“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

domingo, 7 de fevereiro de 2010

LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA

  PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "ÁGUA MORNA" - 06  


As leituras bíblicas deste V Domingo do Tempo Comum são:
1ª Leitura: Isaías 6, 1-8 – Sl 137 -  2ª Leitura: 2ª Coríntios 15, 1-11 ou 3-8.11


Isaías nos diz que devemos ter os lábios purificados, queimados, preparados para dar o beijo do amor. Como é difícil nos submetermos a esta purificação maior. De lábios purificados jamais sairão palavras de ofernsa ou de desamor.
Só Deus é o Santo! Para se achegar na presença do Santo é preciso que tenhamos palavras dóceis, limpídas, puras e que brotam de um coração terno e justo, passando por lábios purificados.

O Salmo 137  reza que Deus acolhe as palavras que saem de lábios puros e que de fato elas partam do coração.

Na 2ª leitura Paulo faz uma análise do seu trabalho e do trabalho da Igreja nascente no seu tempo. Em síntese, o olhar do grande apóstolo é de que tudo é GRAÇA. Essa é a visão que infelizmente falta a tantos de nós cristãos deste tempo: Comfiar na Graça de Deus. As vezes trabalha-se na Igreja como se ela fosse uma empresa, com seus diversos departamentos e chefias. Tais chefias nem sempre permitem serem submetidas à força da Graça.

No evangelho tão conhecido da Igreja de hoje, pois ele foi amplamente refletido quando da entrada do Novo Milênio, vemos Jesus desafiando seus seguidores a aprenderem missionariamente a trabalharem juntos, em parceria, a buscarem os meios que levam a uma profundeza necessária na evangelização. O Senhor nos ajuda a compreender que nem sempre nós trabalhamos de forma eficaz: “trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Como tem sido diícil adotar nas diversas pastorais métodos avaliativos sérios e eficazes. Repete-se muitas vezes as mesmas formas, muitas vezes esvaziadas de paixão reinocêntrica e de amor pela vida dos sofredores e das tantas vítimas que estão aí na frente das igrejas.

Meu Deus, até quando tantos e tantas vão permanecer no mero verniz da evangelização? 
Com tais venizes qualquer chuvinha lava tudo em pouco tempo e volta-se de novo a estaca zero. Há poucos dias o Papa Bento VXI pediu que os evangelizadores buscassem urgente novas formas de anunciar a fé cristã. Há uma crise e que muitos teimam em não vê-la. Mas sabe-se da crescente indiferença cristã em todo o mundo para a mensagem do evangelho e o contínuo esvaziamento das igrejas, especialmente na Igreja Católica Romana. Certamente é pelo fato dos métodos adotados não levarem de fato à águas mais profundas  como desafia o Senhor da Vida. Por outro lado sabe-se de pouca e séria gente na Igreja que faz um gigantesco esforço para levá-la a um compromisso missionário maior. Oremus! 
BOM DOMINGO E ABENÇOADA SEMANA A VOCÊ E AOS QUE VOCÊ AMA CADA DIA!

4 comentários:

ghu disse...

Querido padre, já adicionei seu novo blog! E que show todo o escrito! A liturgia diária só tem a acrescentar a semente do amor de Deus em nosso cotidiano! Parabéns e obrigada pela iniciativa! Um abraço fraterno!

Marta disse...

"Seus olhos, Senhor,percorrem toda a terra para que Tu possas apoiar fortemente aquele cujo coração é totalmente Teu. Sonda meu coração."
... Padre Cizo,esteve conosco o nosso irmão e amigo Ezequiel marcando presença também na comunidade São Francisco.
Muito obrigada! Por nos proporcionar tanta alegria!
Um carinhoso abraço!

ghu disse...

Que maravilha esse novo blog, afinal a palavra de Deus nos transmite a lição de amor e exige que também sejamos seus colaboradores. Padre Cyzo parabéns pela iniciativa e dedicação!

ghu disse...

Copio aqui a linda oração que encontrei no antigo blog da fraternidade. Muito linda e necessária em nossas vidas, um tudo em poucas palavras... Obrigada padre Cyzo!

“Senhor!

Dá-me a esperança,

leva de mim a tristeza e não a entrega a ninguém.

Senhor!

Planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.

Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros,

meus companheiros em entes queridos.

Dá-me a razão para vencer minhas ilusões.

Deus!

Conceda-me a força para dominar meus desejos.

Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios.

Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.

Ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.

Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.

Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção.

Deus! Encha meu coração com a divina fé...

Faz-me uma pessoa realmente justa.”