“A Igreja venerou sempre as Divinas Escrituras (Bíblia)
como venera o próprio Corpo do Senhor (Eucaristia),
não deixando jamais, sobretudo na Sagrada Liturgia,
de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida,
quer da mesa da Palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo”
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA, 21
26º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 29.09.2010
1ª Leitura: Amós 6, 1.4-7
Salmo 145/6
2ª Leitura: 1º Timóteo 6,11-16;
EVANGELHO: Lucas 16,19-31
No domingo de amanhã a Igreja no Brasil celebtra de forma mais solenizada o DIA DA BÍBLIA. Para os irmãos das igrejas evangélicas históricas é no mês de dezembro o dia da bíblia. Sem a Palavra de Deus não haveria a Igreja e com a Palavra de Deus a Igreja é mais viva, mais santa, mais profética e mais missionária. É lamentável quando ainda em muitos ambientes católicos predomina a santoria em detrimento da Palavra de Deus.
Aguarda-se com certa ansiedade o que virá de Roma quanto ao Documento final do Sínodo sobre a Palavra de Deus realizado há algum tempo. O Documento de Aparecida deixa bem claro que precisa-se de uma pastoral sempre mais centrada na Palavra e na Missão.
As leituras bíblicas deste domingo são carregadas de profetismo e que propõe um olha cristão com maior atenção sobre as relações humanas e da relação do humano com Deus.
Na primeira leitura o profeta Amós denuncia a omissão dos ricos e sua vida farta (consumismo) em detrimento da carência e da violência contra os pobres. Pela escritura sabe-se que uma sociedade desigual e excludente não pode ser cristã e nem pode receber o amor de Deus. O profeta é claro que há um projeto social que traz a “ruina de José” que são os mais pobres de sua época. Imagina o que então hoje Amós denunciaria? A denúncia continua em muitas outras vozes e formas proféticas de defender a vida e combater a cultura de morte na atual sociedade.
Na segunda leitura o velho Paulo dá bonitas orientações de ânimo e encorajamento ao jovem Timóteo. Paulo diz que sendo Timóteo um “HOMEM DE DEUS”, ele precisa de 7 Dimensões bíblicas e cristãs em sua vida e seu ministério:
- Fugir da maldade;
- Adotar a prática da justiça;
- Ter uma atitude de piedade – compaixão -;
- Ter fé;
- Ter amor;
- Ser firme;
- Ser terno – fraternura -;
Timóteo fez sua “profissão de fé” - Consagração – diante de muitas testemunhas, significando que se consagrou frente a um povo, a uma comunidade cristã para servi-la com sua vida e sua missão de presbítero. Não se consagrou para se mesmo mas para um povo;
O santo evangelho dispensa comentário mas tão somente interiorizar o Reino de Deus em nós mesmos para que não vamos um dia acabar nas chamas do grande fogo do inferno, por falta de solidariedade e amor.
“SE NÃO ESCUTAM MOISÉS – Livro do Êxodo - E NEM OS PROFETAS...” Sem a escritura não haverá a salvação. Amém!
BOM FINAL DE SEMANA COM BÊNÇÃOS E PAZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário