F E R I A S!
Sim. Do lado de cá do oceano atlântico, uma grande parte da população faz férias aqora em janeiro. As escolas, de todos os níveis estão fechadas. Muitas instituições dão férias aos seus colaboradores. Ao lado disso o litoral pulsa de gente, de barulho, de bebedeiras, festas, folias e até mesmo em escala considerável de morte. Tem gente que nesta época procura o silêncio, a paz, a montanha ou proximidade dela. Eu sou uma dessas pessoas e me sinto bem na natureza, na brisa da serra, mesmo no auge do verão. As férias são portanto para o descanso do corpo e da psique. Mas, infelizmente, a maioria das pessas não tem esse direito sagrado e já biblicamente dito: ... E DEUS DESCANSOU NO SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO!
Tenho uma saudável inveja dos povos indígenas, que jamais deixaram o peso da vida esmagar a beleza da vida. Hoje vivemos pesados, cansados, fatigados, adoentados, depressivos, desesperançados e investindo bilhões de dólares cada ano em remédios para dormir, para rir, para emagrecer, para iludir o tempo com "programas" que nos dão a sensação de que nos distraem e nem nos damos conta de que nos destroem no que há de mais valioso em nós: Nossa própria beleza e leveza humana. Com tantos remédios, a humanidade não fica mais leve e nem mais bela, apenas mais triste e mais pobre espiritualmente e existencialmente. Paciência se você acha que estou pessimista ou que me tornei discípulo de Schopenhauer. É que nas férias, devemos também voltar a olhar a realidade, a nós mesmos, com olhos objetivos, e sair delas com uma disposição maior e melhor. Ou você acha que férias é apenas dormir? Veja os amigos abaixo, olha como eles vivem as férias ditas felinas?
Tem gente que está tão adoentada do automatismo e do mecanicismo que faz de tudo, procura as mais lavadas desculpas para não fazer ao menos 15 dias de férias. Pessoas assim já estão sucateadas e acham que o fato de parar para relaxar, descansar, refazer o físico e o psíquico é mera perda de tempo ou mau uso (culpa) do tempo. Faltam a elas a espiritualidade do descanso e visão de saúde pessoal e social. Não precisamos fazer como os gatinhos aí de cima, que realmente exageraram no descanso, parecendo dopados de tanto sono, mas também não podemos ser como as máquinas, que não param. Quando elas param, vão para o ferro velho. E os que não param ou param tão pouco, tem em frente o cemitério, que é também chamado a cidade dos "pés juntos". Pés que não param, de repente param de vez e ficam bem "juntinhos". Boas férias para você.
Fica para esta semana um belo pensamento que faço meu nesses dias e faça também seu:
"A GENEROSIDADE NOS FAZ MELHORES
E FAZ A VIDA FICAR MAIOR"
- Isabel Allende, escritora chilena
Que nesta primeira semana do novo ano, exerçamos bem conscientes a NOSSA NECESSÁRIA GENEROSIDADE.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário