“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

sexta-feira, 30 de abril de 2010

NOVAS DEFINIÇÕES PARA A FRATERNIDADE


“Sê firme e corajoso e não te apartes do livro da Lei (Torá)
nem para a direita e nem para a esquerda”
Josué 1, 7
Adoro este texto de Josué: 1, 6-9; Ali está o FOCO, algo difícil em manter nos tempos atuais de tantas dispersões, correrias e distrações. Manter a firmeza e a direção certa é algo que se faz estando em verdadeira sintonia com o Espírito Santo. Por isso confio ao Santo Espírito o que ontem foi definido com Dom Manuel quanto a uma série de pontos da vida e missão de nossa Fraternidade. Alguns pontos do diálogo vou compartilhar aqui com a Fraternidade e os bons amigos de perto e de longe. Num diálogo construtivo e eclesialmente responsável, definimos várias questões para um melhor desenvolvimento de nossa Fraternidade, a partir de São Paulo. Dom Manuel adotou uma pedagogia muito fraterna, mas também bem definida da parte dele, quanto ao seu apoio à vida e missão de nossa Fraternidade.

Em dezembro de 2009 ele visitou a Fraternidade em Santa Cruz do Sul. Lá, por três dias, visitou a missão social da Fraternidade, dialogou com grupos de leigos vinculados à Fraternidade, ouviu membros da Comunidade Interna, dialogou com Dom Sinésio Bohn, que tem dado o suporte jurídico-canônico à Fraternidade desde a sua fundação e se encontrou com o Conselho Fraterno Geral na Casa de Porto Alegre. Para mim, a 1ª visita de Dom Manuel à Fraternidade, era na verdade o começo de uma nova e abençoada etapa para nós. Compartilho aqui alguns pontos importantes definidos ontem em diálogo com Dom Manuel, e que sugiro aos membros da Comunidade Interna, fazer uma impressão dos mesmos, pela sua relevância para o presente e o futuro da Fraternidade:

MINISTÉRIO PRESBITERAL
- Dom Manuel ordenará os candidatos ao ministério presbiteral na Fraternidade e que serão incardinados na Diocese de São Miguel Paulista. Em caso de no futuro haver algum Padre da Fraternidade que queira deixá-la, não será acolhido pela diocese, considerando ter sido ordenado para a missão da Fraternidade. Alguns Padres de fora têm pedido entrada na diocese de São Miguel e Dom Manuel adotou claro princípio: Não acolherá candidatos egressos e nem Padres de fora e isso para ele vale também para os Padres da Fraternidade; Achei o acordo correto e isso dará também segurança e respeito no programa de formação da Fraternidade;

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- Em maio de 2007, Dom Fernando Legal, a quem temos grande gratidão, criou a Paróquia São Francisco de Assis, que fica na parte velha do bairro de Guaianases aqui em São Paulo. Foi feito um contrato inicialmente de três anos entre a diocese de São Miguel e nossa Fraternidade. No próximo domingo será renovado o contrato na santa missa às 8h da manhã na Igreja Matriz São Francisco de Assis. Dom Manuel aprova um período de 10 anos no novo contrato com renovação automática para mais 10 anos, desde que não havendo nada de ambas as partes que impedirá a renovação. Assim, a Fraternidade tem sob sua responsabilidade a condução da Paróquia São Francisco de Assis até o ano de 2020, em contrato a ser assinado no próximo domingo.

MISSÃO CARISMÁTICA DA FRATERNIDADE
- Para Dom Manuel a Fraternidade deverá se organizar para dar a Igreja em São Paulo àquilo que é de sua originalidade enquanto carisma: animação e formação bíblico-missionária. Nossa espiritualidade bíblica deverá ser incrementada e disponibilizada aos leigos e agentes de pastoral. Para isso deve-se melhor reorganizar nossas forças internas e aperfeiçoar o tempo e as capacidades de alguns membros da Fraternidade; Para ele a Paróquia São Francisco de Assis é nossa “porta de entrada” na grande cidade de São Paulo e neste sentido, a Fraternidade deveria estar bem concentrada nesta Paróquia, fazendo nela uma bela experiência carismática - enquanto carisma bíblico-missionário - para se tornar aos poucos um pólo irradiador do mesmo ao povo de Deus;

SETOR DE FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PRESBITERAL
- Ele insiste para que a Fraternidade evite a acolhida de vocações egressas e com idade avançada. Sugere preparar no mundo juvenil nossas futuras vocações, que ele chama de vocação original. Também não abre mão de um espaço de formação preparado apenas para esse fim. Sabe das dificuldades da Fraternidade em ter poucos membros, mas não aconselha que funcione num mesmo espaço formação e Governo da Fraternidade;

PROJESP – Projeto Esperança
- Para Dom Manuel deverá haver uma melhor concentração de forças e redução de espaço físico nesta missão social destinada aos portadores de HIV/AIDS e que é presidida pelo nosso co-fráter, o Pe. José Carlos Stoffel,fpm. Como o Projesp tem sua base física em terreno da Diocese, haverá a assinatura de novo contrato definindo novas cláusulas nesta matéria;

MISSÃO SOCIAL E MISSÃO EVANGELIZADORA
- Dom Manuel está de acordo que a Fraternidade precisa ter as mesmas energias também na missão evangelizadora, o que bem faz na missão social. Acha que deve haver uma re-organização de forças internas para sem sacrificar a bela missão social, incrementar e ampliar a sua ação evangelizadora; Aqui certamente vamos precisar de novas forças, como a busca de algum Padre próximo da Fraternidade ou mesmo investir em leigos ou leigos preparados/as para somar nesta dimensão. Graças a Deus que temos neste campo onde buscar apoios. Depende de nossa capacidade de articulação e criatividade.

ECUMENISMO
- Como a Fraternidade tem na sua história e na sua mística a dimensão ecumênica, o bispo acha que aí há também algo a ser bem feito pela Fraternidade. Neste setor há também de parte de Dom Sinésio algumas sugestões já dadas à Fraternidade;

Por fim o bispo orienta para que a Fraternidade, já que tem poucos membros, que busque se concentrar melhor numa mesma região, definindo e dando encaminhamentos no sentido de manter em seus quadros apenas pessoas que de fato tem capacidade em colaborar eficazmente na construção do carisma. Ele encerrou a reunião com uma instigante frase: “Pe. Cyzo, aprenda que não se deve manter situações que se sabe que nelas se gasta demais energias e que no futuro custará um preço muito alto para a Fraternidade”.

Minha visão é que...
Estamos caminhando para os 25 Anos de Fundação de nossa pequena-grande Fraternidade em 2011. Queira Deus que possamos nos próximos meses, ao lado do pedido de Roma quanto a uma atenta reforma na Fraternidade, em harmonia e esperanças renovadas, fazer os devidos ajeitamentos internos para melhor vivermos nosso carisma e servirmos, enquanto homens e mulheres irmanados numa mesma família, a Mãe Igreja, no serviço ao povo de Deus, de forma especial à juventude, aos pobres e sofredores. Dom Manuel tem tido uma atitude muito fraterna e sem saber tem sido também um ótimo assessor para nós. Ele tem vasta experiência em formação presbiteral e administração. Que seja tudo para a maior Glória de Deus e que nossas duas fiéis testemunhas no céu, o Fr. João Martins e o Pe. Pedro sejam nossos intercessores diante do Trono do Deus ABBA. Amém!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

REUNIÃO COM DOM MANUEL

Hoje às 9:30 tenho reunião com Dom Manuel Parrado Carral, bispo da Diocese de São Miguel Paulista. Com o óbito do Pe. Pedro, necessariamente se deve reorganizar muitas coisas na vida interna e na missão da Fraternidade. Como somos poucos, quando falta um, é como se para as grandes congregações faltasse um grupo, no sentido de que serviços e Frentes devem ser repensados, para  não sufocar os poucos que estão na ativa e alguns na verdade sobrecarregados. Peçamos ao bom Deus que o Santo Espírito seja nosso auxiliar e luz nesses diversos encaminhamentos internos que ora se inicia e que vai precisar de 30 a 40 dias para que tudo esteja novamente na devida normalidade. Que tudo seja para o serviço à Palavra de Deus e à Missão solidária. Amém!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Caminhar é preciso sempre...!


É importante saber onde mesmo queremos chegar. As vezes não sabemos bem. Mas o determinante não é o caminho por onde se passa e sim a disposição interior para estar no ponto de chegada. O caminho pode mudar, a  motivação deve ter estabilidade. O caminho pode ser cada dia diferente, mas a disposição deverá ser tão somente crescente para se chegar. 
CAMINHAR É PRECISO SEMPRE!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Precisamos de MUITA luz!

A humanidade tem hoje muitas sombras. Até mesmo a Igreja vive suas duras e difíceis sombras. Mas a Igreja sabe para QUEM olhar todos os dias: Jesus. Ele é a LUZ por excelência. Sem Ele os cristãos se perdem nas tantas sombras que rondam a humanidade. Mais: Jesus LUZ também pediu que seus seguidores, os cristãos, sejam também luz. VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO! É o dito do Senhor. Peçamos mais para nós e para a humanidade dessa LUZ que ilumina e purifica. Que clareia e apresenta novos horizontes. Que mostra o caminho seguro e confiável por onde andar.
Desejo a você muito dessa LUZ DIVINA. Amém!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

NOTICIAS SORTIDAS PARA HOJE

Celebramos nesses dias o 7o Dia de falecimento do nosso fraterno Pe. Pedro, com muita dignidade e devoção em São Paulo, São João da Chapada (MG), Lajeado e Santa Cruz do Sul aqui no RS. Ontem na Capela da Palavra havia muitos amigos. Destaquei 3 aspectos da vida do Pe. Pedro que irei compartilhar aqui em outro momento ainda nesta semana. Após esta dolorosa, mas obediente entrega de nosso amado Pe. Pedro nas mãos do Senhor da Vida, voltamos aos poucos a nossa vida e missão. Aqui compartilho e peço as orações para as diversas pautas desta semana:

- Hoje começa o curso do clero da diocese de Santa Cruz do Sul. Infelizmente motivo de viagem me impede de participar, mas desejo que o curso seja um momento de enriquecimento para todo o clero. Às 9h de hoje estarei com a Adriana Moré na empresa Pioneer para acertos de parceria; 

- Amanhã viajarei para São Paulo e irá comigo o querido amigo e leigo da Fraternidade, Rafael Weiss;

- Ontem aconteceu em São Paulo o 2o encontro de leigos de deste ano. Segundo informações de Irmã Aline o encontro foi um lindo momento e os leigos estão "com sede"  de algo mais na fé e na caridade. Logo mais vou hospedar uma foto do encontro aqui;

- No sábado a noite eu fui fazer uma visita ao amigo, o PAI ANTÔNIO, Pai de Santo da Umbanda aqui em Santa  Cruz do Sul. Fui fraternalmente acolhido e convidado a participar de um rito de acolhida de um novo membro no candoblé. A cerimônia foi linda, cheia de espiritualidade, começando por uma emocionante invocação a Nossa Senhora da Conceição. Minha visita estava dentro dos festejos que o Terreiro fez no dia de São Jorge. Os que me acompanharam ficaram cheios de surpresas, por encontrar um ambiente fraterno, espiritualmente elevado e aberto aos pobres. O Benni fez muitas e muitas fotos das orações e danças;

- No domingo dia 18, foi batizado aqui em nossa Capela da Palavra o pequeno Lázaro. Na foto abaixo está a informação deste momento lindo com a linda família de amigos que nos escolheram para realizar o sacramento. 
Na foto está a feliz mamãe e psicológa Desirré Goettems segurando o Lázaro. O sorridente pai e advogado, Dr. Tibicuera Menna Barreto de Almeida tem junto de si a filha Alana, também batizada na Capela da Palavra. Ladeando a foto estão os avós paternos e amigos da Fraternidade: Dr. João Almeida e a Professora Lúcia Almeida.
A esta linda família fica nossos cumprimentos e votos de muitas bênçãos de paz e luz!

Boa semana, lembrando o que ELE  nos disse: 

SEM MIM NADA PODEIS FAZER! 
João 15, 5 - Amém!

domingo, 25 de abril de 2010

DOMINGO DO BOM PASTOR

Hoje a liturgia católica romana nos dá a beleza e a ternura do Bom Pastor: João 10, 27-30; Jesus é o Bom Pastor por excelência a cada cristão deve também ser "pequeno pastor" em seu ambiente: acolhedor, terno, cuidador, amável e bondoso, especialmente com o mais fraco e sofredor. Quando refletimos a fundo sobre o Bom Pastor ficamos biblicamente chocados, quando sabe-se das exigências bíblicas para que sejam os pastores BONS PASTORES do povo de Deus. Mas...

Há pastor que cuida das ovelhas;
Outros descuidam...
Há pastores que acolhem as ovelhas;
Outros dispersam...
Há pastores que curam as ovelhas;
Outros machucam;
Há pastores que buscam as ovelhas perdidas;
Outros apenas as ovelhas "santinhas";
Há pastores que amam e alimentam as ovelhas;
Outros que só querem a lã das ovelhas;
HÁ PASTORES SANTOS E PROFÉTICOS;
Há pastores esvaziados e patéticos;

Hoje no mercado religioso há até uma nova categoria de PA$TOR.
Tal PA$TOR vê a ovelha não pelo amor mas pelo valor. Quer dizer: ele A$M$A a ovelha. Especialmente a ovelha "gorda", que tem muita lã, quer dizer: muitos bens.

BOM DOMINGO E QUE SEJAMOS SEGUIDORES DO CRISTO BOM PASTOR. AMÉM!

sábado, 24 de abril de 2010

Pe. Pedro em artigo de Dom Sinésio

Despedida de Padre Pedro

Trata-se de padre Pedro Dionísio Moerschberger, membro da Fraternidade Palavra e Missão, uma fraternidade de direito diocesano, vinculada à Diocese de Santa Cruz do Sul. A comunidade de formação está sendo acolhida na Paróquia São Francisco de Assis, Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo. A Paróquia foi confiada por dom Manuel Parrado Carral à Fraternidade Palavra e Missão.

Foi ali que dia 17 de abril de 2010 padre Pedro se entreteve, jogando futebol com jovens da paróquia. Sentiu-se cansado, foi sentar e já entrou em coma. Embora prontamente socorrido, o ataque cardíaco foi irreversível.

Domingo, dia 18 de abril, dom Manuel presidiu missa de corpo presente na igreja matriz da Paróquia São Francisco de Assis e dia 20 celebramos as exéquias no Vale de Nazaré, em Santa Cruz do Sul. Sob chuva mansa, muito desejada, padre Pedro foi descansar no cemitério da fraternidade em companhia do jovem João Martins, no Vale de Nazaré, aos 52 anos de idade.

Padre Pedro nasceu aos 8 de outubro de 1958, na progressista cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Seus pais – Nilo e Ottília Moerschberger – tiveram cinco filhos, sendo Pedro o terceiro. Na família aprendeu os valores da fé, do amor ao trabalho e do respeito ao próximo.

O ensino fundamental foi absolvido em Lajeado. A Filosofia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Teologia em Santa Maria, no Máximo Palotti, mantido pelos Padres Palotinos. Foi ordenado presbítero, na Paróquia Espírito Santo aos 13 de março de 1998.

Seu lema de padre revela sua vida: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra; porque ocultastes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Lc 10,21).

Homem simples, era amigo de todos. Levou uma vida de autêntico missionário, um peregrino do Evangelho: Trabalhou na Diocese de Bom Jesus da Lapa (Bahia); na Diocese de Diamantina (MG), Paróquia Santo Antônio de São João da Chapada; veio a falecer em SP, na Paróquia São Francisco de Assis, em meio ao seu povo.

A presença de muitos padres no enterro, de amigos de muitas partes do Brasil, de adolescentes e jovens pobres, permitem concluir: Padre Pedro morreu como viveu: Isto é, simples, amigo de todos, doado a Deus, sem pretensões outras que não cumprir a vontade de Deus e servir as pessoas. Descanse na morada do Pai.
Dom Sinésio Bohn  - Bispo de Santa Cruz do Sul – In: Jornal Gazeta do Sul, 24 e 25.04.2010.
-----
HOJE AS 19H HAVERÁ A SANTA MISSA DE 7o DIA EM LAJEADO EM MEMÓRIA DO PE. PEDRO E AMANHÃ AS 9H30M AQUI NO VALE DE NAZARÉ NA CAPELA DA PALAVRA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

MISSA DE 7o DIA!

Hoje às 20, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis - Guaianases - SP, terá a Santa Missa de 7 Dia do nosso Pe. Pedro D. Moerschberger,fpm. Aqui no Vale de Nazaré celebraremos esta Santa Missa no próximo domingo às 9h30m na Capela da Palavra. Incrível como o Pe. Pedro era tão querido e amado pelo povo, especialmente as pessoas mais simples do povo. Deo Gratias!

AINDA:
Por razões do tempo ainda continuar chuvoso aqui em Santa Cruz do Sul, não sairá amanhã o DIA DE ESPIRITUALIDADE MÍSTICO-CÊNTRICA. Acontecerá certamente no último sábado de maio. Enviaremos aos interessados mais informações posteriormente.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

...Tu és pó = Terra - Gn 3,19

Hoje celebra-se o DIA DA TERRA. Quando a humanidade tomar consciência de que ela não pertence a terra mas que é parte integrante da terra, a vida será muito melhor e mais saudável. Na atual cultura a maior parte das pessoas vive em grandes e sufocantes centros urbanos e sem nenhum contato com a terra. Seria por isso que tantos são tão doentes? Especialmente portadores das doenças psíquicas, neurológicas e também do esvaziamento da alma. TODA VEZ QUE CORTAMOS NOSSA RELAÇÃO COM A TERRA - que é mãe - NOS ADOECEMOS.

Façamos hoje algum exercício de contato com a terra: tocar a terra, pisar descalço na terra, cheirar a terra, molhar uma planta, abraçar uma árvore ou mesmo um animalzinho, etc, etc, etc. VAMOS AMAR MAIS ESSA OIKOS = CASA DE TODOS - e suas criaturas.

Ainda... Lembramos hoje o que sabiamente diz o texto sagrado: TU ÉS PÓ E AO PÓ RETORNARÁS! Bom dia e obrigado pelas preces e solidariedade nesses dias de luto pelo nosso querido Pe. Pedro! Amém!




quarta-feira, 21 de abril de 2010

ADEUS AMADO PADRE PEDRO

MUITA FÉ, MUITOS AMIGOS, MUITAS MANIFESTAÇÕES DE AMOR E APREÇO AO QUERIDO PE. PEDRO QUE ENTRA NA GLÓRIA DO PAI. 

Com presidência de Dom Sinésio Bohn, a Santa Missa de despedida foi um lindo e inesquecível momento. Pe. Pedro mereceu.

AS FOTOS FALAM POR SI MESMAS
25 Padres entre o velório e missa de corpo presente chegaram nas exéquias







Adolescentes do Projeto Crescer Sempre prestaram homenagens

Centenas de pessoas de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Lajeado e São Leopoldo



Adolescente do Projeto Crescer Sempre coloca um flor junto ao caixão

Os pais do Pe. Pedro, Sr. Nilo e Sra. Ottilia, ficaram todo o tempo junto ao amado filho

Frei Gastão, pároco da Paróquia dos pais de Pe. Pedro, Lajeado, fez emocionada saudação

Ao terminar a santa missa de corpo presente às 11h, não se pode fazer o sepultamento, pois chovia torrencialmente no Vale de Nazaré. As próximas quatro fotos abaixo mostram a continuação do velório, com a presença de todos os colaboradores do Instituto Humanitas Fraternidade e outras pessoas amigas, que foi até as 14:30, quando saiu a procissão para o sepultamento, em pequena trégua da chuva. MAS O PE. PEDRO NÃO TINHA MESMO TANTA PRESSA E PARA ELE ESTAR COM AS PESSOAS ERA O MAIS IMPORTANTE.













Sr. Valdeci Espíndola, preparou carinhosamente o túmulo




Pe.Pedro sempre foi um franciscano de coração. Nossos cachorros também prestaram "reverência". O gato da casa passou toda a noite na Capela da Palavra deitado abaixo do caixão de Pe. Pedro.









O momento do sepultamento foi de forte emoção. O jovem Gustavo à direita, tristemente chorava pelo Pe. Pedro.

REPOUSE EM PAZ! - R.I.P !!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje, dia 21, celebraremos a eucaristia em memória do nosso Fraterno João Martins,fpm. Infelizmente, por razões de chuva, ficará para outro dia a benção do Capitel de Jesus Mestre da Palavra sobre o túmulo do João. 

PARABÉNS I
Nossos fraternos cumprimentos à querida Irmã Fátima em Minas Gerais pelo seu aniversário hoje. Votos de bênçãos, alegrias, saúde e muita VIDA! Te amamos Fátima!

PARABÉNS II
Nossos parabéns também à querida Adriana Moré, leiga colaboradora engajadíssima em nossa missão e psicóloga do Projeto Crescer Sempre. Votos de muitas bênçãos, saúde, paz e alegrias Adriana! 

terça-feira, 20 de abril de 2010

DIA DO SEPULTAMENTO!

HOJE FOI UM DIA DE MUITAS BÊNÇÃOS COM O ENVIO DO CORPO DO PE. PEDRO PARA O SEPULCRO. COM A PRESENÇA DE DOM SINÉSIO E DE QUASE DUAS DEZENAS DE PADRES E CENTENAS DE PESSOAS, A FRATERNIDADE DISSE SEU AMÉM COM O GRANDE AMÉM DO PE. PEDRO. ALELUIA!
Fotos do dia de ontem logo após a chegada do esquife de São Paulo. Os 40 adolescentes do Projeto Crescer Sempre do turno da tarde prestaram homenagem ao Pe. Pedro, que foi velado na Capela da Palavra até as 8h de hoje. Fotos de hoje estarão aqui amanhã.
Hoje às 9h30m será a celebração eucarística de corpo presente do nosso querido PE. PEDRO DIONISIO MOERSCHBERGER, presidida por Dom Sinésio Bohn e com a confirmação da parte de vários Padres. 
Ontem foi numeroso os visitantes que passaram na Capela da Palavra. Um grupo ficou toda a noite em vigília e estepadredefraternidade também ficou toda a noite ao lado do corpo do nosso amado Pe. Pedro. Mais informações sobre o dia de hoje na parte da tarde neste Blog. AMÉM!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

EXÉQUIAS EM SÃO PAULO

Ontem a Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro de Guainases, viveu uma grande comoção na despedida do nosso amado Pe. Pedro. Com a presença de Dom Manuel Parrado Carral, vários padres e muito povo, celebrou-se a Santa Eucaristia. Enviei uma mensagem que foi lida ontem e que deixo abaixo para quem tiver interesse em lê-la, atualizando um pouco sobre a vida e a missão do Pe. Pedro.

HOJE, A PARTIR DAS 16H O CORPO DO PE. PEDRO ESTARÁ NA CAPELA DA PALAVRA PARA A VENERAÇÃO PÚBLICA DOS AMIGOS E FIÉIS. 

AMANHÃ AS 9:30 SERÁ CELEBRADA A SANTA MISSA DE CORPO PRESENTE NO VALE DE NAZARÉ, NO CENTRO MULTIFUNCIONAL SÃO CARLOS BORROMEU. APÓS A SANTA MISSA, PRESIDIDA POR DOM SINÉSIO BOHN, UMA PROCISSÃO LEVARÁ O CORPO ATÉ O CEMITÉRIO DA FRATERNIDADE, ONDE PE. PEDRO SERÁ SEPULTADO NUM TÚMULO PRÓXIMO DO TÚMULO DO NOSSO FRATERNO JOÃO MARTINS.

Abaixo algumas fotos das exéquias em São Paulo











O SENHOR DEU, O SENHOR TIROU. 
BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR
Jó 1,21

MENSAGEM LIDA ONTEM NAS EXÉQUIAS DO PE. PEDRO NA IGREJA MATRIZ DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM SÃO PAULO-SP

Só Tu Senhor, tens Palavras de VIDA ETERNA!
João 21, 1-19

Santa cruz do Sul, 18 de abril de 2010.

Exmo. Reverendissímo Dom Manuel, Bispo Diocesano!
Revmo. Pe. José Carlos Stoffel,fpm, amado co-fráter e Pároco!
Revmos. Padres presentes!
Estimados Fraternos e estimadas Fraternas da Fraternidade!
Caros religiosos presentes e agentes de pastoral!
Querido povo de Deus, GRAÇA E PAZ!

Com muita dor, que deve ser amparada na esperança maior, despedimos hoje do querido e amado PE. PEDRO DIONISIO MOERSCHBERGER. Pe. Pedro nasceu aos 08.10.1958, em Lajeado, no interior Rio Grande do Sul, região de predominância da cultura germânica. Seus queridos pais, Sr. Nilo Moerschberger e Sra. Ottília Moerschberger, ainda vivos, são pessoas de profunda fé e profundo compromisso com a Igreja.  Eles educaram os filhos na fé cristã e nos valores mais profundos da cultura alemã:  trabalho, economia, respeito, vida de frugalidade e muita fé em Deus.

Pe. Pedro, é uma vocação adulta. Antes de chegar à Fraternidade, trabalhou em diversas atividades: agricultor, motorista, garçon, assistente de pessoas enfermas e teve toda sua juventude engajado na vida de sua paróquia. Por onde passava conquistava a confiança, simpatia e amizade das pessoas. Amizades que Pe. Pedro jamais descuidou, sempre mantendo alguma forma de contato com as pessoas que para ele significavam uma relação de fraternidade e companheirismo.

Ele entrou na formação da Fraternidade no ano de 1989, e fez nela os estudos de filosofia, noviado e teologia. No dia 28 de março de 1994, fez seus primeiros votos religiosos na Fraternidade, na qual veio a ser um membro fiel e um irmão amoroso; Posteriormente fez a Faculdade de Filosofia na Universidade de Santa Cruz do Sul e teologia junto aos Padres Palotinos, em Santa Maria. Ele escolheu para a sua disertação final um tema de missiologia; Foi ordenado como Padre da Fraternidade, por Dom Aloisio Sinésio Bohn, na Paróquia Espírito Santo, em Santa Cruz do Sul, no dia 13 de março de 1998. Escolheu como lema sacerdotal um texto do evangelista Lucas: 

"EU TE LOUVO, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE  OCULTASTES ESSAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELASTES AOS PEQUENINOS"
Lucas 10, 21;

Na década de 90, fez alguma pausa nos estudos para ajudar num projeto de missão ad destra, indo para uma frente da Fraternidade no interior da Diocese de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. Mais tarde, final dos anos 90, como Padre, foi para uma outra frente de missão da Fraternidade, em São João da Chapada, interior da arquidiocese de Diamantina, em minas Gerais, onde assumiu por 3 anos a função de pároco da Paróquia Santo Antônio de São João da Chapada;

Pe. Pedro nunca escolheu nenhuma função ou qualquer status na vida e na missão da Fraternidade. Sempre disponível para somar onde houvesse necessidades e que ele pudesse colaborar. Inseperável do chimarrão, símbolo concreto da partilha sororal, da amizade e do estar com as pessoas.  Era acolhedor natural de toda e qualquer pessoa que chegasse na Fraternidade ou nos diversos serviços da pastoral. Na vida prática era sempre atento aos pequenos detalhes.

Sabendo nós de sua lenta, mas progressiva enfermidade cerebral, como seqüela de um acidente de automóvel ainda na adolescência, cuidávamos para que ele não assumisse atividades que fossem por demais estressantes ou de tensões. Os últimos exames neurológicos informam que ele caminhava para uma total paralisia física nos próximos anos. Creio que o Bom Deus não permitiria ao Pe. Pedro, que tanto amou e cuidou de outros, viver semi ou paralisado. Partiu como viveu: junto ao povo. O fato de sua última atividade ter sido uma pelada de futebol, me revela a síntese da vida do Pe. Pedro: estar cercado de pessoas e com elas, de uma forma mais leve, fazer o jogo da vida, onde não há ganhadores e nem perdedores, mas tão somente amigos e nada mais.

Entregamos ao querido ABBA, o Deus Amoroso, a vida e o ministério do querido Pe. Pedro. Ele viveu e serviu a Mãe Igreja em total e absoluta fidelidade. Viveu a dimensão fraternal de sua consagração com total alegria e entrega. Ele foi um Padre feliz e isso para mim é um testemunho importante hoje para a Igreja.

Agradeço em nome da Fraternidade, a Dom Manuel, pela solicitude para com a nossa Fraternidade e pela presença de Pai e Pastor na despedida deste nosso querido Irmão. Ao Pe. José Antônio, Vigário Episcopal, pelo pessoal apoio feito junto ao hospital nos últimos momentos do Pe. Pedro. As pessoas do povo, que de uma forma ou de outra, apoiaram o ministério do Pe. Pedro.

Agradeço aos membros de nossa Fraternidade em São Paulo que assistem e acompanham na solicitude fraterna o último momento do Pe. Pedro.  De forma muito especial, agradeço ao co-fráter, Pe. José Carlos Stoffel, que foi nesses 3 anos foi um irmão bem samaritano do Pe. Pedro. Coube ao Pe. José Carlos ter sido sentinela, proximidade e amorosidade nesses últimos anos do nosso amado Pe. Pedro. Obrigado Pe. José Carlos pelo teu testemunho de acolhida fraterna e de constantes ajudas na missão do nosso Pe. Pedro!

A Fraternidade logo mais vai celebrar seu Jubileu de 25 Anos de Fundação. Certamente antes disso, quis o Bom Deus diante do Trono do Cordeiro dois Fraternos dessa tão pequena Fraternidade. Agora Pe. Pedro encontra na Casa do Pai o nosso Fraterno João Martins. Que o Bom Deus, tendo lá essas duas tesmunhas e fiéis construtores do carisma da Palavra e da Missão na Igreja, possa atender as súplicas que confiantes eles farão para nossa abençoada peregrinção neste mundo.

A todos nossa gratidão. Aguardamos aqui a chegada do corpo do nosso querido Irmão, para na manhã de terça-feira, levarmos ao chão, à terra, para se tornar semente nova na caminhada do Reino. Obrigado e Amém!
Pe. Cyzo Assis Lima,fpm
Padre Superior da Fraternidade

O SENHOR DEU E O SENHOR TIROU
BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR 
 Jó 1, 21;

domingo, 18 de abril de 2010

SANTAS MISSAS EXÉQUIAIS!

Hoje às 15h, DOM MANUEL PARRADO CARRAL, Bispo diocesano de São Miguel Paulista, SP, presidirá a Santa Missa de corpo presente do nosso querido PE. PEDRO MOERSCHBERGER, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis - Rua Prof. Cosme Deodato Tadeu, 663- Guaianases - São Paulo-SP. Após a Santa Missa o corpo do Pe. Pedro será levado para o Rio Grande do Sul, onde será velado a partir das 16h, na Capela da Palavra, no Vale de Nazaré, em Santa Cruz do Sul. A Santa Missa de corpo presente em Santa Cruz do Sul será às 9h30m do dia 20, terça-feira , presidida por Dom Sinésio Bohn. Após a Santa Missa haverá o sepultamento no Cemitério da Fraternidade Palavra e Missão no Vale de Nazaré. Meditamos abaixo o lema sacerdotal do amado Pe. Pedro:

"EU TE LOUVO, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE  OCULTASTES ESSAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELASTES AOS PEQUENINOS" 
Lucas 10, 21
NASCIMENTO: 08.10.1958
ORDENAÇÃO PRESBITERAL: 13.03.1998
PÁSCOA: 17.04.2010

sábado, 17 de abril de 2010

NOTA DE FALECIMENTO



Nós, membros da FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO, comunicamos com muito pesar que hoje as 17:40 faleceu em São Paulo o nosso amado e fraterno 
PE. PEDRO DIONISIO MOERSCHBERGER.fpm,52 anos, 
vitimado por fatal infarto. Mais informações neste Blog amanhã quanto ao enterro, que será feito em Santa Cruz do Sul, no cemitério da FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO, no Vale de Nazaré, certamente na 3a feira próxima. 
Favor ligar para:

51-3715-9562 e 3715-4391


Para condolências, favor escrever para:

e-mail: fraternidadesul@gmail.com

UNSER LIEBER 
PATER PEDRO MOERSCHBERGER 
IST HEUTE GESTORBEN

A LUZ PERPÉTUA O ILUMINE!