Um modesto blog que pode ser um caminho espiritual para quem busca cada dia uma Palavra do Alto e uma sintonia com o Senhor da Vida (João 10,10), sem estar dissociado do amor às pessoas e à criação. Estejamos juntos cada dia um pouquinho por aqui. Que jamais te falte a LUZ do Alto! Com fraternura!
“Só existem dois dias no ano
que nada pode ser feito:
Um se chama ontem
e o outro se chama amanhã.
Portanto, hoje é o dia certo para amar,
acreditar, fazer e principalmente viver”
domingo, 28 de fevereiro de 2010
sábado, 27 de fevereiro de 2010
LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA
PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 08
II Domingo da Quaresma – 28 de fevereiro de 2010
1ª leitura: Gênesis 15, 5-12.17-18;
Salmo 26
2ª leitura : Filipenses 3,17-4,1
Hoje a liturgia nos inseri no mistério da Transfiguração do Senhor. Numa comunidade popular escutei um ministro ensinar que a transfiguração é o mesmo que mudar de figura. Uma pessoa estava comigo e achou errado. Eu pedi que ao chegar à casa que ela olhasse o dicionário. Por fim, o dicionário deu toda a razão ao esforçado ministro. Transfigurar é mais que mudar de figura, é mudar de estrutura, é uma metamorfose total. Será por que Jesus se transfigurou diante dos seus três super-apostólos?
Na primeira leitura Deus garante a Abrão a posse da terra. Deus faz com Abraão – e com você, comigo, com quem vai nascer amanhã – uma ALIANÇA. Gênesis não cansa de dizer que nosso Deus é um Deus ALIADO, que se coloca junto, do lado da gente, que se torna amigo e caminhante conosco. Que tal darmos um tempinho de reflexão sobre a ALIANÇA? Quando sabemos que somos povo da ALIANÇA nasce em nós uma ESPERANÇA MAIOR e não temos o direito de ficarmos sem rumo, mesmo quando parece que não se tem luz no fim do túnel, ou quando parece que mesmo o túnel não tem fim. A leitura termina dizendo que Deus garante a posse da terra e não fala do céu, de salvação para Abrão. Isso Deus fará depois. Antes se precisa viver como filhos e imagem de Deus. Naquela época uma forma de viver como gente era ter a terra para sobreviver.
Na 2ª leitura vemos um velho Paulo cheio de carinho. Paulo estar super sororal. Emociona-me o versículo do texto em 4,1 onde Paulo extravasa todo o seu amor aos seus queridos irmãos. Meu Deus, como é tão difícil hoje nas dioceses, congregações, famílias, clubes de pessoas, sentir esse enorme e ilimitado amor. Não disse que não existe. Mas é difícil encontrar com toda esta intensidade: meus irmãos, a quem quero bem, dos quais sinto saudades, minha alegria, minha coroa, meus amigos. E olha que Paulo era bem durão nas relações. Mas ser durão não significa não saber amar. A verdadeira FIRMEZA sempre está de mãos dadas com a TERNURA.
Paulo ajuda a comunidade de Filipo a discernir entre o que de fato é mundano e o que é divino. Muitos cristãos também hoje não sabem fazer essa diferença, falando no nome de Jesus, mas fazendo negócios escusos, dizendo que ama a Deus, mas que entra em pânico quando a conta bancária começa a abaixar. Como é difícil viver no mundo sem se deixar dominar pelo ‘espírito´ mundano. Para ter a capacidade em vencer o espírito mundano, inda mais na cultura consumista e hedonista de hoje, só mesmo aplicando na vida da gente, com toda coragem e determinação, o que o velho Paulo pede aos filipenses: “Continuai firmes no Senhor”.
Neste texto do evangelho Lucas parece um cineasta moderno. Cuida de cada detalhe, de cada som, de cada cena. O principal está na voz que vem da nuvem, voz de Deus, que testemunha aos apóstolos o amor do Pai à Pessoa de Jesus. Jesus quer deixar bem claro aos seus sonolentos seguidores que ELE é AMADO pelo Pai. É esse amor que fará com que Jesus vencerá todas as forças anti-Reino, até mesmo a morte. Na maior parte de nossas pobres vidas estamos também sonolentos, “entorpecidos” de tantas coisas, `amores e sabores´, que não ouvimos a voz do querido ABBA , do DEUS AMOR, dizendo bem alto, pelos fatos, pela Graça, de que somos filhos e filhas AMADOS.
Eis aí um dos grandes problemas da atualidade: poucas vezes ouvimos que de fato somos amados. Como não ouvimos buscamos e inventamos substitutos para essa carência maior. Como viver sem esta certidão de que nos sentimos realmente amados? Saber-se amado é tão importante como saber que ao chegar em casa encontraremos pessoas queridas que dirão: Que bom que chegou, seja bem vindo, alegra-nos tua fraterna presença! O amor é essa força que tira de nós o que há de melhor em nós. O desamor é também uma força e tira de nós o que há de pior em nós.
Jesus dá uma lição aos seus três principais apóstolos sonolentos:
É impossível fazer MISSÃO sem AMOR. É terrível querer estar na MISSÃO mas fazê-la sem sentir-se amado ou amada. Neste caso é melhor não fazê-la, pois irá fazê-la de forma inconseqüente e infrutífera.
Por fim não basta ser AMADO. É preciso testemunhar, divulgar, semear, espalhar o AMOR AMADO. Por isso que Deus diz: ESCUTAI-O! Jesus vai o tempo todo em sua vida e missão falar do AMOR DO PAI. Ele não sabe estar um instante sem uma profunda sintonia e comunhão com o Pai. É essa comunhão com o Pai que trará as devidas curas, a luz, a coragem, a força e vida nova de que precisa tanto este mundo meio baqueado que temos hoje. Isso rezamos e está bem claro no Salmo 26 desta liturgia.
Minha pobre oração diz hoje:
Ajuda-me ó DEUS AMOROSO (não rezei Deus Poderoso), que eu sinta sempre, e sempre mais o teu gratuito e ilimitado amor. Permita-me que eu me transforme través dele e por ele, o teu amor que é fonte e que é a GRANDE BÊNÇÃO que jamais cessa de abençoar e transformar. Amém!
"A medida do amor é amar sem medida."
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
MISSÃO INDÍGENA KAINGANG - Iraí - RS
Esses dias na Comunidade Indígena Kaingang tem sido de bênçãos. Pois a nova equipe que conduz a vida da comunidade, o Cacique Jadir Jacinto e seus conselheiros, tem se mostrado com um nível de bom senso. Ontem todo o dia se trabalhou diversas questões. Elenco algumas para partilhar e quem sabe alguém pode sugerir caminhos de apoios:
- Recadastramento de todas as 85 crianças indígenas assistidas pelo CCI Criança Viva;
- A partir de abril, organizar um trabalho tipo o Projeto Crescer Sempre para os adolescentes terem uma ocupação e assim evitar o alto índice de mães solteiras muito precoces e evitar a entrada dos jovens no álcool e na droga;
- Aquisição de uma Kombi para transportar 8 jovens que estão fazendo faculdade na URI – Universidade Regional de Ijui.
- Busca de geração de renda para as poucas famílias que lidam com a terra;
- Organização do artesanato: produção, transporte e venda;
O que mais os índios gostaram ontem foi saberem que a partir de meados de março nossa Fraternidade terá pessoas residindo missionariamente aqui dentro da Comunidade Indígena. Essa é uma pauta que tenho em mãos no momento e que o Santo Espírito nos assista para o melhor para este pobre e bom povo indígena. Meu companheiro de missão, o jovem Rafael Weiss, está muito contente em poder compartilhar esses dias com os índios. Ele é uma fraterna companhia.
Creio que amanhã ou domingo retornaremos para Santa Cruz do Sul. Hoje em São Paulo nossa Irmã Bernadete fará sua cirurgia. Rezo para que tudo saia bem e logo ela esteja na missão minas gerais com a Irmã Fátima. Hoje também o Pe. José Carlos celebra seu aniversário de ordenação presbiteral. A ele deixo votos de muita assistência do Espírito Santo em sua missão na Igreja de São Paulo. Deixo daqui desta missão indígena a todos preces de paz e luz!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
MISSÃO INDÍGENA KAINGANG
Ontem às 18h cheguei na Comunidade Indígena de Iraí. Veio comigo o nosso amigo Rafael Weiss, como companhia e motorista, já que tenho minha carteira é vencida desde final de dezembro último. Uma série de pautas me aguarda aqui. O novo cacique JADIR JACINTO, ex-pastor, tem apresentado vários pedidos em prol da comunidade indígena. Também vou me encontrar com o Pe. Silvério, o pároco de Irai e o Prefeito, Sr. Mário. A partir de março vamos colocar pessoas da Fraternidade para residirem na Comunidade Indígena e isso sei que vai ser um avanço em muitos aspectos. Creio que no sábado retornaremos para Santa Cruz do Sul. Ficamos unidos no espírito quaresmal e na prece fraterna. Amém!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Irmã Neusa Piazza escreve de Roma!
Agradeço a querida Irmã Iria Presotto que me enviou o e-mail de Irmã Neusa. Está abaixo a linda notícia da nova missão de Irmã Neusa. Creio que vamos nos comunicar com ela e tê-la em nossas preces na sua nova missão no velho continente.
Caro Pe. Cyzo, que alegria receber este sinal de vida e saber que tudo caminha na Graça do Senhor da Vida como você expressa. Que saudade!
Lembro com carinho a linda e significante experiência que fiz na Fraternidade.
Deixei um pedacinho do coração com a esperança de um dia voltar...
Eu cheguei em Ferentino no dia 29 de janeiro . Estou atuando em um Projeto Social da Caritas em uma Casa de Pronto Acolhimento para mulheres e crianças vitimas de maus tratos, etc... O trabalho è gratificante pois se desenvolve em equipe. Existe uma rede ampla de relações. Faço o papel de Assistente Social e vivo em uma comunidade com mais 2 Irmãs.Quando cheguei tinha 2 mulheres e 5 filhos, hoje temos 1 mulher e 3 filhos. Em breve chegará mais, pois temos uma lista de espera. Não é tão fácil, mas lutar pelo resgate da vida machucada em busca da inclusão, me apaixona e desafia.
Na semana passada tive a graça de brincar na neve com a crianças. Fortuna !
Desde 1986 não se via coisa semelhante. A nossa comunidade se encontra na colina e da janela posso apreciar a neve nas montanhas . É uma linda paisagem para contemplar a Obra do Criador.
Pe. Cyzo lembrei tanto da horta da Fraternidade, pois aqui estou esmolando um pedacinho de terra para trabalhar com as mulheres como laborterapia. Temos alguns sinais de esperança. Eu não sei viver sem a Mãe Terra. Envio meu endereço:
Ir. Neusa Maria Piazza
Via Consolare, 198
03013 Ferentino (FR)
ROMA -ITALIA
Envio um forte abraço do coração a toda Fraternidade.
Como esta a Ir. Aline ?
Pe. Cyzo, obrigada pela nossa amizade e apoio. Que Deus Pai e Mãe abençoe a nossa Fraternidade Palavra e Missão. Com ternura, Ir. Neusa Piazza – De Roma
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Notícias!
Aqui em Santa Cruz do Sul se inicia muitas mudanças, sempre visando o melhor para a missão, especialmente em prol do público alvo assistido. Para partilha e orações:
- Amanhã este padredefraternidade viajará para a missão indígena na aldeia indígena kaingang em Iraí.
- Amanhã este padredefraternidade viajará para a missão indígena na aldeia indígena kaingang em Iraí.
- Ontem a noite chegou em São Paulo nossa Irmã Bernadate Nosso. Ela está na CF da Paróquia São Francisco de Assis. Nesta semana ela será submetida a uma 2a cirurgia no olho. Fazemos votos que tudo ocorra bem e logo mais Irmã Bernadete irá para a missão em Minas Gerais onde atuará este ano com a Irmã Fátima;
- Amanhã 178 adolescentes chegarão no Vale de Nazaré para serem selecionados. Infelizmente serão apenas
140 os que integrarão os programas sociais de 2010;
Hoje cumprimento publicamente o nosso co-frater Pe. José Carlos Stoffel,fpm, que celebra sua vida. A ele nossa estima e prece, com votos de muita vida e muitas alegrias na missão que exerce em São Paulo, junto a Paróquia São Francisco de Assis, em Guaianases. Parabéns!
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Fraterno João Martins,fpm - Dia 21: Sintonia Espiritual Maior!
FR. JOÃO MARTINS
Um testemunho de virtudes cristãs e fraternas a serem
vividas em nossas vidas, enquanto peregrinos neste mundo
Jesus pediu: SEJAM LUZ – Mt 5, 16;
Para mim, refletir sobre as VIRTUDES do nosso querido e Fraterno João Martins é aproximar mais, por um novo caminho, do evangelho de Jesus. Eu disse, em meio às compulsivas lágrimas, minutos antes de fecharmos o caixão com o corpo do nosso amado João, no dia 22.01.2007:
“Querido João, obrigado, pela tua vida que foi sempre cheia de luz!
Obrigado por nos ter amado tanto e sem nenhuma reserva!
Obrigado, pois tua vida foi uma bela página bíblica”
Quando é que nossa vida pode ser comparada a uma página bíblica?
Quando de fato nós fazemos da nossa vida uma LUZ bem viva e sempre com capacidade de iluminar, mesmo em meio às tantas e difíceis ventanias que a vida nos dá. O Fraterno João Martins soube viver a vida com muita serenidade e passava para quem dele estava próximo uma natural claridade e leveza. Sabemos qual é a missão da Escritura, que nosso fraterno soube tão bem compreender e viver: 2ª Timóteo 3, 14-17;
Quando Jesus pede que devamos ser luz no mundo, Ele sabe que vamos encontrar muitas situações de trevas. O cristão deve ser sempre uma LUZ ACESA em meio às nuvens, penumbras e escuridões que o mundo apresenta. Nosso Fraterno João Martins soube ser essa LUZ SEMPRE ACESA. Ele era incapaz de omitir seu faceiro sorriso a um amigo ou a qualquer pessoa, mesmo que desconhecida. A alegria era sua marca registrada e sempre tinha uma palavra dócil, fraterna, tolerante e animadora para as pessoas. Nosso querido João Martins soube ser essa luz que Jesus pede.
Hoje são tantas as nuvens e escuridões que cercam a humanidade. Em escala menor, nas nossas famílias, tantas vezes está ausente a luz. Todos nós buscamos essa luz que nos ajude a caminharmos com segurança e confiança. Sem a luz maior sobre nós, que é o próprio Deus, nosso viver fica confuso e nossa vida fica sem direção. Nosso amado João soube colocar todo o seu coração na luz maior que é o próprio Cristo. A Jesus ele consagrou sua jovem vida e se dispôs ser seu fiel discípulo. Para mim o Fr. João Martins nos ensina a sermos LUZ no nosso peregrinar quando:
- Somos mais fraternos e acolhedores de todos e entre nós mesmos;
- Somos capazes de sorrir, mesmo em meio às dificuldades e provas;
- Sabemos ser um irmão sempre fiel e amoroso com quem convivemos;
- Sabemos perdoar, esquecer à mágoa e olhar mais o outro, como pessoa-
irmã, que como pessoa-problema;
- Sabemos não dar coisas ou fazer bajulação aos outros. Mas darmos a nós mesmos por
inteiro aos outros e se colocar amigavelmente ao lado das pessoas, sejam quem forem;
Escrevo esta breve meditação sobre a virtude da transparência e da leveza na vida do nosso João no inicio da quaresma deste ano de 2010. Assim como o nosso querido Fraterno João Martins, saibamos também nós, viver no nosso próprio ser o que propõe a Mãe Igreja para este tempo:
Desprendimento, vida de oração, mais amor a todos, renúncia a tudo o que não vem de Deus, capacidade de viver a pobreza com alegria e confiança, partilha de nós mesmos pelo sorriso, pelo abraço e pela acolhida aos que nos cercam. Amor incondicional à Palavra de Deus e aos que sofrem. Neste 21.02, João nos diz: “Não tenhais medo. Sejais luz!”.
Ajude-nos ó Deus, que os valores e virtudes que viveu o querido Irmão João, seja também para nós o nosso caminhar e o nosso viver hoje. Pedimos-te ó João, que diante do Trono do Deus Amoroso, sejas tu nosso intercessor pelas nossas famílias, nossos jovens e pela nossa Fraternidade. Amém!
Pe. Cyzo Assis Lima,fpm
Meditação lida na Santa Missa de hoje no Vale de Nazaré
sábado, 20 de fevereiro de 2010
LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA
PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 07
1º Domingo da Quresma
1ª Leitura – Deuteronômio 26, 4-10
Salmo responsorial 90
2ª Leitura – Romanos 10, 8-13;
Evangelho – Lucas 4, 1-13;
Na primeira leitura aparece o velho credo de Israel. Veja que evolução de fé traz este credo primitivo: “Meu pai era um arameu errante... Os egípcios nos maltrataram”. É preciso atenção para perceber a construção comunitária. Do singular – um arameu errante - passa-se logo ao plural – os egípcios nos maltrataram - A fé pode partir de um ato individual, mas jamais aí ficar estacionada. Ela sempre levará à comunidade e dessa a todo o povo. Assim é a origem da fé de Israel. Essa é a fé que Jesus professou com seu povo no seu tempo e da qual somos herdeiros. Nesse credo aparece a memória histórica: éramos escravos, oprimidos, sem liberdade, sem dignidade. Uma fé que omite ou descuida da memória (anaminesis) não é uma fé que liberta e salva e jamais poderia estar relacionada com a escritura sagrada.
O sacerdote leva a oferenda até o altar, os frutos da mãe terra, do trabalho humano, e após ofertá-lo, inclina-se na presença de Deus e somente a Ele se adorará. Desde o primitivo Israel se cuidou para evitar a idolatria, tão comum e tão aceita nos tempos de hoje nas mais disfarçadas formas.
Na 2ª Leitura Paulo vai no cerne da questão: A Palavra de Deus. Sem a Palavra qualquer prática religiosa carece de fundamento e de seriedade espiritual. A Palavra nos levará ao conhecimento pleno da Pessoa de Jesus Cristo, o salvador.
Este texto de Romanos é o mais caro aos irmãos de confissão protestante. Desde Lutero, ele é adotado sem nenhum medo e graças a ele milhões de homens e mulheres nas comunidades evangélicas puderam dar um sentido bem mais profundo às suas vidas e adquiriram a salvação. Só o Nome de Jesus salva e nenhum outro nome na face da terra.
No evangelho deste domingo Lucas nos apresenta Jesus vencendo cada uma das 3 terríveis tentações. Jesus não se deixa negociar, o que é próprio dos filhos de satanás. Jesus não aceita o “jeitinho” e nem nenhum tipo de mágica e muito menos usar a fé em prol de qualquer interesse pessoal. Essas tentações voltaram mais tarde sobre os discípulos de Jesus e alguns deles não foram fortes na fé o suficiente para vencê-las.
Não estaria a Igreja hoje e tantos cristãos se submetendo a essas mesmas tentações as quais Jesus repeliu com firmeza? Sabe-se que o diabo usa os mais incríveis meios e mutretas para enganar e trapacear, com o objetivo de enfraquecer a caminhada do Reino neste mundo. Teresa de Ávila muito cedo aprendeu a conhecer os mecanismos diabólicos no seu tempo, as vezes estando dentro da própria Igreja de forma bem disfarçada. Ela chegou a esta incrível síntese quanto ao demo:
“O Diabo faz tudo o que pode para afastar quem
inicia seu caminho na Graça de Deus”
Falta-nos mais atenção as ações diabólicas nos tempos atuais. Somos tão superficiais, distraídos, “ocupados” que não cultivamos melhor nossa interioridade.
É através do silêncio, do deserto, da oração, do jejum, da centralidade é que percebemos as forças da Graça ou da desgraça em nós ou sobre nós ou próximas de nós.
A quaresma é tempo de descobrirmos o quanto temos que mudar para estarmos mais em sintonia verdadeira, límpida e fiel com o nosso Deus.
Deixo este belo texto-poema em espanhol, sobre a quaresma, que recebi esta semana de minha querida e meiga prima, a Eliane, que há algum tempo vive na Espanha. A ela meu muito obrigado. Vale a pena interiorizá-lo, mesmo que não sabemos totalmente o espanhol:
"Éste es un tiempo para convencidos.
Tiempo de entrenamiento, de ejercicio y de lucha;
Tiempo de entrenamiento, de ejercicio y de lucha;
de mochila ligera y paso rápido.
Tiempo de camino y discernimiento,
de conversión y compromiso, de pruebas y encuentros en el desierto,
en la estepa, en el silencio.
Es el tiempo de los proyectos de vida,
Es el tiempo de los proyectos de vida,
de las decisiones y desmarques;
a veces, de las transfiguraciones.
Tiempo de humanidad rota y dividida
Tiempo de humanidad rota y dividida
que anhela el paraíso o la tierra prometida.
Tiempo de tentaciones, tabores y conversiones,
Tiempo de tentaciones, tabores y conversiones,
traspiés, heridas y cegueras, perdones,
restauraciones y agua viva.
¡Todo en sólo cuarenta días!
Éste es el tiempo de las personas nuevas,
¡Todo en sólo cuarenta días!
Éste es el tiempo de las personas nuevas,
de las que han soltado el lastre de ídolos secretos
y falsas vanidades y ya sólo anhelan misericordia y abrazos del Padre."
FLORENTINO URIBARRI
BOM FINAL DE SEMANA!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Visita fraterna em vista de parceria na missão social!
Ontem às 11h recebemos a fraterna visita de nossa amiga e parceira Vera Backes e do Sr. Gustavo Angeli (foto), empresário paulista na área de restaurantes em Santa Cruz do Sul. O Sr. Gustavo é o dono da Pizzaria La Fiamma e para final de março ele organizará um evento no seu restaurante em prol da missão do Instituto Humanitas Fraternidade em Santa Cruz do Sul. Mais informações sobre esse evento aqui serão posteriormente publicadas.
Um conjunto de eslaides foi mostrado aos visitantes, ajudando eles a compreenderem o conjunto de nossa vida e missão a serviço da Igreja e dos pobres. No final da apresentação, nossos visitantes almoçou com os membros da Comunidade Fraterna no Vale de Nazaré. A eles nosso fraterno obrigado por apoiar nossa missão social em Santa Cruz do Sul.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
PROPOSTAS PARA UM JEJUM QUARESMAL NOS TEMPOS ATUAIS*
Quantos dias você pode viver sem celular e sem ligar o computador?
Deixe de comer carne ao menos uma vez por semana.
Não só na quarta-feira de cinzas ou na sexta-feira santa.
Estabeleça uma meta de economia de energia elétrica.
Troque refrigerantes por água, suco ou chá.
Evite ao máximo o uso de sacolas plásticas.
Forre as cestinhas do banheiro e pequenas lixeiras por papel jornal.
Leve uma bolsa de algodão para o supermercado.
Posso renunciar o consumo de bebidas alcoólicas nesta quaresma?
Para os fumantes: quantos cigarros a menos?
Para os que se preocupam exageradamente com a aparência:
podemos renunciar o consumo de cosméticos e outras coisas do gênero?
Balas, chocolates, guloseimas com alta taxa de açúcar podem ficar de lado.
Para quem tem o costume de parar em lancherias:
podemos renunciar aqueles lanches baseados em frituras e extremamente gordurosos.
Desligue a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.
FAÇA AS CONTAS E TROQUE TUDO POR UM GESTO DE SOLIDARIEDADE NA COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NO DOMINGO DE RAMOS. SUA SAÚDE, OS POBRES E O PLANETA AGRADECEM!
* O Texto acima foi enviado meu pelo co-frater, Pe. José Carlos Stoffel,fpm que compartilha sua vida e missão com demais fraternos e fraternas na Zona Leste de São Paulo. A ele meu fraterno obrigado e creio que o texto nos desafia a uma quaresma mais concreta e mais palpável.
* O Texto acima foi enviado meu pelo co-frater, Pe. José Carlos Stoffel,fpm que compartilha sua vida e missão com demais fraternos e fraternas na Zona Leste de São Paulo. A ele meu fraterno obrigado e creio que o texto nos desafia a uma quaresma mais concreta e mais palpável.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Tempo Quaresmal = Tempo de Purificação!
Aqui no Vale de Nazaré estamos com muitos ajeitamentos. Hoje na alegria e na Fraternidade celebramos o 3o Aniversário de Ordenação Presbiteral do Pe. Adalberto Ronconi,fpm. Com as Mães Amigas do Vale de Nazaré celebramos as 16h a eucaristia de ação de graças do Pe. Adalberto e a imposição das cinzas. A noite Pe. Adalberto e o Fr. Edmilson vão marcar presença na missa de cinzas na Comunidade Santo Inácio. Que neste tempo de quaresma nos achegamos mais e mais ao Bom Deus com um coração contrito e uma interioridade aberta à purificação. Votos de boa semana! Amém!
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
DIA DE CARNAVAL - A carne vai ou fica?
Hoje aqui em Santa Cruz do Sul temos um clima bem agradável. O infernal calor deu lugar a uma temperatura em torno de 16 graus. Há uma chuva mansa, calma, intercalada com momentos de pausa. Neste espírito todos nós, discípulos do Senhor da Vida, vamos sair as 10h e retornar às 16h. Faremos uma pausa de todas as diversas pautas. Sou testemunho do muito trabalho que os fraternos aqui têm feito desde que retornaram de São Paulo.
Hoje a tarde chegará ao Vale de Nazaré o Everaldo Lasch, ex formando da Fraternidade. Ele insiste que eu o receba e quer abrir um diálogo conosco. Diz que o mundo lá fora não é mesmo o seu lugar. Vamos recebê-lo com fraternura e que o Santo Espírito nos ajudem no discernimento. Ele retorna na 6a feira à sua casa próximo de São Sepé aqui no Rio Grande.
Na próxima quinta-feira o Vale de Nazaré irá acolher 184 adolescentes que se inscreveram para o Projeto Crescer Sempre na edição de 2010. Será feita uma integração e neste mesmo dia a seleção dos 80 que irão entrar. Meu Deus, que multidão de adolescentes buscando uma chance e um futuro com maior segurança. Ajude-nos sempre Senhor da Vida.
Bom feriado para você e lembre-se: alegria é parte determinante da existência. Sem ela é como vestir uma camisa sem alguns botões. A camisa pode ser bonita, mas fica desajeitada. Com preces! Amém!
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Procurai as coisas do Alto!
O Senhor Jesus disse que ELE É A LUZ e que nós também podemos e devemos nos tornar LUZ DO MUNDO. Na verdade esse é um claro mandato do Senhor: Vós sois a LUZ do mundo! (Mt 5,14)
Como ser luz em meio a tantas 'escuridões'? Taí o desafio para quem quer viver a fé com maior profundidade e leveza. A luz é algo leve e que atrai, que orienta, que indica um caminho e mostra um porto seguro, onde se pode confiar. Ajuda-nos Senhor a sermos um pouquinho da luz que vem de tua DIVINA LUZ. Amém!
domingo, 14 de fevereiro de 2010
BOM DOMINGO E DIAS DE VERDADEIRA ALEGRIA SOCIAL!
Aqui no sul o calor é quase sufocante. Ontem a noite nossa Comunidade Fraterna do Vale de Nazaré marcou presença na posse do Pe. Rogério Kunrath, como pároco da Paróquia Espírito Santo, que substitui o Pe. Clécio Henckes que retorna à missão no Mato Grosso. Nesta semana que passou tive reuniões com Dom Sinésio e Pe. Zeno Rech, em função de vários encaminhamentos internos de nossa Fraternidade. Amanhã toda a manhã teremos o 1o Encontro dos Funcionários no Vale de Nazaré de 2010, onde várias questões serão trabalhadas e uma nova coordenação será organizada.
Também ontem a noite tive a graça em conhecer um empresário paulista que faz sucesso no ramo de restaurantes aqui em Santa Cruz do Sul. Ele quer fazer proximamente uma ação solidária em prol dos programas do Instituto Humanitas Fraternidade. Agradeço a Vera Backes e ao Ricardo, seu companheiro, por essa articulação.Mais notícias sobre esta pautas ainda vou hospedar aqui.
E no meio disso grande parte da população brasileira vive intensamente o carnaval nas grandes cidades. Não se pode viver a vida sem a integração social e sem a alegria. Aí está para mim uma das belas razões do carnaval.
BOM DOMINGO E ABENÇOADA SEMANA!
sábado, 13 de fevereiro de 2010
LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA
PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 06
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura Jeremias 17, 5-8; Salmo 01; 2ª Leitura 1º Coríntios 15, 12.16-20;
Jeremias – O Profeta Inquieto
“Maldito o homem que confia no homem” – Exagero do profeta? Não.
Ele mesmo passou por experiências terríveis montadas a partir de projetos meramente humanos (Exílio); Sabe-se de tanta gente que confia tão somente em pessoas e nelas buscam o sentido de suas vidas. Um exemplo é determinadas categorias políticas que fazem tudo para que os pobres continuem iludidos em suas vãs promessas. Ou ainda certas “entidades religiosas” que procuram fazer com que seus humanos líderes sejam mais ‘adorados’ que o próprio Deus.
Há na pregação do profeta o oposto do negativo: “Bendito o homem (a pessoa) que confia no Senhor”. Aqui o Senhor é o Deus libertador, o Deus da vida. Os que confiam no Senhor, mesmo nas mais terríveis provações saberão resisitir e suas vidas jamais serão áridas, estéreis ou inúteis. Essas pessoas serão, mesmo no ‘humano fracasso” vitoriosas, pois estão apoiadas em Deus.
Ainda vale refletir as ricas imagens poéticas e ecológicas que Jeremias usa neste texto. Seria hoje esse profeta um partidário da luta pelo meio ambiente, pela OIKOS = Casa de todos?
O Salmo 01 parece ter saído deste texto de Jeremias. Na verdade a fonte é sempre a mesma: A história do povo de Deus na luta e caminhada para uma nova sociedade;
2ª Leitura – Omito hoje a reflexão sobre ela;
Evangelho de Lucas
Jesus desce da montanha.
Estava ELE em oração antes de fazer incrível pregação?
Com seus discípulkos para num lugar plano. Há um nível comum para todos nesta cena;
Gente de quatro lugares diferentes forma a multidão para ouvir o Mestre da Palavra;
Olhando no rosto dos discípulos Jesus prega 4 BENÇÃOS e 4 MALDIÇÕES;
Os discípulos precisam entender que a missão deles será de fato entre bênçãos (Luzes) e maldições (Trevas). Incrível: Para cada bênção Jesus constróe uma maldição.
Tenho meus dois pés para trás quando vejo práticas religiosas que só ficam no nível de bênçãos e jamais enfrentam as maldições a serem repelidas, denunciadas e esvaziadas.
BEM AVENTURADOS – Pode ser dito: Abençoado aquele que se lança numa aventura boa. A palavra VENTO está inserida dentro dessas bênçãos. Não há verdadeiramente bênçãos sem o Espírito Santo de Deus, o seu Divino Sopro;
BEM AVENTURADOS (ABENÇOADOS) SÃO:
- Os pobres: Eles terão o Reino!
- Os famintos: Eles terão a fartura!
- Os que choram: Eles irão rir!
- Os perseguidos: Eles ficarão livres!
São quatro as grandes maldições (Duros Ais):
- Ai de vós, os ricos – Acumuladores de matérias e vazios de espírito;
- Ai de vós os fartos – Os que estão cheios de consumismo e excessos;
- Ai de vós zombadores – Terão suas pagas;
- Ai de vós os ídolos do mundo – Vocês brincam com os incentes e os manipulam;
Não se tem espaço aqui para uma discussão maior. Mas ficam perguntas a serem refletidas:
- Quem são os pobres hoje? Na teologia e na eclesiologia são sempre citados e nas práticas pastorais sempre esquecidos. Precisamos pensar nas massas humanas atiradas nas oceanicas favelas: sem teto, sem empregos, sem saúde, sem educação, sem paz, sem....
Quem são os ricos? Esses entram todo o momento em nossas casas através de suas diversões e de seu excesso de consumo. Basta parar perceber como a mídia e toda a tecnologia está a serviço dos comerciais interesses dos ricos.
Jesus deixa claro sua posição: Bênçãos para os pobres e sofredores, que são vítimas e que precisam de justiça e vida. Maldições para os ricos, que só sugam e vivem fartamente felizes ao lado da sangria e da dor dos milhões de machucados.
Afinal o rico não terá nenhuma chance? Veja em Lucas 19;
Claro que sim: Basta fazer como o rico Zaqueu. Dar a metade dos seus ilegais bens, que são frutos de em negócios excusos (não pagar impostos por exemplo) aos pobres e do que sobrar quatro partes ser partilhada novamente. Será se algum rico vai fazer isso hoje?
Que o Senhor nos ajuda a não sermos merecedores de nenhuma maldição. Amém!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
De volta ao Vale de Nazaré
Olá gente querida de perto e de longe. Há pouco celebramos a santa eucaristia com nossos colaboradores em Santa Cruz do Sul. Recomeçamos com ELE que nos lembram: SEM MIM NADA PODEIS FAZER (João 15,5). Me surpreende o alto número de inscritos para o Projeto Crescer Sempre deste ano: 174 adolescentes de 09 a 17 anos de todos os bairros carentes da zona sul da cidade de Santa Cruz do Sul. Precisamos incrementar novas parcerias para que possamos atender bem e ajudar que para esses adolescentes abram-se janelas para sua vidas. Em pauta temos novos ajustes a serem feitos no momento para que com o mínimo de boa estrutura e da forma mais econômica possível se atenda bem neste ano nossa grande missão social aqui em Santa Cruz do Sul. Obrigado aos parceiros e parceiras que sempre acreditam em nosso trabalho e aliam forças para a cultura da vida. Que a Bênção do DEUS AMOROSO esteja sobre você, sua família e sobre os que sofrem. Amém!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Retornos dos fraternos e fraternas!
Como somos um carisma bíblico-missionário, estamos sempre em peregrinação. Alguém imagina a história do povo de Deus no mundo bíblico sem idas e vindas? Basta ler a história bíblica e sabe-se que a Palavra de Deus vivia de tendas em tendas, de cidades em cidades até que um dia ficou “guardada” no grande Templo em Jerulasém.
Nós, por sermos poucos, e por isso mesmo sempre muito sobrecarregados, precisamos muitas vezes estar na estrada. Agora no espírito “pós retiro anual”, aos poucos todos voltam aos seus diversos campos de vida e missão.
De volta a Minas Gerais: Irmã Fátima chegou ontem em Minas Gerais de volta à missão. Logo mais vai estar com ela a Irmã Bernadete Nosso, que no momento encontra-se no seu estado, Espírito Santo, numa fila para uma cirurgia nos olhos.
Rio Grande do Sul:
Ontem chegou em São Leopoldo a Irmã Maria José e em Santa Cruz do Sul o Fraterno Edmilson Soares. Amanhã este padredefraternidade viajará para Santa Cruz do Sul. Também viajam para o mesmo destino: Pe. Adalberto Ronconi, Fraterno Carlos Javier, Ezequiel Medina, Newton Oliveira e Alex Bobadilla. Todos têm o Vale de Nazaré como chegada.
Hoje participamos (Pe. Cyzo, Pe. José Carlos Stoffel e Pe. Pedro Moerschberger) da reunião do clero da diocese de São Miguel Paulista. Num clima de muita co-responsabilidade presbiteral fomos muito bem assessorados quanto ao tema da próxima Campanha da Fraternidade: Economia e vida.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
domingo, 7 de fevereiro de 2010
LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA
PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 06
Isaías nos diz que devemos ter os lábios purificados, queimados, preparados para dar o beijo do amor. Como é difícil nos submetermos a esta purificação maior. De lábios purificados jamais sairão palavras de ofernsa ou de desamor.
As leituras bíblicas deste V Domingo do Tempo Comum são:
1ª Leitura: Isaías 6, 1-8 – Sl 137 - 2ª Leitura: 2ª Coríntios 15, 1-11 ou 3-8.11
Isaías nos diz que devemos ter os lábios purificados, queimados, preparados para dar o beijo do amor. Como é difícil nos submetermos a esta purificação maior. De lábios purificados jamais sairão palavras de ofernsa ou de desamor.
Só Deus é o Santo! Para se achegar na presença do Santo é preciso que tenhamos palavras dóceis, limpídas, puras e que brotam de um coração terno e justo, passando por lábios purificados.
O Salmo 137 reza que Deus acolhe as palavras que saem de lábios puros e que de fato elas partam do coração.
Na 2ª leitura Paulo faz uma análise do seu trabalho e do trabalho da Igreja nascente no seu tempo. Em síntese, o olhar do grande apóstolo é de que tudo é GRAÇA. Essa é a visão que infelizmente falta a tantos de nós cristãos deste tempo: Comfiar na Graça de Deus. As vezes trabalha-se na Igreja como se ela fosse uma empresa, com seus diversos departamentos e chefias. Tais chefias nem sempre permitem serem submetidas à força da Graça.
No evangelho tão conhecido da Igreja de hoje, pois ele foi amplamente refletido quando da entrada do Novo Milênio, vemos Jesus desafiando seus seguidores a aprenderem missionariamente a trabalharem juntos, em parceria, a buscarem os meios que levam a uma profundeza necessária na evangelização. O Senhor nos ajuda a compreender que nem sempre nós trabalhamos de forma eficaz: “trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Como tem sido diícil adotar nas diversas pastorais métodos avaliativos sérios e eficazes. Repete-se muitas vezes as mesmas formas, muitas vezes esvaziadas de paixão reinocêntrica e de amor pela vida dos sofredores e das tantas vítimas que estão aí na frente das igrejas.
Meu Deus, até quando tantos e tantas vão permanecer no mero verniz da evangelização?
Com tais venizes qualquer chuvinha lava tudo em pouco tempo e volta-se de novo a estaca zero. Há poucos dias o Papa Bento VXI pediu que os evangelizadores buscassem urgente novas formas de anunciar a fé cristã. Há uma crise e que muitos teimam em não vê-la. Mas sabe-se da crescente indiferença cristã em todo o mundo para a mensagem do evangelho e o contínuo esvaziamento das igrejas, especialmente na Igreja Católica Romana. Certamente é pelo fato dos métodos adotados não levarem de fato à águas mais profundas como desafia o Senhor da Vida. Por outro lado sabe-se de pouca e séria gente na Igreja que faz um gigantesco esforço para levá-la a um compromisso missionário maior. Oremus!
Com tais venizes qualquer chuvinha lava tudo em pouco tempo e volta-se de novo a estaca zero. Há poucos dias o Papa Bento VXI pediu que os evangelizadores buscassem urgente novas formas de anunciar a fé cristã. Há uma crise e que muitos teimam em não vê-la. Mas sabe-se da crescente indiferença cristã em todo o mundo para a mensagem do evangelho e o contínuo esvaziamento das igrejas, especialmente na Igreja Católica Romana. Certamente é pelo fato dos métodos adotados não levarem de fato à águas mais profundas como desafia o Senhor da Vida. Por outro lado sabe-se de pouca e séria gente na Igreja que faz um gigantesco esforço para levá-la a um compromisso missionário maior. Oremus!
BOM DOMINGO E ABENÇOADA SEMANA A VOCÊ E AOS QUE VOCÊ AMA CADA DIA!
Assinar:
Postagens (Atom)