PE. MARCOS BACH,SJ
Na última quarta-feira, ao viajar para São Paulo, passei brevemente em São Leopoldo para fazer uma fraterna visita ao querido Pe. Marcos José Bach, que há três meses está internado na Residência São José, dos padres jesuítas idosos. Encontrei-o já preso a uma cama e muito silencioso. Um silêncio feito de serenidade e de quem em plena consciência prepara-se para encerrar “o bom combate”. Conversei algumas coisas com ele e sua comunicação está também muito limitada. Estava comigo o Sr. Valdecir Espíndola. Pedi ao Pe. Marcos que rezasse no seu silêncio pela Fraternidade, o que ele concordou prontamente. Dei-lhe um demorado beijo em sua fronte e despedi sabendo que talvez não mais o encontre nesta terra de peregrinos.
DESERTO FÉRTIL ATUAL
A Fraternidade tem na sua pauta de formação a condução de um Deserto Fértil, desde 19.03 último, com um único candidato, NEWTON COSTA. Hoje Newton viajou para São Paulo, e passa a integrar a Comunidade Fraterna Teresa de Ávila, juntamente com a Irmã Aline Girelli e o Fraterno Fábio Sousa, dando continuidade ao seu DF até final deste ano com a Etapa Aberta. Nesta etapa ele pode retomar seus estudos teológicos no Instituto de Teologia Paulo VI em Mogi das Cruzes.
Newton: Preparação para a Vida Consagrada!
POSSE DE DOM CANISIO KLAUS
Por questões de excesso de pautas não foi possível que eu marcasse presença na posse do novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Representaram nossa Fraternidade o Pe. José Carlos Stoffel,fpm e a Irmã Maria José dos Reis,fpm. Agradeço a eles pela disposição fraterna e rezamos para que ao novo bispo nunca lhe falte às luzes do Espírito Santo diante dos novos desafios na nova missão.
A qualidade da foto não é boa. Pena!
IRMÃ FÁTIMA PEREIRA DOS SANTOS
Com data de 10.07, recebi no último dia 13, Carta de Irmã Fátima, onde ela solicita à Fraternidade uma licença canônica da Vida Religiosa no Ramo das Irmãs da Fraternidade. Ela tem decidido deixar a Vida Religiosa mas não gostaria de deixar a Fraternidade e propõe caminhar na missão da mesma como leiga em vista de uma Consagração Missionária Laical futuramente. No momento ela está na residência de familiares na Serra Gaúcha.
CURSO DE MISSIOLOGIA PARA PRESBÍTEROS
Com o título: CONSAGRADOS E ENVIADOS A TODOS OS POVOS (Lc 4,18), de 22 a 31.07, acontece no Centro Cultural Missionário, órgão ligado à CNBB, um Curso destinado a Presbíteros. Eu e o Pe. José Carlos Stoffel,fpm faremos o curso, considerando que ele está todo baseado em todo o capítulo 4 de Lucas. Após o curso eu irei para São Paulo onde permanecerei até o dia 12.08. Peço as orações para o êxito do curso de missiologia; Quem quiser ver a programação do Curso, pode entrar no site: http://www.ccm.org.br/paginas/view/id/21
ACOLHIDA DE LUZ MÉLIDA ESPINOSA CUBILLOS
Mélida é Psicóloga e quer tornar-se Leiga Missionária da Fraternidade. Na santa missa dominical no Vale de Nazaré, hoje pela manhã, fizemos a acolhida de Mélida dentro da eucaristia. Alguns leigos do núcleo de leigos se dispuseram a estar presente e eles deixaram uma bonita mensagem à Mélida. A seguir deixo disponível o que Mélida compartilhou com todos na celebração a partir de quatro perguntas feita a ela:
O que motiva mais a você vir à FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO compartir tua vida?
Rta: Dios me ha dado; tengo claro mi deseo misionero a demás que disfruto de la vida fraterna; he decidido que sea ésta Fraternidad y no otra porque me permite ser laica, sin dejar de lado mi profesión y mi ser mujer.
Em que você espera colaborar com a missão da Fraternidade no Brasil?
Espero colaborar con el proyecto evangelizador y humanizante de la Fraternidad donde se le brinde al más pobre o a quien acuda en busca de ayuda un servicio profesional y se le dé la oportunidad de ser escuchado y atendido en su necesidad.
Para você, o que leva a dedicar sua vida num projeto de missão não num projeto de Mercado, como trabalhar numa empresa e ganhar muito dinheiro?
El tener dinero en abundancia no es mi proyecto de vida, a mi me hace feliz el servir y servir al que lo necesita, ayudar en la evangelización de mis hermanos en Cristo, buscar la posibilidad de dar pan al que tienen hambre, eso a mí me edifica, me satisface, me hace feliz, siento que es la misión que el Buen Dios me ha encomendado, conclusión a la que he llegado luego de mis muchas experiencias en diferentes campos, como el profesional, religioso, laboral. Desde que inicie mi estudios universitarios siempre esa ha sido mi intensión prepararme para darlo a quien lo necesite, la remuneración viene de la divina providencia, solo espero en Él que todo lo puede, es la persona más justa al reconocer un salario.
O que você espera da Fraternidade na condição de leiga aqui no Brasil?
Yo espero primero tener la oportunidad de estudiar y profundizar los escasos conocimientos que tengo sobre la Fraternidad, su espiritualidad, conocer más sobre la Biblia, Cristología, Mariología, etc, adquirir herramientas para una adecuada evangelización y misión.
Segundo, ejercer mi profesión dentro de la vida de misión y poder continuar estudiando para ofrecer un mejor servicio a las personas que son ayudadas por la Fraternidad.
Tercero, como deseo estudiar considero que esto no es responsabilidad de la Fraternidad, pues no deseo ser una carga, ya que soy muy consciente de las condiciones económicas quisiera ayudar económicamente por ello contemplo si me lo permiten con ayuda de ustedes trabajar y dar dinero a la Fraternidad, pues es deber nuestro de quienes la conformamos velar por su estabilidad no solo integral como fraternos sino a nivel económico.
Outros...
participar, apoyar, en la organización de la presencia de los laicos en la Fraternidad, en la medida en que me lo permitan y si es posible en otros campos también;
Bueno, con esto doy respuesta a mis intereses frente a la Fraternidad, he estado leyendo algunos apartados sobre las Constituciones de la Fraternidad para colaborarte con la petición que has hecho. Que nuestro Dios Trino nos siga acompañando y que sea el quien dirija esta barca que solo desea ayudar al mas pobre imagen de DIOS.
Leigos do Núcleo presentes na acolhida à Mélida
Nenhum comentário:
Postar um comentário