“Só existem dois dias no ano

que nada pode ser feito:

Um se chama ontem

e o outro se chama amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar,

acreditar, fazer e principalmente viver”

Dalai Lama

quarta-feira, 31 de março de 2010

Traição...


Um beijo, apenas um beijo!
Dores. Muitas dores na alma de Jesus e de seus amigos.
Um beijo pode ser apenas gratidão, amor, alegria!
Aquele beijo foi terror, inferno, morte eterna.
Permita-me Senhor, não ser tentado à traição. 
Ela sempre mata, mesmo que o corpo viva.
Que eu saiba pedir perdão quando dou-me conta, 
que posso também ter feito alguma pequena traição. Amém!

terça-feira, 30 de março de 2010

JESUS PRECISOU DE SILÊNCIO E DE SERENIDADE!


Que também nós mereçamos a acolhida terna e pacífica do Senhor! Amém!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Um diálogo amoroso e decisivo!


Jesus olha bem dentro dos olhos de um  discípulo e faz as inquietantes perguntas:

Você me seguirá até à cruz?
Você morrerá comigo ou por mim?
Você vai ficar fiel na hora do meu "fracasso"?
Você está mesmo decidido ficar num caminho onde se dá a própria vida?
Você tem coragem? 
Coragem  sustentada no amor e não na bravura grossera.
Você é mesmo fiel? 
Você me garante de que posso contar com você?

domingo, 28 de março de 2010

HOSANA AO FILHO DE DEUS!

Foto da moderna peça JESUS CRISTO SUPERSTAR
Hosana ao Filho de Deus! Tal exclamação foi gritada efusivamente nas estreitas e ladeirosas ruas de Jerusalém. Aquele que foi aclamado por numerosa multidão de discípulos (Lc) estava montado em simples jumentinho (humildade). Ele continua sendo aclamado em toda a terra, pois SÓ ELE SALVA. O Filho do ABBA, que nos mostrou o misericordioso e amoroso rosto de Deus, é o ÚNICO CAMINHO para nós cristãos. Sem ELE ficamos como de um lado da margem de rio cheio e com violenta força, sem ponte segura para fazer a passagem. Que nesta GRANDE SEMANA possamos meditar, interiorizar e rezar nossa própria salvação, acompanhando nas grandes liturgias os PASSOS de Jesus, o salvador e redentor desta pobre humanidade. Amém!

sábado, 27 de março de 2010

A GRANDE SEMANA!


Nesses GRANDES DIAS é preciso maior e melhor interioridade
Amanhã começa a grande semana, que no Brasil é popularmente chamada de SEMANA SANTA. O povo de Deus em grande número acorre às Igrejas e aos lugares sagrados para buscarem uma espiritualidade maior. Seria tão bom se de fato JESUS CRISTO E SEU REINO fosse realmente o CENTRO DE TUDO. 

Amanhã toda a CF do Vale de Nazaré participa da Missa de Ramos na Comunidade Santo Inácio, que inicia às 9h30m. A partir de 5a feira próxima, neste modesto Blog, vai estar disponibilizada uma pequena meditação bíblica para cada dia do TRÍDUO PASCAL. Ficarei feliz se você rezar junto comigo nesses GRANDES DIAS. Com preces, no Nome do Senhor de nossas vidas: JESUS CRISTO. AMÉM!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Padres no Vale de Nazaré

Num clima bem fraterno, 10 presbíteros da Comarca Eclesiástica de Santa Cruz do Sul se encontraram na manhã de hoje aqui no Vale de Nazaré. Antes dos diversos encaminhamentos, fomos bem ajudados pelo Pe. Marcelino Sivinski a entrar no espírito do Tríduo Pascal. Após os diversos encaminhamentos, os Padres almoçaram com a Comunidade Fraterna e ainda receberam um modesto "coelhinho" preparado pela CF com uma saudação pascal. A Fraternidade procura sempre manter a mais estreita comunhão com os irmãos presbíteros e dessa comunhão sempre brotará uma força fraterna que enriquece a Igreja. 

quinta-feira, 25 de março de 2010

E A PALAVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS!


Hoje a liturgia da Igreja nos presenteia com a celebração da Encarnação do Filho de Deus, que é mais conhecida como a Festa da Anunciação. No grande ANÚNCIO está o começo de toda a NOVA ALIANÇA que se dá a partir do VERBO DIVINO que se faz carne (gente) com a gente. Deus escolhe este estranho caminho para fazer amorosa morada entre nós. A história da humanidade não é mais a mesma desde a entrada histórica de  Jesus de Nazaré na nossa pecadora realidade.

Nesse misterioso e humano evento Deus precisou do SIM de uma mulher. Maria, segundo o relato de Lucas, após discernir, colocou-se TODA INTEIRA à disposição do GRANDE REI e do seu REINO. Do Rei e do Reino fez-se ela SERVIDORA FIEL. Em Maria a mulher recebe de Deus tal dignidade que faz a humanidade rever sua forma de relacionar com a mulher. Antes tida como a “pecadora” a partir de Eva, em Maria passa a ser a colaboradora de Deus na redenção da humanidade.

MULHERES são também hoje as que fazem a história atual ser escrita com mais leveza e ternura.  Aqui deixo minha fraterna saudação às nossas queridas Irmãs: Maria José, Bernadete, Fátima, Aline e Maria de Nazaré.

Nesta manhã, ainda tão cedo, já me coloquei em oração por cada uma delas. Elas, mesmo sendo um grupo tão pequeno, faz uma grande missão para o povo de Deus e para a Igreja. Deo Gratias! Na celebração eucarística que termos logo mais, cada uma delas estará bem presente em nossa prece e em nossos corações de irmãos.
MARIA, MÃE DA PALAVRA VIVA, ROGAI A DEUS POR NÓS! AMÉM!

terça-feira, 23 de março de 2010

PIZZA SOLIDÁRIA!

No próximo dia 27, sábado a noite, o Restaurante La Fiamma, bem conhecido aqui em Santa Cruz do Sul, vai ter uma atitude solidária. Leia no cartaz de divulgação hospedado com esta notícia. Agradecemos ao Sr. GUSTAVO ANGELLIS, dono do restaurante, pelo gesto solidário com nossa Instituição. Convidamos os amigos de nossa missão social em Santa Cruz do Sul a chegar até esta pizzaria e assim colaborar com este gesto fraterno. Sou testemunha que a pizza do La Fiamma tem as mesmas características de uma boa pizza servida na Itália. Vá e depois confirme isso comigo. Votos de bela noite no La Fiamma e obrigado pelo apoio!

segunda-feira, 22 de março de 2010

DESERTO FÉRTIL E ESTÁGIO PROBATÓRIO - 2010

NEWTON OLIVEIRA COSTA, iniciou seu tempo de Deserto Fértil na última segunda-feira, sob a proteção de São José. Na santa missa, às 20h30m, juntamente com os jovens colombianos ALEX GUILLERMO BOBADILLA e EDISON ANDRADE MARINES, iniciou seu caminho espiritual mais profundo para construir uma intimidade maior com o JESUS MESTRE DA PALAVRA. Na foto acima está o Newton formalizando seu pedido de entrada nesta importante e determinante etapa de formação para a Vida Consagrada. Desejamos ao Newton, ao Alex e ao Edison, muitas bênçãos neste processo formativo.
Aqui está o cartaz do Newton. Conforme tradição da Fraternidade, o neo-Noviço escolhe um texto do evangelho de Lucas para ser a bússola de sua espiritualidade. Ele, sendo do Norte do Brasil, escolheu a vitória régia como flor símbolo.
Alex, Edison, Pe. Cyzo e Newton

FOTOS DE ANIVERSÁRIO DE 52 ANOS
O momento da torta
Gente muito bonita apareceu
Os Lázaros se alegraram com saboroso 
churrasco assado pelo Sr. Enio Frozza
Mãe e filho também se divertiram
Até as comadres se divertiram
O bom jovem alemão se soltou e se divertiu
O jovem tocador se esmerou e alegrou o evento
Hoje o lindo TALES está de aniversário. 
Mas ontem ele já foi muito cumprimentado e paparicado. A ele e a seus pais (Valdecir e Cristina) nossos cumprimentos e preces.

domingo, 21 de março de 2010

Fraterno João Martins,fpm

Vai abaixo o texto que compartilhei na Santa Missa hoje na Capela da Palavra sobre as VIRTUDES do nosso Fr. João Martins,fpm. As fotos também registram o momento da pequena procissão ao seu túmulo, onde rezamos e onde também confiamos a Deus, por intermédio do nosso querido Fraterno nossas preocupações e esperanças.


FR. JOÃO MARTINS: Um testemunho de virtudes cristãs e fraternas
a serem vividas em nossas vidas, enquanto peregrinos neste mundo – II –
O que é ser santo nos tempos atuais? Com certeza mudou o enfoque da Igreja para a dimensão da santidade. Pela maioria das imagens se sabe como era vista e aceita a santidade nos 20 séculos do cristianismo: santos com a cabeça inclinada para um lado, olhar de absoluta pureza e mãos em forma de beatice. Esta imagem já não significa muito para o mundo de hoje e a própria Igreja aceita outra forma de santidade. Numa das Jornadas Mundiais da Juventude o Papa João Paulo II disse mais ou menos o seguinte para milhares de jovens fisicamente bem próximos dele: “OS SANTOS DO MUNDO DE HOJE VESTEM JEANS, OUVEM MÚSICA, PRATICAM ESPORTE, TOMAM COCA-COLA E RIEM MUITO”.
Pronto, foi dada a partida para que se aceite os santos dos tempos atuais por um grande Pontífice.
O querido Fraterno João Martins, como jovem, teve como marca número um para a santidade a alegria natural, que vinha de um coração sincero e fiel a Deus e com grande amor à Igreja. Ele foi sim um jovem santo à moda dos santos nos tempos de hoje. Como jovem, viveu o que há de bonito para a juventude que é ser cativante, alegre, fazedor de amizades, descomplicado, natural e aberto às diversas realidades apresentadas pela vida. Jamais alimentou qualquer espécie de preconceito e sabia ser discreto naquilo que num primeiro momento não compreendia ou lhe parecia estranho. Como jovem soube ser solidário, sendo fiel apóstolo naquilo que a ele foi confiado na pastoral de periferia na cidade de Santa Maria, no RS. Seu desejo era ser padre para ser enviado a uma realidade de missão junto aos mais pobres e sofredores. Para isso iria concluir a teologia no ano de sua páscoa. Vivia o presente com toda a intensidade e não jogava para amanhã o que era para ser feito e vivido no hoje de sua vida.

Não é tão difícil encontrarmos jovens nos tempos atuais com muitas virtudes. No geral os jovens são bons, pacíficos, abertos ao transcendente e buscadores de horizontes maiores. Muitos jovens vivem uma bela página do evangelho mesmo fora do ambiente eclesial e caso a Igreja os alcançassem eles seriam uma força testemunhal pública para outros jovens. Nosso Fraterno João Martins viveu parte de sua juventude não dentro da Igreja, mas no ambiente familiar, no trabalho, com os seus amigos. Após sua adolescência entrou na vida da Igreja trazendo em seu espírito valores e virtudes que apenas foram melhores testemunhados no ambiente cristão organizado. Ele não se tornou melhor por ter entrado na Igreja. Ele já era bom ao entrar na Igreja. A Igreja ajudou que ele pudesse perceber melhor que ele era diferente, que era portador de valores profundamente evangélicos. Nos anos de sua formação para a Vida Consagrada ele ia mergulhando aos poucos na espiritualidade, na reflexão e assimilação bíblica, na fraternização com todas as pessoas com quem estava próximo. Deus ocupava cada vez mais um lugar de centralidade na sua vida. Sofria muito quando via que pessoas usavam as coisas de Deus para benefícios próprios e via nisso uma espécie de pobreza interior. Percebia sofridamente que a Igreja, pela sua própria missão, deveria estar a serviço dos pobres e dos que sofrem. Achava que a maior parte das pessoas da Igreja tinha as costas viradas aos jovens e isso ele não podia compreender. Como não trazer para o coração da Igreja aqueles que amanhã deverão conduzir a Igreja na sua missão pastoral? Com essa e outras interrogações, o Fraterno João Martins adotou como lema de sua espiritualidade duas expressões fortes do evangelho de Lucas: CORAGEM E ANÚNCIO: “Não tenhais medo. Ide e anunciai!” (Lucas 2,10; 9,60).

Hoje, nesta data, 21 de março de 2010, nesta celebração em sua memória, devemos contemplar com os olhos do coração as virtudes desse nosso fraterno: alegria, disponibilidade, simplicidade, amizade, coragem, pureza, paz, vida de oração,      serenidade, companheirismo, fidelidade aos seus princípios, amor incondicional a Deus e zelo apostólico para com os jovens e os pobres.   

Hoje, mais de três anos após sua páscoa, o recordamos com muito carinho e apreço fraterno. Ele, na dimensão espiritual é uma luz diante da Grande Luz que é Deus. Nessa condição ele pode ser nosso intercessor e apresentar ao Bom Deus nossos pedidos e nossas esperanças. Como cristãos sabemos da comunidade viva espiritual que chamamos de Comunhão dos Santos. Que o Fraterno João Martins, seja nosso aliado junto ao Trono do Cordeiro. Amém! Pe. Cyzo Assis Lima,fpm

ANIVERSÁRIO DE 52 PRIMAVERAS!

     

Obrigado por todo o carinho e fraternura! Ontem a noite eu vi com a Comunidade Fraterna aqui do Vale de Nazaré o filme TOMATES VERDES FRITOS. Já o vi várias vezes. Mas sempre que o vejo novamente, é como se fosse a primeira vez, pela intensidade de vida que o filme passa. Três coisas estão ditas no filme que escrevo aqui como uma confirmação exata com os meus 52 anos de existência:

1. "A VIDA TEM UM JEITO PRÓPRIO DE RESOLVER AS COISAS"
2. "UM CORAÇÃO PARTIDO NÃO BATE MAIS DO MESMO JEITO"
3. "O MELHOR DA VIDA É TER AMIGOS. VERDADEIROS AMIGOS"

Cada uma destas dimensões acima eu as vivi intensamente em minha vida e confirmo o que é dito. Cada uma delas estão também na Escritura Sagrada e o próprio Senhor Jesus disse sobre elas de um outro jeito. Hoje com 52 anos, me sinto melhor e  mais pleno que quando tinha 40 anos. 

Inda bem que a vida tem essa forma de ir nos ajudando a caminhar para uma espécie de esvaziamento, simplificação e de plenificação. Eu jamais seria o que sou (sou humano e feliz) sem os tantos irmãos e irmãs, amigos e amigas de perto e de longe. Obrigado a vocês que apesar de meus pecados e meu limites me amam. Eu também vos amo, mesmo quando parece ser o contrário.

Agora preciso falar de uma grande mulher que no seu tempo procurou enxergar horizontes maiores. Ela ensinou a não ficarmos só no espaço do terreiro. Teresa de Ávila, segundo a maioria de seus biógrafos, só começou mesmo a ser a mulher forte e segura de si mesma ao completar 52 anos. A partir daí a espanha ficou muito pequena para ela. Eu não pretendo copiar nada da missão de Teresa de Jesus, até porque em missão não se deve copiar, mas deixar o Espírito do Senhor atuar a partir de novas forças e métodos. Mas peço a Deus que me dê a coragem, a vivacidade, a capacidade orante, o espírito crítico e equilibrado de Teresa. Há isso eu preciso ainda, muito e muito nos meus 52 anos. Vocês podem me ajudar nisso?

Hoje no final da tarde colocarei fotos da abertura do Deserto do Newton Oliveira Costa, realizado na última sexta-feira. Foi um momento de Graça. Colocarei também um modesto artigo a ser partilhado em seguida na Santa Missa sobre as VIRTUDES do nosso querido e saudoso Fraterno João Martins,fpm. Também fotos deste dia de aniversário, pois mais de 30 amigos almoçarão aqui no Vale de Nazaré. Agora o amigo Enio Frozza assa um churrasco aqui. Mesmo que eu não coma carne, mas me alegra o encontro, a partilha e o bem estar dos amigos. Por tudo; DEO GRATIAS! BOM DOMINGO!

sábado, 20 de março de 2010

LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA

PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "AGUA MORNA" – 11



V Domingo da Quaresma – 21.03.2010
1ª Leitura Isaías 43, 12-21; - Salmo 125/126 
2ª Leitura Filipenses 3, 8-14;
Evangelho: João 8, 1-11; 

Na primeira leitura a gente recupera certo senso na vida. Tem gente que não vive no presente. É o tipo que diz 15 vezes por dia: “Mas no meu tempo não era assim”. – Vive com a mente e as emoções presas no passado. O profeta é claro e diz o que Deus pede:

“Não vos lembreis das coisas do passado
e nem exaltareis as antigas” - V 18.

Uma coisa é guardar a memória e outra é viver só se “alimentando” das coisas que já passaram.  Olhar para frente, seguir adiante, avançar, ganhar novas estradas, é o que nos desafia o Espírito sempre. A mulher de Ló não sabia olhar pra frente. Muita gente hoje também não sabe estando sempre “amarrada” nos marasmos do passado. De tanto olhar para trás a mulher de Ló virou uma estátua de sal. Viver com a mente em coisas velhas, antigas, torna-se petrificado. Muita coisa do passado já não tem mais força nenhuma e por isso nada mais poderá mover.

Vejamos a poesia ecológica dos versículos 20 e 21, onde as criaturas (animais e humanas) serão socorridas pelo Deus da vida. O texto diz que os animais glorificarão ao criador. Fico a pensar: Quando os humanos irão libertar-se de uma idéia genocida em relação aos animais? Se soubéssemos que os animais são os seres mais indefesos dentre as criaturas. Como podem matar pacíficos filhotes de focas apenas para transformar a pele em casados para ricos?

O processo de matança de uma vaca, um cavalo, uma ovelha, uma galinha, é o mais aterrorizante possível nas “máquinas modernas” de flagelamento e cruel matança dos bichos. Quando vamos atualizar em nós o que a escritura tão bem deixa claro de que somos irmãos e irmãs das outras criaturas?

Na segunda leitura, para Paulo:
- Tudo é perda;
- Cristo é TUDO!
- Pode-se perder as coisas;
- A Cristo jamais!
- A lei mosaica é apenas passado;
- Cristo sempre será presente;
- A lei do mundo leva a morte;
- O amor e a comunhão em Cristo leva à vida nova;
- Pode-se ainda ser imperfeito;
- Mas é preciso buscar sempre a perfeição em Cristo;
- Esquecer o passado que não liberta mais (lembra de Isaías?);
- Ter à frente um ALVO, um FOCO. EM TUDO JESUS CRISTO!

­
No evangelho temos esta incrível sentença de vida para quem estava há poucos minutos de frente para a morte. A frase de Jesus:

“EU NÃO TE CONDENO. VAI E TENHAS PAZ!”

Uma prostituta à beira da morte pública, recebe do Senhor tamanha grandeza: “EU NÃO TE CONDENO”. Quem de nós que nos imaginamos santos e justos mereceria receber diretamente do Senhor tal sentença de amor e perdão?

Meu Deus! Nesses tempos de tantas rezas, procissões, romarias, missas midiáticas, “curas” em nome de Jesus, musicais e musicais de “louvor”, programas “falando das maravilhas do Senhor”, etc, etc, onde estão as “prostitutas” reabilitadas? Quase não se escuta sobre a libertação dos pecadores, a cura das enfermidades e o perdão dos condenados? Onde está a fé que acolhe - muitas igrejas católicas romanas estão ficando esvaziadas – converte, anima  e envia em paz?

Ajuda-me Senhor e não fazer de tua Palavra um “jeitinho” para que meus pecados fiquem e continuem acobertados. Dá-me a Graça que deste a mulher pecadora em receber do teu amor o perdão e a paz. Amém!

sexta-feira, 19 de março de 2010

HUMILDADE!


“O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras

Olha mais o amor com que são feitas”

Teresa de Jesus – (De Ávila)



quinta-feira, 18 de março de 2010

A Palavra amada em família!


Chama-me a atenção esta mãe da foto, lendo a Palavra de Deus. Imagina-se que isso se dá alguns minutos antes de dormir. Falta a presença do pai, que certamente ainda não chegou do trabalho. Ou? As 4 crianças parecem participar do ambiente de reverência à Palavra de Deus. 

Pena que hoje a TV, o vídeo game, a internete e tantas outras distrações consumistas, roubam este ESPÍRITO das famílias. Caso mais famílias e mais crianças ouvissem cada dia um pedacinho da Palavra de Deus, certamente os presídios seriam menos lotados, a violência seria menos, as tantas infelicidades humanas seriam menos. Pois a Palavra de Deus é LUZ e direção certa a um PONTO MAIS ALTO na vida. Que Deus o abençoe hoje e amanhã. Amém!

Atualizar

Atualizar...

quarta-feira, 17 de março de 2010

O DESERTO é necessário!



O Deserto é biblicamente o lugar onde Jesus enfrentou as forças
destrutivas e diabólicas. Viver o Tempo  Quaresmal sem uma sintonia
espiritual com o deserto, é como empobrecer a Quaresma no plano
espiritual. Deixo aqui algumas realidades típicas do deserto e que
aplicando-as no plano pessoal, podemos nos enriquecer mais e melhor
espiritualmente:

- Deserto é lugar de solidão
  Solidão pode ser terapêutica;
- Deserto é lugar de alto risco de morte;
  Precisamos muitas vezes aprender a “morrer”;
- Deserto é lugar de insegurança;
  Precisamos de vez em quando checar nossas frágeis “seguranças”;
- Deserto é lugar de sede;
  Sentir “sede” do infinito e do amor maior faz bem a alma;
- Deserto é lugar de silêncio total;
  Precisamos afastar do barulho e das tantas distrações
 que empobrecem a alma;
- Deserto é lugar do mínimo e do pouco;
  Precisamos de jejum, de renúncias, de desapegos
 e de liberdade interior;
- Deserto é onde nos sentimos pequenos e limitados;
  Faz bem a nós mesmos sermos humildes e
 necessitados da força de Deus;
- Deserto é lugar de cansaço, de calor, de poeira,
  de vento quente, de desconforto;
  Precisamos compreender que somos peregrinos e nada mais;
- Deserto é lugar de confronto com o desconhecido;
  Abrir-se a horizontes maiores e mais profundos
 nos fazem melhores e maiores;
- Deserto é lugar onde sempre se pode se perder e se desorientar;
  É importante cuidarmos cada dia da “bússola”
  que nos orienta para o porto seguro,
  onde de fato seremos amparados;

segunda-feira, 15 de março de 2010

Gente jovem na Fraternidade!

Dia 11 último chegou vindo da Alemanha o jovem Benedickt Schfägen, 20 anos. Ele veio trazendo no ombro o seu violão e muito entusiasmo no coração, para aqui, missionariamente servir as crianças e adolescentes pobres nos próximos meses. Já está atuando no Projeto Crescer Sempre e reside junto à Comunidade Fraterna na Casa Nazaré. Desejamos ao Benni muitas alegrias e bênçãos na sua experiência junto aos mais pobres aqui em Santa Cruz do Sul. É claro que o mundo, com suas tantas e inexplicáveis enfermidades, produz muita gente ruim e que só pensa em si mesmas. Mas esse mesmo mundo, também gera pessoas do bem e para o bem. Lamentavelmente a mídia divulga em  maior intensidade as obras dos maus. 

Também no dia 11, chegou para caminhar na formação da Fraternidade o jovem EDISON ANDRADE MARINES, 22 anos, vindo da Colômbia. Ele faz parte da articulação vocacional entre a Fraternidade e pessoas da Igreja da Colômbia. Agradecemos ao Pe. Oscar Rojas (Elias) que nos enviou este jovem vocacionado ao ministério presbiteral. O Edison se ajunta a outros candidatos da Colômbia que estão caminhando na Fraternidade. Desejamos a ele muitas bênçãos na sua vocação e que faça na Fraternidade uma bela caminhada na formação.

Benni - Deutschland

Edison - Colômbia

domingo, 14 de março de 2010

LITURGIA E VIDA REINOCÊNTRICA!

PARA UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO SEJA APENAS "AGUA MORNA" - 10
Hoje apenas comentarei a parábola do Pai Misericordioso, focando na atitude dos dois irmãos. Este texto nos dá a máxima lição do amor de Deus pelos pecadores de todos os tempos. Apresenta-nos de forma tão linda e clara o rosto amoroso de Deus. Tanto já se falou sobre este texto e que sempre de novo se descobre mais e mais o amor de Deus. Jesus devia saber a razão bem concreta por contar esta “história” tão humana e ao mesmo tempo tão divina.
O comportamento humano do filho mais novo:
- Quer desfrutar a vida à moda do consumo sem limites;
- Quer aventuras: festas, sexo, bebedeiras, emoções, etc.;
- Gasta muito dinheiro para realizar seus humanos desejos;
- Não lhe interessa mais o convívio com seu pai e seu irmão;
- Decide viver a partir de si mesmo. Ele mesmo se basta, não precisa dos seus;
- Vai ao estrangeiro: busca aventuras fortes e o desconhecido;
- Torna-se orgulhoso, é filho menor e quer ser o maior: sair de casa;
- Gasta tudo o que recebeu sem critério e discernimento;
- Corta a comunicação com seu velho pai e nunca manda notícias;
- Empobrece e começa a saborear a amargura da pobreza humana;
- Cai em absoluta miséria;
- Fica sem amigos e começa a ter saudades do seu pai.
O comportamento humano do filho mais velho:
- É trabalhador e está junto com o pai;
- Não sabe o que é ser filho de fato.
  É apenas um cumpridor de tarefas e não um amoroso filho; Nunca experimentou confiança;
- É muito obediente e só cuida dos interesses familiares;
- É zeloso, mantém o rebanho gordo e zelado;
- Não tem desejos de aventuras e consumo;
- Não importa a ele a decisão do irmão mais novo.
  Não se envolve afetivamente com o seu próprio irmão; Ele também basta a si mesmo;
- Ele é frio e incapaz de perdoar. Acha-se certinho e perfeito;
- Não reconhece o próprio irmão: “Esse teu filho”;
O comportamento humano do velho pai:
- Sofre com a saída do filho mais novo; Sabe que o filho vai sofrer muito;
- Realiza o difícil pedido desse filho: dar a herança ainda vivo;
- Todos os dias pensa com o coração e o corpo no filho: Olha se ele voltará;
- Tenta ajudar o filho mais velho compreender que ele tem um irmão;
- Acolhe no amor, sem reclamação nenhuma o filho miserável que retorna;
- Rompe costumes culturais e vai ao encontro do filho sujo e pecador.
  No oriente são os filhos quem devem dirigir-se aos pais e não o contrário;
- Decide celebrar a volta do filho. Organiza uma festa: Celebrar a vida!
- Tenta introduzir o filho mais velho na alegria do filho mais novo;
- Inseri o filho pecador novamente no coração da família: Dá a ele a veste nova.
- Não renega o filho mãos velho, mesmo sabendo que é um filho mau;
Alguns aspectos espirituais e teologais desse drama familiar:
- Sempre vamos encontrar pessoas irredutíveis e incapazes de perdoar ao próximo;
- Os “perfeitos” são na maioria das vezes hipócritas e doentios psicologicamente;
- O filho mais novo, quando em absoluta miséria, retoma a relação com o pai. Apesar de sua miséria, não 
  corta a comunicação com a fonte da vida dele: o Pai! O sofrimento muitas vezes nos ajuda a retomarmos o 
  elo divino que rompemos com nosso orgulho e pecado;
- O filho mais velho não sabe amar o irmão mais novo por não saber amar também o próprio pai. Quem não ama o pai, como amar os irmãos? Esse é o dilema da atual cultura: Quando se nega a Deus, nega-se as suas criaturas e seus filhos e filhas. Não tendo amor pelo pai não se poderá amar o que é mais importante para o pai: A família humana;
- O pai quer ir mais que ir mais longe que a dinâmica da justiça. O filho mais novo de fato nada   
  mais merece, mas a misericórdia, o amor o alcança, e isso basta para o pai. Mas Deus é um eterno 
  buscador dos filhos e filhas perdidos. Como é para nós  a imagem do “nosso” Deus? Ele busca os 
  perdidos?
 O que Jesus destaca é a GRAÇA de Deus que é maior que nossos pobres critérios humanos. Quando não 
 vamos ao encontro dos caídos, dos perdidos, dos pecadores, estamos indo contra o AMOR QUE VEM 
 DO CORAÇÃO DE DEUS.
- BOM DOMINGO!