A qualidade da foto não é boa. Pena!

IRMÃ FÁTIMA PEREIRA DOS SANTOS
Com data de 10.07, recebi no último dia 13, Carta de Irmã Fátima, onde ela solicita à Fraternidade uma licença canônica da Vida Religiosa no Ramo das Irmãs da Fraternidade. Ela tem decidido deixar a Vida Religiosa mas não gostaria de deixar a Fraternidade e propõe caminhar na missão da mesma como leiga em vista de uma Consagração Missionária Laical futuramente. No momento ela está na residência de familiares na Serra Gaúcha.


CURSO DE MISSIOLOGIA PARA PRESBÍTEROS
Com o título: CONSAGRADOS E ENVIADOS A TODOS OS POVOS (Lc 4,18), de 22 a 31.07, acontece no Centro Cultural Missionário, órgão ligado à CNBB, um Curso destinado a Presbíteros. Eu e o Pe. José Carlos Stoffel,fpm faremos o curso, considerando que ele está todo baseado em todo o capítulo 4 de Lucas. Após o curso eu irei para São Paulo onde permanecerei até o dia 12.08. Peço as orações para o êxito do curso de missiologia; Quem quiser ver a programação do Curso, pode entrar no site: http://www.ccm.org.br/paginas/view/id/21

ACOLHIDA DE LUZ MÉLIDA ESPINOSA CUBILLOS
Mélida é Psicóloga e quer tornar-se Leiga Missionária da Fraternidade. Na santa missa dominical no Vale de Nazaré, hoje pela manhã, fizemos a acolhida de Mélida dentro da eucaristia. Alguns leigos do núcleo de leigos se dispuseram a estar presente e eles deixaram uma bonita mensagem à Mélida. A seguir deixo disponível o que Mélida compartilhou com todos na celebração a partir de quatro perguntas feita a ela:

O que motiva mais a você vir à FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO compartir tua vida?
Rta: Dios me ha dado; tengo claro mi deseo misionero a demás que disfruto de la vida fraterna; he decidido que sea ésta Fraternidad y no otra porque me permite ser laica, sin dejar de lado mi profesión y mi ser mujer.

Em que você espera colaborar com a missão da Fraternidade no Brasil?
Espero colaborar con el proyecto evangelizador y humanizante de la Fraternidad donde se le brinde al más pobre o a quien acuda en busca de ayuda un servicio profesional y se le dé la oportunidad de ser escuchado y atendido en su necesidad.

Para você, o que leva a dedicar sua vida num projeto de missão  não num projeto de Mercado, como trabalhar numa empresa e ganhar muito dinheiro?
El tener dinero en abundancia no es mi proyecto de vida, a mi me hace feliz el servir y servir al que lo necesita, ayudar en la evangelización de mis hermanos en Cristo, buscar la posibilidad de dar pan al que tienen hambre, eso a mí me edifica, me satisface, me hace feliz, siento que es la misión que el Buen Dios me ha encomendado, conclusión a la que he llegado luego de mis muchas experiencias en diferentes campos, como el profesional, religioso, laboral. Desde que inicie mi estudios universitarios siempre esa ha sido mi intensión prepararme para darlo a quien lo necesite, la remuneración viene de la divina providencia, solo espero en Él que todo lo puede, es la persona más justa al reconocer un salario.
    
O que você espera da Fraternidade na condição de leiga aqui no Brasil?
Yo espero primero tener la oportunidad de estudiar y profundizar los escasos conocimientos que tengo sobre la Fraternidad, su espiritualidad, conocer más sobre la Biblia, Cristología, Mariología, etc, adquirir herramientas para una adecuada evangelización y misión.
Segundo, ejercer mi profesión dentro de la vida de misión y poder continuar estudiando para ofrecer un mejor servicio a las personas que son ayudadas por la Fraternidad.

Tercero, como deseo estudiar considero que esto no es responsabilidad de la Fraternidad, pues no deseo ser una carga, ya que soy muy consciente de las condiciones económicas quisiera ayudar económicamente por ello contemplo si me lo permiten con ayuda de ustedes trabajar y dar dinero a la Fraternidad, pues es deber nuestro de quienes la conformamos velar por su estabilidad no solo integral como fraternos sino a nivel económico.   

Outros... 
participar, apoyar, en la organización de la presencia de los laicos en la Fraternidad, en la medida en que me lo permitan y si es posible en otros campos también;
Bueno, con esto doy respuesta a mis intereses frente a la Fraternidad, he estado leyendo algunos apartados sobre las Constituciones de la Fraternidad para colaborarte con la petición que has hecho. Que nuestro Dios Trino nos siga acompañando y que sea el quien dirija esta barca que solo desea ayudar al mas pobre imagen de DIOS.
Leigos do Núcleo presentes na acolhida à Mélida

sábado, 17 de julho de 2010

PALAVRA QUE REÚNE, ALIMENTA E UNE - 03 -

“A Igreja venerou sempre as Divinas Escrituras (Bíblia) como venera o próprio Corpo do Senhor (Eucaristia), não deixando jamais, sobretudo na Sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da Palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo”
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA, 21
Domingo, 18 de julho de 2010 - 16º Domingo do Tempo Comum
  
Primeira leitura: Gênesis 18, 1-10a 
Meu Senhor, não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo.
 
Salmo responsorial:
 14, 2-3ab. 3cd-4ab.5
Senhor, quem morará em vossa casa?
 
Segunda leitura:
 Colossenses 1, 24-28 
O mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos.
Evangelho:
 Lucas 10, 38-42 
Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.

Na primeira leitura contemplamos o velho Abraão, que neste relato não aparece como um pobre, mas possuidor de servos, animais bem cevados, etc, acolhendo 3 andantes. Seria uma indicação das 3 Pessoas Divinas: Pai, Filho e o Espírito Santo? O que podemos sublinhar é que Deus, nas pessoas peregrinas e acolhidas por Abraão, é um Deus familiar e que também aceita uma ACOLHIDA nas nossas casas e nas nossas vidas. A Bíblia está cheia de situações de ACOLHIDAS e esta continua sendo a grande fome da humanidade: Saber poder ser acolhida no amor, na paz, na mesa farta, na reunião dos amigos, na família unida e harmoniosa, etc, etc;

Na segunda leitura Paulo completa no próprio corpo a paixão de Jesus. A Igreja precisa da solidariedade dos seus membros e na perspectiva da fé o sofrimento, mesmo as perseguições, tem um sentido e não é esvaziado. Cabe refletir e rezar sobre o que se sofre.  Paulo reflete sobre o mistério outrora escondido e agora revelado plenamente: Jesus Cristo, Verbo do Pai e salvador nosso. Paulo ainda recomenda a necessidade em ter em pauta a busca da perfeição e união com Cristo;

No evangelho lucano está em destaque duas mulheres, que são irmãs e que vivem juntas na mesma casa. Elas acolhem Jesus, que é amigo das mesmas. Aí está novamente o tema da ACOLHIDA na escritura sagrada. É próprio de Lucas reservar significativo espaço para as mulheres. Ele aproveita de uma situação bem feminina e doméstica para colocar o círculo dos discípulos de novo focado em Cristo.

Conhecemos bem este texto e nada de novo deve-se buscar a não ser aplicar em nossas vidas o sentido que cada mulher nos fornece:

MARIA, AQUELA QUE SE ABASTECE DE DEUS
- Ela deixa os afazeres e se aquieta diante do Senhor;
- Ela não precisa tanto de TER e FAZER  mas de SER e por isso recebe com total docilidade o Senhor;
- Ela sabe que está “vazia” por dentro e por isso se faz recipiente para o Divino;
- Maria abastece-se de Deus, mesmo em meio há tantas coisas a serem feitas;
- Maria escolhe decididamente “a melhor parte” e sabe que é a melhor parte;

MARTA, ATIVISTA E DESFOCADA
- Essa mulher não pode parar, não sabe parar e não quer parar;
- Representa o lado da humanidade que apenas quer fazer, ter e nem sempre SER;
- Ela corre, faz barulho, está estafada e até perturba o silêncio da outra que implica numa ação de Jesus em prol de Maria, ou seja, em prol do saber parar e silenciar;
- “Marta, Marta” como se Jesus dissesse: 
    Escuta-me você, por favor!
São tantas as situações em que tantos cristãos são como essa mulher que parece ligada no automático e não consegue parar mesmo para acolher uma visita.

Se não somos mais acolhedores do outro, da presença do humano em torno de nós, que parte escolhemos de fato para nossas vidas? Por isso Jesus diz que Maria “escolheu a melhor parte”, ou seja, o outro, a RELAÇÃO, a presença. Ser gente sem estar em sintonia com gente é empobrecer, adoecer e até morrer por dentro. Neste sentido nossa cultura gera em grande parte “cadáveres ambulantes” que são pessoas sem pessoas, fechadas numa triste solidão interior e que jamais abrem a  porta do seu próprio coração aos demais.
A falta da presença do outro me leva a buscar nos ansiolíticos, nos calmantes, nas drogas, no consumismo, na correria, na mudez e indiferença o que só a PRESENÇA do humano me pode dar.

Oração
Meu Bom Senhor, ajuda-me que eu sinta tua presença cada dia, todos os dias, nas situações diversas. Tu queres que eu te olhe nos teus Divinos olhos, que eu esteja amigavelmente bem próximo de Ti, que eu seja capaz de me tornar também um recipiente acolhedor de tua amorosa presença. Permita-me aprender, mesmo vagarosamente a saborear a tua doce, leve e suave presença. Presença que me faz melhor e nutrido de sentido e do Amor Maior. Amém!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ministérios menores do Fr. Edmilson Soares,fpm

Ontem aqui em São Paulo, a Fraternidade ficou mais abençoada, com os Ministérios Menores recebido pelo Fr. Edmilson. O povo da Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Guaianases)  e toda a coordenação eficaz do Pe. José Carlos Stoffel,fpm (Pároco), propiciaram uma linda celebração. Após a Santa Missa os membros da Comunidade Interna em São Paulo, jantaram na Casa Geral da Fraternidade, tendo a presença de Dom Manuel, que veio pela primeira vez para também conhecer a casa. As fotos abaixo falam por si mesmas. Ao Fr. Edmilson desejo bênçãos na caminhada agora para o ministério da Diaconia.











Hoje, dia de Nossa Senhora do Carmo, 
que ela nos abençoei em nossas vidas e missão! Amém!