“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

domingo, 3 de janeiro de 2010

LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA



Para uma espiritualidade que não seja apenas 'água morna' - 01 


“Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?
Nós vimos a estrela dele no Oriente
e viemos adorá-lo” Mt 2,2



Onde está o menino?
A pergunta dos 3 Reis Magos do Oriente incomoda os bastardos do Ocidente, que deixam “seus meninos” atirados na pobreza, nas ruas, nas drogas e no consumismo para os que nascem “filhinhos de papai e mamãe”. Perguntar hoje onde está o Menino Divino é buscá-lo nas milhões de crianças vítimas de uma sociedade desalmada, que os atiram nas mais terríveis trevas existênciais. Aí mesmo pertinho de você, observe melhor, tem “meninos” precisando serem achados, encontrados, resgatados e amados. E isso tem a ver com a Epifania Cristã, que tem a LUZ, e não as trevas,  na sua centralidade; Qual é mesma a centralidade de minha fé e de minha esperança?


Nós vimos a estrela dele no Oriente;
Ver a “estrela” verdadeira, a luz que ilumina a mente e o espírito, não é para todos. Só os que saem de si mesmos, os que decidem deixar seus pequenos “terrenos” para se colocarem a caminho, num espírito missionário, encontram a LUZ. A primeira e mais difícil missão é sairmos de nós mesmos, do nosso eu super aumentado, diariamente engordado e muitas vezes endeusado.
Ver hoje a verdadeira ESTRELA é fundamental numa sociedade de tantas estrelas que iludem, enganam, levam ao anti-reino e até mesmo consomem seus seguidores. E não seja ingênuo, dentro das religiões também tem muita gente que se faz de “estrelas”, roubando o lugar da verdadeira ESTRELA, Aquele que é a LUZ de nossas vidas.

Viemos adorá-LO!
O que eu de fato adoro? E você, como adora? Adora mesmo a Deus? Como? Dedica tempo a essa adoração? Quanto tempo mesmo? Ou apenas pensa que dedica tempo? Quem adora se inebria do ADORADO. Estamos mesmos extasiados de Deus? Adorar não é uma ação intelectual, discursiva ou pragmática, tão comum nas nossas liturgias ou cultos nos tempos atuais. O adorador sempre fica mais divinizado, pacífico, fortalecido e curado pelo DEUS ADORADO.
Hoje, essa necessidade dos Magos: Viemos adorá-LO está tão ausente da maioria dos próprios cristãos, que sempre mais tem uma interioridade tumultuada e confusa. “Adora-se” em demasia tantas coisas e até mesmo pessoas. Precisamos de uma espiritualidade como a dos místicos e místicas que numa simples descoberta informam o que de fato abastece o espírito humano: SÓ DEUS BASTA! (Teresa de Ávila). 

Mt 2, 11 – “Abriram seus cofres e ofereceram Ouro, Incenso e Mirra”
O que de fato eu realmente PARTILHO com o “menino pobre” dos dias atuais? Graças a Deus que muita gente de fato faz partilha. Muitos que visitam este Blog, eu mesmo sei, são pessoas de sincera partilha. Obrigado e que Deus abençoe você para que em 2010 continue  tendo amor e força para a partilha.
Os Magos eram REIS. Desceram de seus tronos, entraram pelo caminho da humildade, do serviço, da partilha, e por isso tiveram a graça de poder chegar até Deus, na pessoa da frágil criança nos braços da humilde e silenciosa mulher, Maria. A maior enfermidade da atual sociedade é que não cria mecanismos, formas, para que tantos REIS GORDOS abram de fato seus cofres.
MINHA PRECE INCÔMODA DE HOJE
Senhor, faça com que eu saia de meu estreito caminho. Ajuda-me que eu enxergue mais longe, que eu tenha disposição em ir adiante, de não desanimar, de escutar os gritos e choros de crianças, jovens e idosos que desejam tanto serem resgatados na dignidade. Permita Senhor, que eu partilhe mais a mim mesmo e não tão somente coisas ou que apenas repasse dinheiro de eventos ou de doações para os pobres. Livra-me Senhor do perigo que corro em “terceirizar” o amor. Que eu mesmo seja uma oferta verdadeira e não apenas um “repassador” aos pobres. Amém!
BOM DOMINGO, com a LUZ!

Nenhum comentário: