“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário da cidade de São Paulo!

São Paulo é única no mundo. Em primeiro lugar ela é bem brasileira, o que permite ela ser bonita, acolhedora, trabalhadora, alegre, sem tantas neuras, diurna e noturna sem parar. Acolhe no seu enorme "útero criativo" 40 povos diferentes vindos de todos os continentes e os trata com total eqüidade. Ainda acolhe brasileiros e brasileiras de todos os estados da federação. Não é incrível? Aqui se escuta as canções de toda a terra e se vê os rostos de quase todo o mundo. Cidade sem guetos e muralhas. Veja só: Você está no centro "velho" da cidade (Praça da Sé, Parque Dom II e arredores) e entra no metrô e duas ou três estações já se encontra no centro financeiro mais moderno da América Latina e aí se tem as mais modernas e incríveis opções culturais: Paulista, Augusta, Jardins, Taim Bibi, Pinheiros... Só São Paulo é assim. Talvez por isso ela cresceu tanto, tanto e tanto que é maior que muitas nações do globo. E... não para de crescer! Parabéns São Paulo!

Linda e emocionante estátua da Mãe Preta. A cidade homenageia a todos. Afinal, ele é fruto do esforço e da integração entre todos. Nesta foto você contempla o mundo dos pobres, o período colonial e o moderno. Tudo em paz no mesmo espaço. Incrível!

A cidade cresceu sem descuidar de sua memória, sua história. A história é sempre viva em São Paulo.



A cidade tem rosto e mente do moderno, pós-moderno e até mesmo do bem inusitado. Afinal,  uma cidade cosmopolita de dá a esse direito.

A cidade ficou rica, muito rica. Mas ela tem enormes "oceanos periféricos" onde a pobreza ainda é rainha absoluta. Mesmo assim a cidade procura muitos, muitos e muitos caminhos de integração entre centro e periferia e o inverso também.

Cidade com gente de fé. Não uma fezinha de apenas ir à missa aos domingos. Mas de uma fé profética, engajada e libertadora. Nesta catedral houveram centenas de manifestações religiosas e cumênicas na época escura da ditadura. Aí também foi palco dos tantos movimentos sociais que lutaram e lutam por maior inclusão social e cidadania baseada no direito e na justiça. Além da força católica que a cidade tem, cresce sempre mais a força dos movimentos neopentecostais e evangélicos, chegando a reunir em marcha anual mais de um milhão de pessoas. É a cidade de São Paulo, que tem como nome o nome do Grande Apóstolo dos Gentios: São Paulo, apaixonado por Jesus Cristo e pelo ser humano liberto. Amém!

Nenhum comentário: