“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

terça-feira, 15 de junho de 2010

Solidariedade sobre 4 rodas!

Hoje às 14h, um grupo de jornalista representando os meios de comunicação de Santa Cruz do Sul esteve no Vale de Nazaré para uma coletiva com o índio Jadir Jacinto, atual cacique da Comunidade Indígena Kaingang de Irai-RS. Há 11 anos o Instituto Humanitas Fraternidade, braço para a missão social da FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO, desenvolve uma missão social com aquela comunidade indígena e assim  propiciou que muitas conquistas fossem possíveis ao povo indígena. Hoje uma nova conquista foi realizada que foi a entrega de uma Kombi ano 98, em ótimo estado, à Comunidade Indígena Kaingang para o transporte diário de 10 jovens indígenas estudantes.

Eles viajam da aldeia à universidade e faz o percurso de 36 Km. Com condução própria fica mais barato para cada jovem indígena estudante, que não tem bolsa completa na universidade e nem conta com apoio significativo da Funai. Com apoio direto de um grupo de pessoas da Alemanha, parceiras da missão evangelizadora da Fraternidade e coordenado por Irmã Aurélia Illy, residente em Bonn, foi possível a aquisição da kombi que custou aproximadamente R$ 18.000,-. Parte de outros gastos, como documentação, alguns acessórios, viagem até a aldeia indígena kaingang há 400 km de Santa Cruz do Sul, foi com recursos do Instituto Humanitas Fraternidade através do bazar de roupas da Alemanha que no momento está em pleno funcionamento. 

As fotos abaixo registram o dia muito movimentado em prol da solidariedade com os mais pobres e sofredores - tem gente mais sofrida que os índios? - aqui no Vale de Nazaré, que tem sido uma base de lançamento para muitas ações solidárias, como tem sido as exigências do evangelho para este tempo.

É preciso compreender que o evangelho não é apenas para nele se crer mas acima de tudo para a partir dele fazer. E isso é o que tem sido nossa missão: FAZER COM OS POBRES E SOFREDORES. 

A Sra. Núbia Bruch, secretária de Desenvolvimento Social de Santa do Sul, teve um bom diálogo com o Cacique Jadir Jacinto onde ficou em pauta a construção de uma Casa Indígena de passagem, um espaço no Parque da Oktoberfest para a exposição do artesanato indígena e um futuro diálogo com a Universidade de Santa Cruz do Sul para ver da possibilidade de bolsas de estudo para 4 jovens indígenas estudantes.

Entrego em nome do IHF a chave da Kombi ao Cacique Jadir Jacinto

Mostro ao pessoal da imprensa a LOGO que registra a parceria solidária entre o Instituto Humanitas Fraternidade e a Comunidade Indígena de Iraí

O índio Sérgio Vergueira fica emocionado ao ver a alegria do Cacique em ligar a Kombi pela primeira vez

15 jaquetas de inverno para os 10 jovens indígenas e equipe do CCI Criança Viva, mais de uma centena de metros de tecidos para a oficina de costura da Aldeia, oriundos do Bazar de roupas da  Alemanha, 2 latas de tintas de 18 litros cada para renovação do CCI, compuseram a primeira bagagem dos índios no veículo solidário.
O cacique é entrevistado pela imprensa local no Vale de Nazaré;

A RBS entrevistou o Cacique. A entrevista vai ao ar no noticiário local de hoje a noite e ficará disponível para quem quiser gravar no site da RBS
O Cacique e o índio Sérgio, apresentando satisfatoriamente as jaquetas que ganharam no Bazar de Roupas da Alemanha

DEO GRATIAS!

Nenhum comentário: