Hoje, nosso Conselho Fraterno Geral está reunido aqui em Porto Alegre, que está bem fria, com menos de 18 graus. Fomos bem acolhidos pela Irmã Anelise Weber aqui na Residência Madre Ana, centro da capital gaúcha. Estamos analisando o ante-projeto que uma equipe fraterna nos apresenta para as diversas celebrações dos 25 Anos de Fundação de nossa Fraternidade que irá de outubro de 2010 a outubro de 2011. O modesto texto abaixo abriu nossa reflexão, que findará na tarde de hoje, com a celebração da eucaristia às 17h na Capela das Irmãs Fransciscanas da Penitência e Caridade Cristã. Caso se inspire, mande seu comentário sobre o nosso modesto e fraterno Jubileu. Amém!
Uma Fraternidade que se constrói pela Graça de Deus!
“Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta” - Gálatas 5, 25
Pela Graça de Deus a Fraternidade adentra no tempo. Logo mais vai celebrar 25 anos de fundação. Celebrar a fundação é retomar de certa forma o primeiro fundamento. Uma casa se faz com alicerces, piso grosso bem trabalhado para evitar infiltração, colunas sólidas e bem aprumadas e outras importantes sustentações. Construir sabendo que se pode vir algum terremoto é ainda mais importante para se ter em conta a importância capital do bom e bem sólido fundamento. A “escolha” do terreno também pesa muito para o equilíbrio ou não da casa.
Creio que a Fraternidade cuidou bem do primeiro fundamento mas deve ter se descuidado do restante da construção. Hoje temos uma “casa” que parece ter espaços não bem clareados e isso precisará ser iluminado no pequeno jubileu de 25 Anos. É humildade necessária e corajosa reconhecer limites, que a escolha de “materiais” nem sempre foi bem acertada e que a construção iniciada com tanta paixão e amor, pode ter sido descuidada na continuidade.
Mas para que celebrar 25 Anos?
É preciso mesmo esta celebração? O que temos nas mãos e no coração para apresentar a Deus?
Nossa celebração, se terá caráter bíblico, precisará olhar primeiro para os textos bíblicos mais meditados e rezados nesta caminhada. São eles que nos ajudarão a voltarmos ao “primeiro amor” do nosso carisma. Tais textos tiveram uma força muito concreta para os primeiros membros da Fraternidade e por fim para os demais. Sem uma re-eleitura desses textos geradores e animadores de nossa pequena história poderemos nos perder na ânsia de querer celebrar sem antes deixarmos nos submeter ao crivo iluminador e a anaminesis da Palavra de Deus que nos conduziu de forma tão concreta nos primeiros 10 ou 15 anos de nossa vida e missão. Rezamos desde já para que nossa celebração não seja uma espécie de “autocontemplação” de nós mesmos, mas antes de tudo vamos contemplar o rosto amoroso do Deus Abba e sua divina e providente mão.
Sabe-se que os carismas são oriundos do Espírito Santo. Mesmo nas fragilidades humanas o Santo Espírito precisa que o carisma fortaleça e cresça a serviço do evangelho. Hoje a conjuntura social, eclesial, política e cultural do Brasil é bem diferente de 25 anos atrás. Temos hoje um Papa que sempre está solicitando aos bispos mais atenção e mais solicitude pastoral para com os novos carismas ou as chamadas novas comunidades. Os constantes e insistentes apelos do Santo Padre neste campo é hoje um alento e isso fez muita falta nos anos 90 e na década seguinte:
“Os movimentos e as novas comunidades são
uma das novidades mais importantes suscitadas
pelo Espírito Santo à Igreja pela atuação do Concílio Vaticano II.
A nós pastores,
é pedido que acompanhemos de perto,
com solicitude paterna, de modo cordial e sábio,
os movimentos e as novas comunidades”
- Parte da fala do Papa Bento XVI – Roma, 17.05.2008.
Uma pequena comissão fraterna foi organizada para elaborar um ante-projeto de celebração do nosso pequeno Jubileu de 25 Anos. No próximo dia 8 de abril, nosso Conselho Fraterno Geral, que se reunirá em Porto Alegre junto à residência de Irmã Anelise Weber,fpcc, nossa querida assessora, vai fazer uma primeira consideração ao ante-projeto. Aguardo também que os membros da Fraternidade (Padres, Irmãs e Fraternos) possam individualmente e comunitariamente na oração colocar já em pauta nosso pequeno jubileu. Foi encorajador quando o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, em nossa Capela da Palavra, no Vale de Nazaré dia 14.11.2009, com a presença de Dom Sinésio, nos disse:
“Parabenizo todas as iniciativas, especialmente de fundação deste Instituto. Pouco a pouco está crescendo, está se consolidando, organizando a estrutura que precisa, e ao mesmo tempo agilizada, possa encontrar uma movimentação e adaptar-se a todos os momentos, na história, no presente, na realidade do Brasil, desta diocese e do mundo inteiro; Me alegra também o fato do Padre Cyzo ter informado do contato com a Sagrada Congregação para a Vida Consagrada em Roma, buscando as orientações para naturalmente ter uma estrutura que possa ir adiante, com entusiasmo e podendo profundamente o carisma consolidar-se”
Que as lindas e espirituais palavras do final do salmo 90 (89) - Versículo 17 - sejam também nossas palavras nesse tempo de olhar para trás em função do presente e do futuro de nossa vida e missão na Mãe Igreja: QUE A BONDADE DO SENHOR ESTEJA SOBRE NÓS! CONFIRMA SENHOR A OBRA DE NOSSAS MÃOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário