PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 08
II Domingo da Quaresma – 28 de fevereiro de 2010
1ª leitura: Gênesis 15, 5-12.17-18;
Salmo 26
2ª leitura : Filipenses 3,17-4,1
Hoje a liturgia nos inseri no mistério da Transfiguração do Senhor. Numa comunidade popular escutei um ministro ensinar que a transfiguração é o mesmo que mudar de figura. Uma pessoa estava comigo e achou errado. Eu pedi que ao chegar à casa que ela olhasse o dicionário. Por fim, o dicionário deu toda a razão ao esforçado ministro. Transfigurar é mais que mudar de figura, é mudar de estrutura, é uma metamorfose total. Será por que Jesus se transfigurou diante dos seus três super-apostólos?
Na primeira leitura Deus garante a Abrão a posse da terra. Deus faz com Abraão – e com você, comigo, com quem vai nascer amanhã – uma ALIANÇA. Gênesis não cansa de dizer que nosso Deus é um Deus ALIADO, que se coloca junto, do lado da gente, que se torna amigo e caminhante conosco. Que tal darmos um tempinho de reflexão sobre a ALIANÇA? Quando sabemos que somos povo da ALIANÇA nasce em nós uma ESPERANÇA MAIOR e não temos o direito de ficarmos sem rumo, mesmo quando parece que não se tem luz no fim do túnel, ou quando parece que mesmo o túnel não tem fim. A leitura termina dizendo que Deus garante a posse da terra e não fala do céu, de salvação para Abrão. Isso Deus fará depois. Antes se precisa viver como filhos e imagem de Deus. Naquela época uma forma de viver como gente era ter a terra para sobreviver.
Na 2ª leitura vemos um velho Paulo cheio de carinho. Paulo estar super sororal. Emociona-me o versículo do texto em 4,1 onde Paulo extravasa todo o seu amor aos seus queridos irmãos. Meu Deus, como é tão difícil hoje nas dioceses, congregações, famílias, clubes de pessoas, sentir esse enorme e ilimitado amor. Não disse que não existe. Mas é difícil encontrar com toda esta intensidade: meus irmãos, a quem quero bem, dos quais sinto saudades, minha alegria, minha coroa, meus amigos. E olha que Paulo era bem durão nas relações. Mas ser durão não significa não saber amar. A verdadeira FIRMEZA sempre está de mãos dadas com a TERNURA.
Paulo ajuda a comunidade de Filipo a discernir entre o que de fato é mundano e o que é divino. Muitos cristãos também hoje não sabem fazer essa diferença, falando no nome de Jesus, mas fazendo negócios escusos, dizendo que ama a Deus, mas que entra em pânico quando a conta bancária começa a abaixar. Como é difícil viver no mundo sem se deixar dominar pelo ‘espírito´ mundano. Para ter a capacidade em vencer o espírito mundano, inda mais na cultura consumista e hedonista de hoje, só mesmo aplicando na vida da gente, com toda coragem e determinação, o que o velho Paulo pede aos filipenses: “Continuai firmes no Senhor”.
Neste texto do evangelho Lucas parece um cineasta moderno. Cuida de cada detalhe, de cada som, de cada cena. O principal está na voz que vem da nuvem, voz de Deus, que testemunha aos apóstolos o amor do Pai à Pessoa de Jesus. Jesus quer deixar bem claro aos seus sonolentos seguidores que ELE é AMADO pelo Pai. É esse amor que fará com que Jesus vencerá todas as forças anti-Reino, até mesmo a morte. Na maior parte de nossas pobres vidas estamos também sonolentos, “entorpecidos” de tantas coisas, `amores e sabores´, que não ouvimos a voz do querido ABBA , do DEUS AMOR, dizendo bem alto, pelos fatos, pela Graça, de que somos filhos e filhas AMADOS.
Eis aí um dos grandes problemas da atualidade: poucas vezes ouvimos que de fato somos amados. Como não ouvimos buscamos e inventamos substitutos para essa carência maior. Como viver sem esta certidão de que nos sentimos realmente amados? Saber-se amado é tão importante como saber que ao chegar em casa encontraremos pessoas queridas que dirão: Que bom que chegou, seja bem vindo, alegra-nos tua fraterna presença! O amor é essa força que tira de nós o que há de melhor em nós. O desamor é também uma força e tira de nós o que há de pior em nós.
Jesus dá uma lição aos seus três principais apóstolos sonolentos:
É impossível fazer MISSÃO sem AMOR. É terrível querer estar na MISSÃO mas fazê-la sem sentir-se amado ou amada. Neste caso é melhor não fazê-la, pois irá fazê-la de forma inconseqüente e infrutífera.
Por fim não basta ser AMADO. É preciso testemunhar, divulgar, semear, espalhar o AMOR AMADO. Por isso que Deus diz: ESCUTAI-O! Jesus vai o tempo todo em sua vida e missão falar do AMOR DO PAI. Ele não sabe estar um instante sem uma profunda sintonia e comunhão com o Pai. É essa comunhão com o Pai que trará as devidas curas, a luz, a coragem, a força e vida nova de que precisa tanto este mundo meio baqueado que temos hoje. Isso rezamos e está bem claro no Salmo 26 desta liturgia.
Minha pobre oração diz hoje:
Ajuda-me ó DEUS AMOROSO (não rezei Deus Poderoso), que eu sinta sempre, e sempre mais o teu gratuito e ilimitado amor. Permita-me que eu me transforme través dele e por ele, o teu amor que é fonte e que é a GRANDE BÊNÇÃO que jamais cessa de abençoar e transformar. Amém!
"A medida do amor é amar sem medida."
Um comentário:
Querido padre Cyzo, belas reflexões!
A vida requer que vivamos de acordo como Deus quer e espera de nós, e não necessariamente como nós queremos. Isso me lembra o profeta Jonas que fugiu diversas vezes da verdadeira missão, e fugindo sofreu, mas se reencontrou tempos depois.
Aproveito para expor minha situação de hoje, o que senti e vivi, e vivo em cada dia: O estar só embora rodeada de seres humanos. O fato de eu não ouvir me coloca no estar só em meio aos ouvintes. A primeira impressão que fica é aquela de que ninguem ali se importa comigo, não tem paciencia para conversar ou não gosta da idéia da inclusão dos Surdos. É a primeira impressão.
Mas logo mais lembro que Deus é amor, e Ele próprio foi rejeitado e negado pelos seus. Lembro que existem anjos, e eles nos protegem e nos guarda.
A lição do ser Surda deixa para o dever de aprender a não esperar nada dos outros e conviver na certeza de que Deus Pai nos ama e nos ampara. E é nessa certeza que consigo conviver dia após dia no seio social.
Estamos no tempo da quaresma, tempo de tomar alguma atitude para crescer na escada do "nascer do alto e do espírito". Que Deus, em seu imenso e incalculável amor nos ampare em nossas fraquezas temporais e espirituais e nos guie sempre pelo seu caminho.
Jesus eu confio em vós!
Postar um comentário