“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

domingo, 4 de julho de 2010

O CCI passa ser CCMI

 A saudação abaixo foi lida na cerimônia de inauguração do CCMI que passa a funcionar nas dependências do CCI Pastorzinho de Belém. Adriana Moré, Paulo Thesing  e o Fr. Francisco Fidelis,fpm, que leu a mensagem abaixo, marcaram presença em nome do Instituto Humanitas Fraternidade. A nota é informativa sobre vários aspectos de missão da Fraternidade com  os mais pobres em Santa Cruz do Sul. O evento se deu na última sexta-feira, dia 02.07. 

SAUDAÇÃO DO PE. CYZO ASSIS LIMA, 
PRESIDENTE DO INSTITUTO HUMANITAS FRATERNIDADE

São Paulo, 02 de julho de 2010.

No Ato de Inauguração do Centro de Convivência da Melhor Idade – CCMI, em nome do INSTITUTO HUMANITAS FRATERNIDADE, saúdo, na pessoa da Prefeita Municipal, SRA. KELLY MORAES, todas as autoridades presentes nesse evento. Com votos de paz e luz a todos os que estão presentes, deixo uma palavra fraterna. Compromissos da Fraternidade aqui em São Paulo não permitiram que eu pudesse marcar presença em tão importante evento e conquista social, destinado à população idosa da cidade de Santa Cruz do Sul.
Parabenizo a atual administração municipal, por mais esta conquista e por ter mantido permanentes pautas voltadas para um  maior e melhor desenvolvimento social do nosso municipio.  É próprio de uma política administrativa moderna, eficiente e de desenvolvimento maior, contemplar os diversos rostos da cidadania. No caso dos idosos, uma ação voltada exclusivamente a eles, mostra que o Governo Municipal está em sintonia com as novas demandas da sociedade, onde cresce em todo o mundo de forma rápida o chamado envelhecimento da população.

Políticas públicas precisam ser criadas em prol dessa enorme camada social. É digno que os homens e mulheres idosos, possam ter um espaço e condições terapêuticas para que possam viver socialmente integrados e valorizados na parte final da existência humana. Um idoso solitário, ou socialmente isolado, significa que para ele o sol da beleza da vida não está mais brilhando.

Para o INSTITUTO HUMANITAS FRATERNIDADE, enquanto organização eclesial de assistência e de desenvolvimento dos mais pobres dentre os pobres, é uma honra, poder ceder tão nobre espaço à Prefeitura Muncipal de Santa Cruz do Sul.

O Centro Comunitário Infantil Pastorzinho de Belém – CCI -, desde o ano de 1989, quando iniciou suas atividades sociais voltadas para a infância mais desprotegida e sofrida, tem sido a CASA DA VIDA e que ajudou a recuperar a dignidade humana e reacender a esperança na vida de milhares de crianças pobres e sofridas, nesses 21 anos de atividades sociais ininterruptas.

A ação social desenvolvida não cuidou apenas do corpo, dando comida somente, mas também da psiquê e da alma das crianças assistidas, e que hoje, somos felizes em constatar que a grande maioria delas gerou famílias bem estruturadas e felizes, por terem recibido no CCI uma base de valores nessas duas décadas. Sem o CCI, certamente faltaria a elas um caminho seguro a conduzirem para um bom futuro.

Agora o CCI passa a ser CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade, e será espaço voltado para homens e mulheres que se encontram na outra ponta da vida. Fazemos votos que as atividades aqui desenvolvidas sejam abençoadas e portadoras de muito carinho e amor aos homens e mulheres, que chamamos de IDOSOS. Eles e elas deram o melhor de suas vidas na formação e condução de suas famílias, no suor derramado no mundo do trabalho e que por isso mesmo a sociedade tem com cada um deles uma espécie de dívida, que só pode ser paga com amor e carinho.

Ainda gostaria de agradecer a Sra. Núbia Bruch, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, por toda a sensibidade tão humana e por todo o esforço pessoal voltado para os socialmente mais fragilizados de nossa comunidade santacruzense. Por fim, desejo que tenha a Sra. Kelly, atuante Prefeita, muitas bênçãos e luzes na arte de governar para todos, mas especialmente para os que mais necessitam de apoio e suporte humano. A todos presentes neste nobre ato, deixo minha prece e apreço. Pe. Cyzo Assis Lima, Padre Superior da FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO e Presidente do Instituto Humanitas Fraternidade“.

Nenhum comentário: