FR. JOÃO MARTINS
Um testemunho de virtudes cristãs e fraternas a serem
vividas em nossas vidas, enquanto peregrinos neste mundo
Jesus pediu: SEJAM LUZ – Mt 5, 16;
Para mim, refletir sobre as VIRTUDES do nosso querido e Fraterno João Martins é aproximar mais, por um novo caminho, do evangelho de Jesus. Eu disse, em meio às compulsivas lágrimas, minutos antes de fecharmos o caixão com o corpo do nosso amado João, no dia 22.01.2007:
“Querido João, obrigado, pela tua vida que foi sempre cheia de luz!
Obrigado por nos ter amado tanto e sem nenhuma reserva!
Obrigado, pois tua vida foi uma bela página bíblica”
Quando é que nossa vida pode ser comparada a uma página bíblica?
Quando de fato nós fazemos da nossa vida uma LUZ bem viva e sempre com capacidade de iluminar, mesmo em meio às tantas e difíceis ventanias que a vida nos dá. O Fraterno João Martins soube viver a vida com muita serenidade e passava para quem dele estava próximo uma natural claridade e leveza. Sabemos qual é a missão da Escritura, que nosso fraterno soube tão bem compreender e viver: 2ª Timóteo 3, 14-17;
Quando Jesus pede que devamos ser luz no mundo, Ele sabe que vamos encontrar muitas situações de trevas. O cristão deve ser sempre uma LUZ ACESA em meio às nuvens, penumbras e escuridões que o mundo apresenta. Nosso Fraterno João Martins soube ser essa LUZ SEMPRE ACESA. Ele era incapaz de omitir seu faceiro sorriso a um amigo ou a qualquer pessoa, mesmo que desconhecida. A alegria era sua marca registrada e sempre tinha uma palavra dócil, fraterna, tolerante e animadora para as pessoas. Nosso querido João Martins soube ser essa luz que Jesus pede.
Hoje são tantas as nuvens e escuridões que cercam a humanidade. Em escala menor, nas nossas famílias, tantas vezes está ausente a luz. Todos nós buscamos essa luz que nos ajude a caminharmos com segurança e confiança. Sem a luz maior sobre nós, que é o próprio Deus, nosso viver fica confuso e nossa vida fica sem direção. Nosso amado João soube colocar todo o seu coração na luz maior que é o próprio Cristo. A Jesus ele consagrou sua jovem vida e se dispôs ser seu fiel discípulo. Para mim o Fr. João Martins nos ensina a sermos LUZ no nosso peregrinar quando:
- Somos mais fraternos e acolhedores de todos e entre nós mesmos;
- Somos capazes de sorrir, mesmo em meio às dificuldades e provas;
- Sabemos ser um irmão sempre fiel e amoroso com quem convivemos;
- Sabemos perdoar, esquecer à mágoa e olhar mais o outro, como pessoa-
irmã, que como pessoa-problema;
- Sabemos não dar coisas ou fazer bajulação aos outros. Mas darmos a nós mesmos por
inteiro aos outros e se colocar amigavelmente ao lado das pessoas, sejam quem forem;
Escrevo esta breve meditação sobre a virtude da transparência e da leveza na vida do nosso João no inicio da quaresma deste ano de 2010. Assim como o nosso querido Fraterno João Martins, saibamos também nós, viver no nosso próprio ser o que propõe a Mãe Igreja para este tempo:
Desprendimento, vida de oração, mais amor a todos, renúncia a tudo o que não vem de Deus, capacidade de viver a pobreza com alegria e confiança, partilha de nós mesmos pelo sorriso, pelo abraço e pela acolhida aos que nos cercam. Amor incondicional à Palavra de Deus e aos que sofrem. Neste 21.02, João nos diz: “Não tenhais medo. Sejais luz!”.
Ajude-nos ó Deus, que os valores e virtudes que viveu o querido Irmão João, seja também para nós o nosso caminhar e o nosso viver hoje. Pedimos-te ó João, que diante do Trono do Deus Amoroso, sejas tu nosso intercessor pelas nossas famílias, nossos jovens e pela nossa Fraternidade. Amém!
Pe. Cyzo Assis Lima,fpm
Meditação lida na Santa Missa de hoje no Vale de Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário