“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

sábado, 24 de abril de 2010

Pe. Pedro em artigo de Dom Sinésio

Despedida de Padre Pedro

Trata-se de padre Pedro Dionísio Moerschberger, membro da Fraternidade Palavra e Missão, uma fraternidade de direito diocesano, vinculada à Diocese de Santa Cruz do Sul. A comunidade de formação está sendo acolhida na Paróquia São Francisco de Assis, Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo. A Paróquia foi confiada por dom Manuel Parrado Carral à Fraternidade Palavra e Missão.

Foi ali que dia 17 de abril de 2010 padre Pedro se entreteve, jogando futebol com jovens da paróquia. Sentiu-se cansado, foi sentar e já entrou em coma. Embora prontamente socorrido, o ataque cardíaco foi irreversível.

Domingo, dia 18 de abril, dom Manuel presidiu missa de corpo presente na igreja matriz da Paróquia São Francisco de Assis e dia 20 celebramos as exéquias no Vale de Nazaré, em Santa Cruz do Sul. Sob chuva mansa, muito desejada, padre Pedro foi descansar no cemitério da fraternidade em companhia do jovem João Martins, no Vale de Nazaré, aos 52 anos de idade.

Padre Pedro nasceu aos 8 de outubro de 1958, na progressista cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Seus pais – Nilo e Ottília Moerschberger – tiveram cinco filhos, sendo Pedro o terceiro. Na família aprendeu os valores da fé, do amor ao trabalho e do respeito ao próximo.

O ensino fundamental foi absolvido em Lajeado. A Filosofia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Teologia em Santa Maria, no Máximo Palotti, mantido pelos Padres Palotinos. Foi ordenado presbítero, na Paróquia Espírito Santo aos 13 de março de 1998.

Seu lema de padre revela sua vida: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra; porque ocultastes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Lc 10,21).

Homem simples, era amigo de todos. Levou uma vida de autêntico missionário, um peregrino do Evangelho: Trabalhou na Diocese de Bom Jesus da Lapa (Bahia); na Diocese de Diamantina (MG), Paróquia Santo Antônio de São João da Chapada; veio a falecer em SP, na Paróquia São Francisco de Assis, em meio ao seu povo.

A presença de muitos padres no enterro, de amigos de muitas partes do Brasil, de adolescentes e jovens pobres, permitem concluir: Padre Pedro morreu como viveu: Isto é, simples, amigo de todos, doado a Deus, sem pretensões outras que não cumprir a vontade de Deus e servir as pessoas. Descanse na morada do Pai.
Dom Sinésio Bohn  - Bispo de Santa Cruz do Sul – In: Jornal Gazeta do Sul, 24 e 25.04.2010.
-----
HOJE AS 19H HAVERÁ A SANTA MISSA DE 7o DIA EM LAJEADO EM MEMÓRIA DO PE. PEDRO E AMANHÃ AS 9H30M AQUI NO VALE DE NAZARÉ NA CAPELA DA PALAVRA

Nenhum comentário: