“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

sábado, 15 de maio de 2010

LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA!

PARA UMA ESPIRITUALIDADE
QUE NÃO SEJA APENAS "AGUA MORNA" – 12


PARA O DOMINGO DA ASCENÇÃO DO SENHOR JESUS
1ª LEITURA: Atos 1, 1-11; - Salmo responsorial 46 - 2ª LEITURA: Efésios 1, 17-23; - EVANGELHO: Lucas 24, 46-53;

Na primeira leitura o Espírito Santo é o protagonista da Igreja. Sem o Espírito Santo a Igreja fica demais humana e esvaziada de Deus. No Espírito Santo os apóstolos têm confiança e alegria e serão capazes até de derramar o sangue por Cristo, como fizeram. Mas precisamos ver o que Jesus diz pede:
SEJAM MINHAS TESTEMUNHAS EM TODO O MUNDO!

O que é mesmo ser TESTEMUNHA?
Quais a implicâncias? Quais as conseqüências? Quais as renúncias? Qual a PREPARAÇÃO que a testemunha precisa ter para dar com segurança e crédito ao TESTEMUNHO que o Senhor pede?

Hoje muitos cristãos vivem como verdadeiros testemunhas da fé e do Reino. Mas infelizmente muitos são na verdade um contra testemunho pelas obras que produzem ou por aquilo que falam. Mas o Senhor continua querendo uma Igreja testemunhal do evangelho do Reino.

Na segunda leitura Paulo ajuda os cristãos de Éfeso a colocarem toda a fé em Cristo Jesus, que é a Cabeça da Igreja. Jesus está acima de tudo, tanto neste mundo como no mundo futuro que ainda virá. Tal centralidade cristológica é sempre muito comum em Paulo e talvez daí ele tirasse tanta força para a sua eficaz missão.

No evangelho Lucas insistiu novamente no aspecto TESTEMUNHAL dos cristãos e da Igreja. Assim ele fez em Atos na 1ª leitura e agora com “letras maiores” ele repete no final de seu evangelho. Para a Igreja nascente eram condições fundamentais o testemunho (V.48), a alegria (V. 52) e a oração (V. 53). Uma Igreja que tem uma ou duas dessas dimensões ausentes ou enfraquecidas fica em débito com o evangelho de Jesus.

ORAÇÃO:
Ajude-nos, ó Pai Amoroso, a ajudarmos a Igreja, que em meio a tantas sombras internas, possa ela sempre ser fiel, pobre, esvaziada de arrogância, dialogal com todos, cheia de alegria no Espírito Santo e confiante no poder que vem de Jesus, teu Amado Filho e nosso irmão maior. Amém!


Nenhum comentário: