“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONSELHO DIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO

Hoje aconteceu o Conselho Diocesano de Evangelização da Diocese de Santa Cruz do Sul na Casa de Retiros. Ao chegar no local a primeira pessoa que encontrei foi o novo bispo, Dom Canisio Klaus, a quem dei um abraço fraternal e senti nele total reciprocidade. O ambiente era de alegria e muita seriedade em pensar e concluir o processo de estudos voltados para o campo da Formação em toda a Diocese. Comigo foi o Fr. Edmilson Soares,fpm e as leigas Adriana Moré e Vanessa Bauer.

Minha agenda não permitiu ficar na parte da tarde e antes do almoço fiz breve visita a Dom Sinésio na Casa Amparo Fraterno. Ele aceitou com alegria nosso convite para presidir  a Santa Missa de abertura do nosso Jubileu de 25 Anos às 17:30 do dia 13.10, aqui no Vale de Nazaré.

SAUDAÇÃO DE DOM CANISIO COM “MARCOS PASTORAIS” 
BEM DEFINIDOS

Na sua saudação aos participantes do CDE o novo bispo citou literalmente os números 211 e 213 das atuais Diretrizes Gerais da CNBB. Ele tinha o Documento em mãos e leu pausadamente partes desses dois artigos. Veja aqui os dois artigos e vale a pena lê-los e aplicá-los ou confrontá-los naquilo que estamos fazendo enquanto pastoral:


211 - Nós, Igreja no Brasil, assumimos o compromisso com a Missão Continental, conforme a inspiração de Aparecida,383 compromisso que exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que convertem cada cristão em discípulo missionário enviado a edificar o mundo na perspectiva do Reino de Deus.

“A Igreja necessita de forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente.” DAp-384.  A graça de Deus está agindo. Somos convidados a acolher essa graça assumindo o espírito missionário em sua plenitude. É a condição para o revigoramento da Igreja no testemunho e no compromisso de fé. Com alegria, vamos a todas as pessoas para compartilhar o dom do encontro com Cristo, que preenche nossas vidas de sentido e de esperança, e nos coloca no caminho da realização do Reino de Deus.

213. A Igreja presente em nosso país tem, a partir da convocação de Aparecida, a grande chance de convidar todos que se unem na mesma fé em Cristo para contribuírem, de maneira única e insubstituível, para a unidade, a fraternidade e a paz entre os povos e países do Continente. A paixão pelo Reino de Deus nos leva a desejá-lo cada vez mais presente entre nós. Para isso, torna-se inevitável assumir a convocação que Aparecida nos faz para uma efetiva conversão pastoral. Esta exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária e servidora. “Assim será possível que o único programa do Evangelho continue introduzindo-se na história de cada comunidade eclesial”.  A necessidade dessa conversão torna-se ainda mais intensa considerando que a “nossa maior ameaça é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez”. DAp-388.


Pela saudação inicial de Dom Canisio compreendi que ele chega de fato com espírito missionário e não vai querer “gastar pólvora”  em uma Igreja que na maior parte do tempo fica sentada com "grandes planos" como os da tribo de Rubem (Juízes 5) e nem com uma Igreja voltada tão somente para si mesma, ou que ainda se apega aos restinhos de cristandade. Ele com certeza vai aplicar um método evangelizador com forte veia missionária e que exigirá uma Igreja que estude, reflita à luz da Palavra de Deus e que seja de fato solidária com os que sofrem. Abaixo deixo foto do brasão do novo bispo de Santa Cruz do Sul para quem ainda não conhece. Veja que a Palavra ocupa um bom espaço no mesmo. Amém!

Nenhum comentário: