“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

São Jerônimo

Hoje aqui no Vale de Nazaré, os membros da Comunidade Interna tivemos toda a manhã nossa espiritualidade bíblica, no encerramento do mês bíblico. Celebramos a eucaristia em memória de São Jerônimo que teve grande cultura bíblica. Com um pouco de arte plástica, meditamos a Palavra de Deus a partir do desenho da letra P em maiúscula. A meditação foi bonita e mais rica ainda a interiorização da Palavra de Deus por parte de todos nós. Amém!
A foto da Bíblia exposta hoje para nossa reverência. 
Fica para você ler em sua bíblia pessoal 
a sugestão do lindo texto de Josué 1,8. 
Conclua este mês com estas lidas orientações 
dadas outrora a Josué e hoje a cada pessoa 
que queira se tornar discípula viva 
e animada da Palavra de Deus. 
Amém!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Notícias fraternais!

Pausa na formação: Hoje o formando Evson Santos viajou para Recife. O quadro do seu pai, que vem administrando um câncer não tem sido bom ultimamente e ele sentiu que deve por ora estar junto aos familiares. Mantém seu vínculo com a Fraternidade.

Pais do Pe. Pedro: Hoje visitará o Vale de Nazaré os pais do nosso saudoso Pe. Pedro,fpm.  O Sr. Nilo e Sra. Ottília, em companhia da filha Reni estará conosco na maior parte do dia e fará calma e orante visita ao túmulo do Pe. Pedro.

Psicólogos da CRB-SUL: Amanhã às 17h inicia o encontro dos Psicólogos, formadores e formadoras que atuam diretamente com jovens candidatos à Vida Consagrada, no Convento Monte Alverne em São Leolpoldo. O encontro encerra-se no final do dia 02, sábado. Nesses encontros anuais sempre o Jefe marcava presença em nome da Fraternidade. O fato do Jefe estar nesses dias em Brasília,  enviamos para participarem pela Fraternidade a Adriana Moré e Luz Mélida Cubillos, ambas psicólogas e envolvidas com várias pautas no campo da formação, especialmente laical, na Fraternidade.

Irmã Maria de Nazaré: Chegará amanhã aqui no Vale de Nazaré a Irmã Nazaré,fpm, partindo de Porto Velho, onde se encontrava nesses últimos meses em função de sua mãe que sofreu um AVC. A ela desejo boa viagem para o sul!

Programação da Semana da Fraternidade: Por fim, estará pronta amanhã a rica programação da Semana da Fraternidade e será enviada via e-mail para todos/as no começo da manhã de amanhã. Podemos nos colocar em maior oração para que a Semana da Fraternidade onde abriremos o ANO JUBILAR seja de bênçãos e encorajamento de todos/as nós no seguimento fiel a Jesus Cristo com nossa vida e missão.

No espírito do mês bíblico deixo este versículo de Provérbios para o nosso próprio crescimento:

“Peço-te duas coisas, não negues antes da minha morte: Afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, concede-me o pão que me é necessário,  para que, saciado, não te renegue, e não diga: «Quem é o Senhor?»
Pr 30,7-9

Soli Deo Gloria!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dom Canisio!

Hoje, às 10h, em companhia fraterna do Pe. Zeno Rech, tive uma primeira reunião com o novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, DOM CANISIO KLAUS. Fomos muito cordialmente acolhidos na sala de reuniões do bispado e tratamos dos vários temas internos quanto à vida e à missão da Fraternidade. 

De forma ágil, prática e fraterna, Dom Canisiu deu os devidos encaminhamentos que a ele competia. Logo mais ele fará sua primeira visita à Fraternidade. Agradeço, em nome da Fraternidade ao Pe. Zeno pela longa ajuda em assessoria e discernimentos junto à nossa missão e a Dom Canisio pela solicitude pastoral naquilo que a Fraternidade conta e precisa do bispo na Igreja. Amém!

Ainda: 
Sugiro a cada Comunidade Fraterna que se prepare de forma bem espiritual e sororal para a celebração de São Francisco de Assis. Aqui no Vale de Nazaré teremos um tríduo de orações e reflexões que inicia na próxima sexta-feira. Louvado seja o Grande Senhor!

A Graça!

"Quão preciosa é, Senhor, a vossa Graça! 
Eis que os filhos dos homens se abrigam 
sob a sombra das asas de Deus"
 Sl 35,18 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

No coração da Mãe Maria!


Rogai a Deus por nós Santa Mãe, 
para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

domingo, 26 de setembro de 2010

DIA DA BÍBLIA COM FOTOS, FATOS E GENTE DE BEM!

 GALINHADA DO HUMANITAS - Dia 25






FESTA DO TÉO - DIA 18 EM SP







FOTOS DO ENCONTRO LAICAL 
 DIA 19 EM SP - Casa Geral





























A Fraternidade não seria a Fraternidade que é nem teria dado muitos e missionários passos sem a participação ativa e encantadora de tantos leigos e leigas em muitas das suas frentes.

sábado, 25 de setembro de 2010

PALAVRA QUE REÚNE, ALIMENTA E UNE - 10 -

“A Igreja venerou sempre as Divinas Escrituras (Bíblia)
como venera o próprio Corpo do Senhor (Eucaristia),
não deixando jamais, sobretudo na Sagrada Liturgia,
de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida,
quer da mesa da Palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo”
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA, 21

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 29.09.2010
1ª Leitura: Amós 6, 1.4-7
Salmo 145/6
2ª Leitura: 1º Timóteo 6,11-16;
EVANGELHO: Lucas 16,19-31


No domingo de amanhã a Igreja no Brasil celebtra de forma mais solenizada o DIA DA BÍBLIA. Para os irmãos das igrejas evangélicas históricas é no mês de dezembro o dia da bíblia. Sem a Palavra de Deus não haveria a Igreja e com a Palavra de Deus a Igreja é mais viva, mais santa, mais profética e mais missionária. É lamentável quando ainda em muitos ambientes católicos predomina a santoria em detrimento da Palavra de Deus.

Aguarda-se com certa ansiedade o que virá de Roma quanto ao Documento final do Sínodo sobre a Palavra de Deus realizado há algum tempo. O Documento de Aparecida deixa bem claro que precisa-se de uma pastoral sempre mais centrada na Palavra e na Missão.

As leituras bíblicas deste domingo são carregadas de profetismo e que propõe um olha cristão com maior atenção sobre as relações humanas e da relação do humano com Deus.

Na primeira leitura o profeta Amós denuncia a omissão dos ricos e sua vida farta (consumismo) em detrimento da carência e da violência contra os pobres. Pela escritura sabe-se que uma sociedade desigual e excludente não pode ser cristã e nem pode receber o amor de Deus. O profeta é claro que há um projeto social que traz a “ruina de José” que são os mais pobres de sua época. Imagina o que então hoje Amós denunciaria? A denúncia continua em muitas outras vozes e formas proféticas de defender a vida e combater a cultura de morte na atual sociedade.

Na segunda leitura o velho Paulo dá bonitas orientações de ânimo e encorajamento ao jovem Timóteo. Paulo diz que sendo Timóteo um “HOMEM DE DEUS”, ele precisa de 7 Dimensões bíblicas e cristãs em sua vida e seu ministério:
- Fugir da maldade;
- Adotar a prática da justiça;
- Ter uma atitude de piedade – compaixão -;
- Ter fé;
- Ter amor;
- Ser firme;
- Ser terno – fraternura -;

Timóteo fez sua “profissão de fé” - Consagração – diante de muitas testemunhas, significando que se consagrou frente a um povo, a uma comunidade cristã para servi-la com sua vida e sua missão de presbítero. Não se consagrou para se mesmo mas para um povo;

O santo evangelho dispensa comentário mas tão somente interiorizar o Reino de Deus em nós mesmos para que não vamos um dia acabar nas chamas do grande fogo do inferno, por falta de solidariedade e amor.

“SE NÃO ESCUTAM MOISÉS – Livro do Êxodo - E NEM OS PROFETAS...” Sem a escritura não haverá a salvação. Amém!
BOM FINAL DE SEMANA COM BÊNÇÃOS E PAZ!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pequenas notícias!

AMANHÃ A TRADICIONAL GALINHADA DO INSTITUTO HUMANITAS NO SALÃO DA CATEDRAL EM SANTA CRUZ DO SUL - SEJAM BEM VIND@S!

Hoje no inicio da tarde este  padredefraternidade viaja para o sul na fraterna companhia de Luz Mélida, que faz sua inserção no laicato da Fraternidade em vista de futura missão. Aqui em São Paulo são as mais variadas pautas, tendo como a principal a organização final da Documentação para Roma. Na última terça-feira tive na parte da manhã reunião com o Dom Manuel Parrado Carral. Em novembro, com audiência na Santa Sé, a Fraternidade irá entregar Documentos finais na Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Este processo foi iniciado em novembro de 2008. 

Logo mais sairá a Programação da Semana da Fraternidade, onde dia 13.10, com missa presidida por Dom Sinésio Bohn na Capela da Palavra às 17:30, se fará a abertura do Ano Jubilar de 25 Anos de Fundação da Fraternidade. Vale lembrar aos leigos amigos e vinculados à Fraternidade, que dia 16.10, será o dia especial com os leigos e leigas. Sejam bem vindos os que virão de São Leopoldo, Porto Alegre, Santa Maria e outros mais.

A querida Irmã Maria Vitória Koch, está desde a última quinta-feira internada no Hospital de Caridade de Santa Maria. Daqui de São Paulo liguei para ela e parece que nos próximos dias ela irá para casa. Rezamos por ela que ainda tem muita missão pela frente.

Ontem recebemos aqui na Casa Geral a fraterna visita do Pe. Benedito Carlos Alves dos Santos, que é canonista e psicólogo e trabalha na Paróquia Santa Terezinha na Diocese de Santo Amaro, aqui em SP. Ele passou boa parte do dia conosco. Agradecemos ao Pe. Benedito pela visita e certamente alguma forma de colaboração mútua irá surgir mais adiante. Oremos!

Ainda ontem tivemos nossa manhã de espiritualidade e da mesma participou a jovem vocacionada Gleiciellin Peroba de Lima, de 17 anos e residente em Itaquera. A jovem saiu animada a manter uma relação mais próxima com a Fraternidade em São Paulo nessa fase de discernimento vocacional que vem fazendo. Ela é muito engajada em várias frentes de sua paróquia.

SOLI DEO GLORIA!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Beleza da Palavra de Deus!

 “Admirável profundidade das tuas Palavras!
Sua aparência nos acaricia, como se acariciam as crianças!
Sim, admirável profundidade, meu Deus, 
admirável profundidade!
O meditá-las causa um arrepio sagrado,
tremor de respeito, estremecimento de amor.
Odeio com veemência os inimigos da Palavra de Deus.
Oh! Se pudesses fazê-los morrer sob tua espada de dois gumes, para que não tivessem mais inimigos! Desejaria que eles morressem para si mesmos, e que vivessem só para Ti”
Santo Agostinho – Confissões, XIV


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EVENTO SOLIDÁRIO!


GALINHADA BENEFICENTE DO 
INSTITUTO HUMANITAS FRATERNIDADE

Data: 25-9-2010 - Sábado, a partir 12h
Local: Salão Comunitário da Catedral São João Batista - Centro
Convites: com patronesses, ao preço de R$ 12,00
Cardápio: galinhada, saladas e delicioso buffet de sobremesas preparado pelas patronesses

Obs: 
No local será sorteada uma bela cesta de chocolates oferecida pelo Sr. Ido Dupont, cuja rifa está sendo vendida (R$1,00) pelas  patronesses. Esta rifa será de grande importância para que os adolescentes do Projeto Crescer Sempre possam participar de uma excursão.

Não perca! Não perca! Não perca! 
Não perca! Não perca!

COM A SUA PRESENÇA, ESTA AÇÃO SERÁ SOLIDARIAMENTE DELICIOSA!

Convite e arte de:  ALESSANDRA - (Patronesse 2010)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

NÃO TENHAIS MEDO!

Hoje foi um dia rico e abençoado. Na parte da manhã fui muito bem acolhido por Dom Manuel Parrado Carral, o bispo de São Miguel Paulista. Com ele definimos agendas para 2011, no espírito do Jubileu de 25 anos de fundação da Fraternidade. Também damos passos importantes na organização documental da Fraternidade. Agradeço meu querido mano, o Nato, que me acompanhou até a Cúria Diocesana;

No inicio da noite participei com os fraternos e fraternas residentes aqui em São Paulo da celebração eucarística, que hoje celebra Mateus Evangelista. Após a eucaristia compartilhamos de um frugal e bem fraterno jantar. 

Todo este dia tendo nossos corações e mentes voltados para nosso querido e saudoso Fraterno João Martins,fpm. Com o lema espiritual dele encerro este dia de bênçãos e luz:

"Não tenhais medo! 
Ide e anunciai"

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LEIG@S EM SÃO PAULO

Ontem foi uma bênção o encontro de leigos e leigas aqui em São Paulo, com mais de 20 participantes. Todos com sua bíblia pessoal em mãos, contritamente participaram da MÍSTICA BÍBLICA. Textos foram deixados como sugestão para uma espiritualidade bíblica em casa. No final da meditação bíblica houve um momento de unção. Com óleo perfumado sobre a fronte, as pessoas se animaram mutuamente. A última parte da tarde de espiritualidade bíblica foi a partilha dos doces e salgados que todos trouxeram de forma abundante. Um gosto de "quero mais" ou "vou voltar na próxima" ficou em cada um e cada uma. O livro santo, como uma fonte, reúne as pessoas, anima elas e nelas deixa um sabor de sede saciada. Amém!


Hoje tive todo o dia fora de São Paulo. Como motorista tive o mano Nato e a companhia fraterna de Pe. Adalberto Ronconi,fpm. Fui visitar os queridos tios que residem em Guarujá e lá também me encontrar com a linda prima Eliane, que no momento está no Brasil. A Eliane com toda a sua dinamicidade e inteligência, já deixou minha agenda semi-organizada para brevemente estar na Espanha e com ela plantar as primeiras sementes de um futuro laicato da Fraternidade por lá. É preciso que nós como católicos entendamos que não podem somente as igrejas pentecostais crescerem na europa, outrora berço do catolicismo. Obrigado querida prima e que o Bom Deus nos assista nessa pauta! Amém!

domingo, 19 de setembro de 2010

BOM DOMINGO 
E BÊNÇÃOS NA SEMANA
PRÁ VOCÊ!

sábado, 18 de setembro de 2010

O PAPA BENTO NA INGLATERRA

Papa Bento XVI com o Reverendo Rowan Williams, 
líder Anglicano na Inglaterra
O Santo Padre tem sido feliz até agora na sua visita à Inglaterra, berço mundial do Anglicanismo. Ele tem insistido na unidade dos cristãos e na afirmação nova e inteligente da identidade cristã num mundo sempre mais indiferente a Deus e a fé. O maior escândalo atual é de fato a visível divisão entre os cristãos. Inclusive o próprio anglicanismo, que não chega a 90 milhões de membros no mundo, está cheio de divisões internas e falta de consenso em matérias fundamentais da sua eclesiologia. 

PALAVRA QUE REÚNE, ALIMENTA E UNE - 09 - 

Abaixo compartilho uma reflexão bíblica para a Liturgia da Palavra deste domingo. Por estar em viagem, reproduzo uma reflexão do Portal Claret

 "A Igreja venerou sempre as Divinas Escrituras (Bíblia) 
como venera o próprio Corpo do Senhor (Eucaristia), 
não deixando jamais, sobretudo na Sagrada Liturgia,
de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida,
 quer da mesa da Palavra de Deus 
quer da do Corpo de Cristo"
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA, 21


Domingo, 19 de setembro de 2010


25º Domingo do Tempo Comum
Primeira leitura: Amós 8, 4-7
Contra aqueles que dominam os pobres com dinheiro.
Salmo responsorial: 112, 1-2.4-6.8
Louvai o Senhor, que eleva os pobres!
Segunda leitura: 1 Timóteo 2, 1-8
Recomendo que se façam orações a Deus por todos os homens.
Deus quer que todos sejam salvos.
Evangelho: Lucas 16, 1-13
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
O profeta Amós nos situa no contexto da quarta visão e sua interpretação, que vai contra os defraudadores e exploradores. O profeta, em todo o livro, nos apresenta cinco visões sobre o destino do povo de Israel (7, 1—9,10). A mensagem de Amós era dirigida principalmente ao reino do norte, Israel, porém também menciona Judá (o reino do sul) e as nações vizinhas de Israel (seus inimigos): Siria, Filistéia, Tiro, Edom, Amon, Moab. A razão do juízo: a cobiça dos ricos.

Amós grita e denuncia: Escutem isto os que pisoteiam o pobre e querem arruinar os humildes da terra (v. 4). O profeta, ao proferir seus juízos e lançar suas ameaças, explica os motivos pelos quais o povo será castigado e corrigido. Denuncias contras as casas ostentosas, fruto da opressão dos pobres e débeis. E isto por não cumprir com a justiça no trabalho e no comercio. Enganam e roubam nas balanças fraudulentas, nos preços e salários.

O profeta profere também sentenças contra um culto exterior que quer encobrir toda essa injustiça com sacrifícios, oferendas e cantos que assim não são gratos a Deus. Ao tema da fraude, tão presente nesta quarta visão, segue-se o juramento divino e o castigo.

Paulo exorta a que se ore por todo o mundo e, de maneira especial, pelos encarregados de dirigir política e religiosamente o povo, porque a intenção de Deus é salvar a todo o ser humano, e que este chegue ao conhecimento pleno da verdade. Essa verdade foi revelada por seu filho Jesus , onde ele mesmo se apresentou como o Caminho, a Verdade e a Vida.

E a verdade que nos fará livres. Paulo coloca Jesus como o único mediador entre Deus e o ser humano: porque há um só Deus e também um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus. É a universidade de Cristo no acontecimento salvífico da humanidade que com sua morte se entregou a si mesmo como resgate por todos.

Esta parábola – nem sempre bem interpretada – é dirigida aos fariseus que são amigos do dinheiro, seu verdadeiro Deus. Representa, como todas as outras, um caso extremo: um homem que está a ponto de ser despedido de seu trabalho e que necessita urgentemente para garantir o futuro, antes de ficar sem emprego. Para isso monta uma estratégia.

Acusado de desperdiçar os bens de seu dono (16,1), causa pela qual vai ser despedido do trabalho, decide abaixar a quantidade da divida de cada um dos credores de seu patrão, renunciando à comissão que lhe pertence como administrador.

É sabido que os administradores não recebiam na Palestina um salário, mas uma comissão que era cobrada, colocando com freqüência interesses exorbitantes aos credores. A atuação de administrador deve ser entendida assim: o que devia cem barris de azeite tinha emprestado cinqüenta e nada mais, os outros cinqüenta eram a comissão correspondente que o administrador renunciava com a vantagem de conseguir amigos para o futuro. Renunciando à comissão, o administrador não lesa em nada os interesses do seu patrão. Daí que o patrão o felicite por saber garantir o futuro dando o “dinheiro injusto” a seus credores.

O patrão louva a estratégia daquele “administrador do injusto”, qualificativo que se dá no evangelho de Lucas ao dinheiro, pois, enquanto acumulado, procede de injustiça ou leva a ela.

Para Lucas, tudo dinheiro é injusto. No entanto, se não o usa, desprendendo-se dele, para “ganhar amigos”, faz um bom investimento, não em termos financeiros, nem bancários, mas em termos humanos e cristãos. O dinheiro injusto, como encarnação da escala de valores da sociedade civil, serve de pedra de toque para ensaiar a disponibilidade do discípulo para que coloque a serviço dos demais o que de fato não é seu, mas que se apropriou em detrimento dos despossuídos e marginalizados.

O dinheiro injusto é qualificado na conclusão da parábola como “o nada” e “o alheio”, enquanto oposto ao que “vale de verdade, o importante, o vosso”. E “o que vale de verdade” não é o dom do dinheiro, mas o Espírito de Deus que comunica vida aos seus (“quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedem”, cf. Lc 11, 13). Isso sim, para receber o Espírito (que é comunicação da vida de Deus que fortalece o homem) se requer o desprendimento e a generosidade para com os demais (11, 34-36).

A parábola termina com esta frase lapidar: “Não podem servir a Deus e ao dinheiro”. A pedra de toque de nosso amor a Deus é a renuncia ao dinheiro. O amor ao dinheiro é uma idolatria. É preciso optar entre dois senhores: não há meio termo. O campo de treinamento desta opção é o mundo, a sociedade, onde os discípulos de Jesus tem que partilhar o que possuem com os que nada tem, com os oprimidos os despossuídos, os deserdados da terra.

O afã do dinheiro é a fronteira que divide o mundo em dois; é a barreira que nos separa dos outros e faz com que o mundo esteja organizado em classes antagônicas: ricos e pobres, opressores e oprimidos; a ânsia do dinheiro é o inimigo número um que impossibilita o mundo ser uma família unida onde todos se sentem à mesa da vida. Por isso o discípulo, para garantir o futuro, deve estar disposto no presente a renunciar ao dinheiro que leva à injustiça e torna impossível a fraternidade. - Fonte: Portal Claret - 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Observar pelos outros...!



O SINAL VERMELHO ME AJUDA
PARA QUE:

- Eu saiba parar e observar;
- Eu saiba que não sou dono dos espaços;
- Eu aprenda a depender do comando de outros;
- Eu seja prudente e não arrogante;
- Eu aprenda a esperar a minha vez;
- Eu respeite que o sinal verde agora 
          é de outros;
- Eu me torne mais gente com mais 
          atenção aos outros;

Por fim,
ele me ensina a mística do 
        HUMILITAS = HUMILDADE
 Amém!


Ainda...
No próximo domingo aqui na Casa Geral de São Paulo haverá o belo encontro com leigos e vocacionados próximos da Fraternidade.
Sejam bem vindos!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MUITO AMOR E ESTRADA!

Uma missão é feita de muitas mãos, muitos corações e de muitas viagens. Que diga o apóstolo Paulo que passou grande parte de sua vida nas estradas do seu tempo. Hoje sairei de Santa Cruz do Sul para São Paulo. Tenho a bela companhia da Luz Mélida. No sábado em São Paulo no bairro da Aclimação vou me encontrar com gente muito querida e em pauta estão também ações futuras que serão de bençãos além fronteiras. No domingo, das 15 às 19h teremos na Casa Geral em SP um encontro de espiritualidade bíblica para leigos e vocacionados/as de lá. Há uma bela rede de pessoas que está sendo formada em SP e voltada para a mística e missão da Fraternidade. Na próxima semana são várias as pautas internas e externas em prol da atenta reforma da Fraternidade. Que seja tudo para a maior Glória do Bom Deus. Amém!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palavra que vivifica e encoraja sempre!

Somos mensageir@s da 
Palavra de vida!
Filipenses 2,16

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ALTURA x BAIXEZA!

"PROCURAI AS COISAS DO ALTO"
Colossenses 3,1

Infelizmente, somos tentados às coisas baixas, à lama, ao cisco, ao monturo e ao inferior. Parece que o ser humano tem uma força atrativa para o baixo. É só olhar/ouvir a realidade que nos cerca, onde cada vez mais a mídia expõe com requinte inúmeras baixarias.


MAS COMO CRISTÃOS PRECISAMOS 
E DEVEMOS SER DIFERENTES.
Não custa relembrar como anda minha sintonia com as coisas elevadas, nobres, dignas, bonitas, saudáveis, puras e portadoras da VERDADE, que está nas alturas e não na baixeza. Amém!